O cordão umbilical é uma estrutura que liga o feto à placenta.
É uma espécie de via de comunicação entre o bebé e a mãe que, durante a gravidez, tem como função a nutrição e a oxigenação do sangue.
Após o parto o bebé é separado da mãe através do corte do cordão umbilical e o laço que os unia fisicamente termina. Ao que resta deste cordão, que permanece junto do abdómen do bebé até cair espontaneamente entre o 7º e o 15º dia, chama-se coto umbilical.
Vigilância redobrada
Cuidar do coto umbilical é, muitas vezes, motivo de ansiedade para os pais, quer pelo seu aspeto, consistência e por receio de magoar o bebé. No entanto, não há motivo para ter receio de mexer no cordão, pois não causa qualquer dor ou desconforto ao bebé.
Ainda assim, durante o processo de queda do coto umbilical e até estar concluída a cicatrização (aproximadamente dez dias após a queda), vão ser necessários cuidados de higiene e vigilância apropriados, uma vez que esta zona é uma fonte de infeções.
Cuidados a ter com o cordão umbilical

Os cuidados ao coto umbilical são simples e dependem de aspetos básicos como uma higiene correta das mãos de quem cuida do bebé e a observação contínua da pele ao redor do coto. Siga estes 8 gestos para proteger o cordão umbilical do seu bebé:
1. Lave sempre as mãos antes de cuidar do umbigo do bebé e depois da troca de fralda;
Quando procurar ajuda médica
O cuidado com o cordão umbilical não oferece grandes dificuldades, mas a negligência da sua higiene e limpeza pode originar complicações muito graves para o bebé.
Vigie cuidadosamente o estado do coto e verifique se este apresenta secreções purulentas, mau odor, edema, vermelhidão ou sangue. Se observar algum destes sinais, consulte o pediatra do seu filho ou peça apoio através da linha de saúde 24 (808 24 24 24), pois poderá estar na presença de uma inflamação que deve ser tratada.
Veja também:
- Cuidados a ter com o cordão umbilical
- Cuidados a ter com um recém-nascido
- O meu filho nasceu prematuro: e agora?
- 10 Razões para poupar o bebé recém-nascido de visitas