Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
27 Nov, 2020 - 16:57

Ordem dos Enfermeiros cria plataforma de apoio em saúde mental

Mónica Carvalho

A Ordem dos Enfermeiros criou uma plataforma de apoio em Saúde Mental e Psiquiátrica destinada a enfermeiros e familiares.

Enfermeira com sintomas de burnout

A COVID-19 tem tido um impacto profundo na saúde mental dos portugueses, mas especialmente naqueles que estão na primeira linha de combate. Tendo isto em mente, a Ordem dos Enfermeiros criou uma plataforma que irá funcionar como Centro de Suporte e Apoio de Saúde Mental e Psiquiátrica, no âmbito do projeto “Enfermeiros com mais Saúde Mental”.

A iniciativa vem, assim, dar continuidade à linha de apoio telefónica criada na primeira vaga para os profissionais de saúde.

Na plataforma, os enfermeiros podem pedir apoio através do preenchimento de um formulário, ao que chamam de “pedido de consulta”, colocando dados pessoais e contactos. Em seguida, escolhe-se a forma de atendimento preferencial, que tanto pode ser por telefone ou videochamada; assim como a disponibilidade de horários e tipo de apoio pretendido.

Mediante essa requisição, a situação será reencaminhada a um dos cerca de 30 profissionais que se disponibilizaram para prestar apoio aos colegas, de forma totalmente gratuita.

Do outro lado, estão, então, enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, que detêm conhecimentos técnico-científicos que lhes permitem avaliar e implementar intervenções de âmbito psicoterapêutico, socioterapêutico, psicossocial e psicoeducacional.

No caso de consulta de apoio parental, a ajuda será prestada por enfermeiros especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica, com experiência em contexto de pedopsiquiatria.

Fontes

  1. Ordem dos Enfermeiros: Lançamento da plataforma do Centro de Suporte e Apoio de Saúde Mental e Psiquiátrica. Disponível em: https://www.ordemenfermeiros.pt/noticias/conteudos/lan%C3%A7amento-da-plataforma-do-centro-de-suporte-e-apoio-de-sa%C3%BAde-mental-e-psiqui%C3%A1trica/
Veja também