Enfermeira Isabel Silva
Enfermeira Isabel Silva
26 Set, 2017 - 15:55

O perigo de dar beijinhos a recém-nascidos

Enfermeira Isabel Silva

É verdade que os bebés são irresistíveis e a vontade de os encher de beijos é imensa. Apesar de ser uma forma de demonstração de amor, o perigo de dar beijinhos a recém-nascidos é real.

O perigo de dar beijinhos a recém-nascidos

Os recém-nascidos são a coisa mais fofa do mundo. Têm umas bochechas rechonchudas e uma pele tão suave que apetece encher de beijos. No entanto, é preciso ter cuidado. O perigo de dar beijinhos a recém-nascidos é real.

Existem algumas doenças escondidas num simples beijo, que podem ser muito facilmente transmitidas. Um beijo no rosto é o suficiente para a contaminação.

Este simples gesto de amor, pode ser o início de problemas de saúde graves que podem afetar o seu bebé. Este risco é particularmente grande nos recém-nascidos (até aos 28 dias de vida).

SISTEMA IMUNITÁRIO DO RECÉM-NASCIDO

O desenvolvimento do sistema imunitário do bebé tem início no segundo trimestre da gravidez. O sistema imunitário continua a desenvolver-se até ao final da adolescência.

Durante a gestação, o bebé vive num meio estéril e isolado do mundo exterior. No útero materno adquire defesas que serão fundamentais durante as suas primeiras semanas de vida, para que se mantenha protegido de infeções.

Quando nasce, o bebé possui alguns anticorpos que recebeu da mãe através da placenta. Esta imunidade natural faz com que o bebé seja imune a algumas doenças. No entanto, o seu sistema imunitário ainda é imaturo e, por isso, muito sustetível a infeções provocadas por vários tipos de microorganismos. Estes microorganismos podem provocar infeções e danos muito graves na sua saúde e até mesmo a morte.

O PERIGO DE DAR BEIJINHOS A RECÉM-NASCIDOS: O VÍRUS DO HERPES

o perigo de dar beijinhos a recem nascidos e virus da herpes

A infeção provocada pelo vírus do herpes não tem cura. Uma vez que o organismo seja infetado, este manifesta-se através de feridas como aftas ou bolhas cheias de líquido. Ainda que não hajam sintomas vísiveis, o vírus permanece nos gânglios num estado latente, continuando potencialmente contagioso.

Esta característica do vírus torna-o fácil de infetar outra pessoa através dum beijo ou toque. Quando se fala do recém-nascido, o sistema imunitário ainda imaturo, facilita a contágio e a progressão da infeção.

A infeção provocada pelo vírus pode afetar apenas a pele, olhos e boca ou, em casos mais graves, pode disseminar-se através da corrente sanguínea infetando os pulmões, fígado e cérebro. Esta forma mais grave pode não ser evidente até aos 2 ou 3 anos de idade.

SINTOMAS

sintomas virus herpes

Os sintomas mais comuns da infeção pelo vírus do herpes são:

  • Comichão na zona infetada;
  • Bolhas cheias de líquido;
  • Irritabilidade;
  • Perda de apetite;
  • Oscilações da temperatura;
  • Convulsões (se atingir o cérebro);
  • Inflamação do fígado (se atingir o fígado);
  • Dificuldades respiratórias (se atingir os pulmões).

O perigo de dar beijinhos a recém-nascidos prende-se pelo fato do beijo ser a principal forma de contágio do vírus. Isto deve-se ao contacto da pele ou mucosas do bebé com pele ou secreções de um indivíduo afetado, como sangue ou saliva.

ALGUMAS DICAS PARA PROTEGER O RECÉM-NASCIDO

dicas para proteger o recem nascido

Proteger o seu bebé é essencial, por isso, aqui ficam algumas dicas que vão fazê-la ficar mais descansada:

  • Sempre que receba visitas, esta devem sempre lavar e desinfetar as mãos antes de tocar ou pegar no bebé ao colo;
  • Não permita que as visitas ou outras pessoas beijem a cara e as mãos do bebé;
  • Mantenha a pele do bebé hidratada e protegida, de forma a evitar lesões que sirvam de entrada para microorganismos;
  • Os utensílios do bebé, como biberões ou talheres devem ser devidamente higienizados;
  • Os utensílios de alimentação do bebé não devem ser misturados com os utensílios da família, pelo menos durante os primeiros dias de vida;
  • Cumpra o Plano Nacional de Vacinação.

O perigo de dar beijinhos a recém-nascidos é mais do que mania das mães, que não devem deixar qualquer pessoa tocar no seu bebé. É um perigo real e que pode facilmente provocar sérios danos para a saúde do bebé. Proteja o seu bebé!

Veja também: