Isabel Coimbra
Isabel Coimbra
20 Fev, 2019 - 18:09

Como dar banho a um recém-nascido

Isabel Coimbra

Saiba como como dar banho a um recém-nascido com a ajuda do nosso guia para cuidados do bebé. Descubra os produtos adequados e os passos que não pode falhar.

Como dar banho a um recém-nascido

Saber como dar banho a um recém-nascido pode ser motivo de alguma ansiedade, no entanto, a tarefa é mais simples do que à partida pode supor. Como em quase tudo, também na educação e cuidado de bebés e crianças,  a confiança é muito importante e esta só vem de um lugar: informação.

Quando começar a dar banho a um recém-nascido?

como dar banho a um recem nascido na banheira

Este é um momento que deve ser tranquilo para o bebé e para os pais, por isso, procure criar 0 ambiente um propício ao relaxamento. O bebé percebe o seu estado de espírito, portanto, se o pai ou a mãe estiverem agitados, é possível que o bebé também fique.

Procure relaxar antes do banho, baixe as luzes da divisão, coloque uma música calma (com o volume baixo) e aqueça o espaço.  que o faz regressar ao conforto da barriga da mãe.

Quando é que o recém-nascido pode tomar banho?

Os bebés nascem cobertos por uma substância esbranquiçada, a vernix caseosa. Trata-se de uma camada de gordura, produzida pelas glândulas sebáceas do recém-nascido, que o protege do ambiente húmido do útero. Durante o trabalho de parto, esta capa protetora é essencial porque funciona como lubrificante, facilitando a descida pelo canal de parto.

Adiar o primeiro banho para manter a vernix caseosa tem muitos benefícios, designadamente:

  • Mantém a pele protegida;
  • Mantém a pele hidratada;
  • Reduz o risco de infeções;
  • Regula a temperatura corporal.

Quando decidir dar o primeiro banho, este e os seguintes devem ser rápidos, com uma duração inferior a cinco minutos. Quanto ao melhor horário, só os pais saberão qual é o melhor momento para dar banho ao recém-nascido, mas fazê-lo antes de deitar pode ajudar a relaxar o bebé – tenha apenas o cuidado de o fazer antes da refeição.

Como dar banho a um recém-nascido: o que vai precisar


Dar banho a um bebé, principalmente, para pais de primeira viagem, pode ser desafiante, sendo esta a tarefa que os pais confessam mais temer. Não é caso para tanto!

Temos um segredo para partilhar: a natureza é sábia e os bebés nascem à prova de pais. Para além disso, atualmente, existem muitos produtos que ajudam as famílias neste momento, como banheiras e toalhas adaptadas.

Banheira

A banheira Shantala foi pensada para recriar o ambiente uterino,  proporcionando ao bebé uma experiência muito relaxante. É importante frisar que o seu bebé tem memória e está habituado ao meio aquático, num ambiente protegido, aquecido e escurecido.

No momento do banho, o que o recém-nascido encontra é um ambiente luminoso, pouco aquecido sendo colocado numa posição a que não está acostumado (posição fetal). Isto desencadeia várias reacções no bebé: chora, enrijece os bracos e as pernas, movimentos que levam a contracções e descontracções do intestino, que, após o banho, podem provocar as temidas cólicas.

A banheira Shantala, por ser mais pequena, impede que a água arrefeça tão rapidamente. O bebé é colocado na posição fetal e, assim, sente-se num ambiente familiar, aquecido, protegido e relaxado. Dar banho ao recém-nascido neste tipo de banheiras (há várias no mercado, com diferentes preços), tem muitos benefícios, nomeadamente:

  • Fica mais calmo;
  • Diminui a agitação em contacto com a água;
  • Ativa a circulação sanguínea;
  • Diminui as crises de cólicas;
  • Dorme melhor;
  • Ajuda a eliminar as toxinas do organismo;
  • Estimula o desenvolvimento do sistema nervoso.

Produtos de higiene

recem nascido produtos

Com tanta oferta no mercado, pode ser difícil escolher os produtos de higiene mais adequados para o seu bebé. Atualmente, a maioria dos produtos já acautelam alguns cuidados na sua formulação, garantindo que não são agressivos para a sensível e desprotegida pele do bebé.

Ainda assim, não é demais lembrar que os produtos para o banho do recém-nascido não podem ter na sua composição parabenos, álcool ou perfume. Já os produtos hidratantes devem ser cremes emolientes ou óleos vegetais prensados a frio.

Outros produtos para o banho

como dar banho a um recem nascido avental banho

Além da banheira e dos produtos de higiene, para o banho do recém-nascido, vai precisar de álcool 70º e compressas para limpar o cordão umbilical, e, pelo menos para os primeiros tempos, um termómetro para o banho para assegurar que a água está na temperatura ideal, entre 35 e 37,5ºC.

Também será necessária uma toalha, grande o suficiente para aconchegar o bebé e prática para facilitar os movimentos do cuidador. Uma toalha avental é exatamente o que precisa. E um pente, a não esquecer.

Como dar banho a um recém-nascido: o passo-a-passo

como dar banho a um recem nascido passo a passo

Para que tudo corra dentro da normalidade e sem grande ansiedade, siga estes passos para saber como dar banho a um recém-nascido de forma tranquila:

  • Tenha todo o material necessário junto da banheira para que o processo seja o mais rápido possível;
  • Baixe as luzes para imitar o ambiente uterino;
  • Tenha o espaço aquecido para que o bebé não sinta as diferenças de temperatura;
  • Coloque a banheira num local seguro mas que seja confortável para as suas costas;
  • Comece por colocar água fria na banheira à qual deve acrescentar água quente até que atinja a temperatura certa;
  • Atenção: basta encher a banheira Shantala até meio – se o bebé não ficar com água a cobrir os ombros, acrescente depois;
  • Mesmo numa banheira Shantala, jamais deixe o bebé sozinho na banheira;
  • Sente o bebé no balde, com as pernas e os braços encolhidos e dobrados, a água deve estar ao nível dos ombros;
  • Limpe os olhos, as orelhas e o rosto do bebé com a água;
  • Com um pouco de champô lave a cabeça do bebé e enxague;
  • O produto que fica na água é suficiente para lavar o resto do corpo, garantindo que não elimina a camada protetora da pele;
  • Lave as partes íntimas no fim, tendo o cuidado de, no caso das meninas, lavar na direção da vagina para o anus e, no caso dos rapazes, levante o pénis para lavar assim como deve lavar por baixo dos testículos – não force nem tente puxar para trás a pele do prepúcio;
  • Tenha o cuidado de falar e sorrir para o bebé para que ele se sinta tranquilo e protegido;
  • Retire o bebé da banheira, pegando-o pelas axilas, embrulhe-o rapidamente na toalha e seque-o com movimentos suaves;
  • Não esqueça nenhuma das dobrinhas nem do espaço entre os dedos dos pés do recém-nascido.

Está na hora de hidratar

Após o banho, deve aplicar um creme ou óleo hidratante adequado para a pele do bebé para repor a camada protetora e manter o pele hidratada. Espalhe primeiro o creme nas mãos e aplique-o com movimentos da massagem Shantala para um relaxamento extra do bebé.

Outros cuidados importantes após o banho do recém-nascido

Além do banho e da hidratação, há cuidados importantes que deve ter com a limpeza do nariz, dos ouvidos e, especialmente, do cordão umbilical. Quanto às unhas, nos primeiros dias, use apenas uma lima para aparar as arestas, evitando, assim que o bebé se magoe.

Limpeza do nariz

A limpeza regular do nariz é muito importante para evitar a acumulação de secreções que podem deixar o bebé muito obstruído. O soro fisiológico ajuda a liquidificar as secreções, prevenindo outras medidas mais agressivas, como medicação.

Se, ainda assim, o seu bebé ficar muito obstruído, um fisioterapeuta especialista em cinesioterapia respiratória pediátrica pode ajudar.

Limpeza dos ouvidos

A cera é uma secreção natural do organismo, essencial para lubrificar e proteger o canal do ouvido externo, já que impede as as impurezas de penetrar no tímpano. Limpe apenas a parte externa do ouvido com a ajuda um lenço de papel para assim absorver a água sem remover a cera.

Limpeza do umbigo

Atualmente, a recomendação é que não se utilize álcool (70º) para fazer a limpeza do cordão umbilical, usando apenas compressas secas para o efeito. Contudo, esta é uma zona que tem tendência para muito rapidamente humedecer, podendo provocar infecção – num bebé tão pequeno, se sentir cheiro a peixe podre na zona do cordão umbilical, deve ir imediatamente às urgências.

A forma de garantir que o cordão está bem limpo e seco, é recorrendo ao álcool, no entanto, confirme com o pediatra. O cordão umbilical pode demorar até 15 dias a cair. Tenha ainda estes cuidados:

  • Lave as mãos antes e depois de limpar;
  • Não use faixas ou pensos fechados;
  • Mantenha o cordão limpo e seco;
  • Mantenha o cordão fora da fralda;

Veja também: