Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
10 Jun, 2020 - 10:05

Mantenha o seu cão ativo: saiba os níveis de atividade dos cães por idade

Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária

Sabe qual o nível de atividade dos cães por idade? Durante a sua vida os cães apresentam maior ou menor atividade, que está dependente de vários fatores.

Nível de atividade dos cachorros por idade: cachorro a brincar

Dependendo da idade, os cães podem ter maior ou menor atividade e estar a par desta situação é importante para perceber se está tudo bem com o seu melhor amigo. Se um cão tiver menor atividade do que o normal, pode, por exemplo, significar que está doente e deve ficar atento. Assim, saber qual o nível de atividade dos cães por idade tem grande importância.

Nível de atividade dos cães por idade

Cachorro de 6 meses
Do nascimento às 2/3 semanas

Os cachorros nascem cegos e surdos, sendo que durante os primeiros quinze dias de vida se guiam pelo olfacto, pois conseguem dessa forma detetar o cheiro da mãe. Por volta dos 10 dias de idade começam a abrir os olhos e também a ouvir.

Até aos quinze de dias de idade pouco se movimentam, sendo que pouco saem do seu ninho, permanecendo sempre junto à mãe. Nesta fase, são totalmente dependentes, sendo que apenas mamam para se alimentarem e necessitam que a cadela os estimule a fazer as necessidades, passando quase todo o dia a dormir, tal como os bebés humanos.

Das 3 às 8 semanas

Nesta idade, começa o período de socialização dos cachorros, sendo este de extrema importância para o seu comportamento e personalidade enquanto adultos.

Com 3 semanas os cachorros começam a sair do seu ninho e começam a explorar o ambiente à sua volta, sendo que nesta altura, e até aos 2 meses, a sua socialização ocorre essencialmente com a mãe e os irmãos, daí a importância de os cachorros ficarem com a ninhada até aos 2 meses de idade. Nesta fase, começam também a urinar, defecar e a comer sozinhos, tornando-se mais independentes.

Durante esta altura ainda passam grande parte do dia a dormir, cerca de dois terços do dia. Quando saem do ninho procuram brincar com os irmãos e começam a demonstrar curiosidade por aquilo que os rodeia, para além do local onde costumam ficar.

Dos 2 aos 4 meses

Este continua a ser um período de socialização dos cachorros e, nesta fase, começam a ter grande capacidade de aprendizagem, sendo que o ideal é começar-lhes a ensinar algumas regras e comandos.

No entanto, tal como as crianças, é preciso ter paciência e fazer treinos curtos, pois a sua capacidade de concentração é baixa e começam a distrair-se se os treinos forem muito longos, baixando a sua rentabilidade.

É importante ensinar o seu cachorro através de reforços positivos (recompensas) e nunca utilizar punições verbais ou físicas, sob risco de causar danos graves em termos comportamentais.

Durante este período, os cachorros têm muita energia. Passam grande parte do dia a brincar, mas ainda assim, passam o resto do dia a descansar, pois ainda se cansam muito facilmente.

Dos 4 aos 6 meses

Durante este período, os cachorros começam a dormir menos e a passar mais tempo a brincar, começando também a fazer asneiras. É nesta fase que começam a roer e a destruir tudo, também devido à mudança de dentes que ocorre nesta idade, pois, tal como nas crianças, os cães também mudam a dentição de leite para dentição definitiva.

Este continua a ser um período importante que pode marcar a vida do cão na sua fase de vida adulta, portanto é importante mostrar-lhes o mundo, criar experiências positivas e evitar as negativas, socializar com outros animais e pessoas.

Dos 6 aos 12 meses

Este fase equivale à adolescência, sendo que o período que passam a descansar é muito menor e têm muita energia – que necessita de ser desgastada, de acordo com o seu porte e raça, pois os cães têm necessidade de exercício diferentes.

É uma fase em que o animal já aprendeu algumas regras e deve continuar a cumpri-las, para que se torne num cão adulto educado e saudável.

Dos 12 aos 24 meses

A maioria dos cães atinge a fase adulta entre os 12 e os 18 meses, sendo que as raças pequenas atingem a maturidade mais cedo e as raças grandes mais tarde. Nesta fase, os cães continuam a ter atitudes de cachorro, no entanto já têm uma noção bem definida das regras e do que devem ou não fazer.

Mais uma vez, o nível de atividade é variável conforme a raça e o porte do animal, mas nota-se que, apesar de terem momentos de brincadeira, já não são tão intensamente ativos como dantes, sendo que as asneiras tendem a diminuir.

Nesta fase continuam a gostar de brincar, mas também apreciam ficar a descansar junto aos tutores e usufruir de carinhos e dormir umas sestas.

Dos 2 aos 7 anos

Nesta idade os cachorros atingem a maturidade. Nesta fase, o seu nível de energia é grande, necessitando de a desgastar através de exercícios físicos como passeios ou corridas e também de enriquecimento ambiental.

Na fase adulta, os cães necessitam de dormir menos tempo, dormindo por volta das 14 horas por dia, sendo que a sua maioria é durante a noite, já que nesta fase já têm as suas rotinas definidas.

A partir dos 7 anos de idade

A partir dos 7 anos de idade, os cães são considerados séniores, no entanto, mais uma vez, entrar na faixa etária sénior é também influenciado pela raça e porte do animal, sendo que os animais de raça pequena têm tendência a entrar mais tarde nesta faixa por terem uma maior esperança média de vida.

Um cão sénior passa a demonstrar menor grau de atividade de uma forma gradual. Passa mais tempo a dormir e, ainda que possa continuar a gostar de brincar, o tempo que passa a fazê-lo é muito menor, sendo que começa a apreciar ficar mais parado.

Por vezes, este menor índice de atividade também está associado aos problemas de saúde dos cães idosos, como por exemplo, a osteoartrose, que pode levar a que o animal tenha mais dores e desconforto ao movimentar-se.

Fontes

  1. Puppy parties and beyond: the role of early age socialization practices on adult dog behavior. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6067676/
Veja também