O melhor Pai do mundo
O melhor Pai do mundo
08 Ago, 2017 - 16:01

Será que o meu namorado vai ser um bom Pai?

O melhor Pai do mundo

Será que o meu namorado vai ser um bom pai? Esta é uma questão pertinente, muitas vezes pensada e colocada em causa e na qual queremos esclarecê-la.

Será que o meu namorado vai ser um bom Pai?

Como é que uma mulher avalia um homem? Bem, não sei ao certo os aspetos mais relevantes, o que é que têm em conta e por que ordem. Uma coisa tenho a certeza, pela cabeça de qualquer mulher está uma dúvida: será que o meu namorado vai ser um bom Pai?

Claro que não há uma definição para bom Pai e depois existem sempre diferentes perspectivas, a da mulher, a do filho ou filha, a da família e das restantes pessoas que rodeiam o casal.

Vou concentrar atenções na fase de pré-papás. O amor está no ar, existe uma sintonia perfeita entre os dois, sabem o que querem para o futuro e querem muito ser Pais. Ela é extremamente carinhosa com as crianças, suspira sempre que vê um bebé e passa horas a ler artigos de mamãs. Ele tem muito jeito para os mais pequenos, adora os sobrinhos e os filhos dos amigos e até tem jeito para pegar nos bebés ao colo.

Esta figuração está muito próxima da vivida pela maioria dos casais que pensa em ter filhos, mas estarão preparados para a aventura das suas vidas?

Eu digo, com alguma experiência vivida, que ter filhos é a prova dos nove de um casal. O trabalho de equipa é mais do que nunca de extrema necessidade. O mundo dos Pais reduz-se a pequenos espaços, principalmente nos primeiros meses e nesse tempo a nossa vida concentra-se de uma forma radical naquele pequeno ser que temos nos braços.

Na preparação para serem Pais, homens e mulheres devem ter consciência que o mundo vai rodar muito menos em torno do seu umbigo. Que aquela saída com os amigos provavelmente vai ter de esperar. Os almoços e os jantares vão passar a ter hora marcada. Definitivamente passa a haver um nós.

Está preparada para largar mão da sua vida atual? Como é que o seu companheiro vai reagir quando tiver de fazer todas as cedências que a paternidade exige?

O instinto maternal e paternal vai crescendo com o tempo, mas tem de existir uma semente. É essa semente que deve procurar naquele que quer que seja o Pai do seu filho.

É o maior desafio das vossas vidas. Para tudo correr bem, é fundamental falarem muito sobre o assunto, alinharem expectativas e definirem o vosso plano de equipa.

Quando a criança estiver nos vossos braços, aí sim começa a aventura que deve ser vivida muito intensamente.

Um texto d’O melhor Pai do Mundo.

Reveja aqui as últimas crónicas d’O melhor Pai do Mundo:

Veja também: