Publicidade:

"Comer melhor, uma receita para a vida": DGS promove alimentação saudável

“Comer melhor, uma receita para a vida” é uma campanha do programa de saúde prioritário na área da promoção da alimentação saudável. Saiba mais.

 
Atente às recomendações para uma alimentação equilibrada

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou a campanha “Comer melhor, uma receita para a vida” com o objetivo de desafiar os portugueses a, passo a passo, juntarem os “ingredientes” que mais estão em falta na alimentação.

Na prática, pretende-se incentivar algumas mudanças de comportamento no que toca a hábitos alimentares, nomeadamente:

  • Beber mais água (mas sem açúcar);
  • Aumentar o consumo de leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas…);
  • Aumentar o consumo de fruta e hortícolas.

 

“Comer melhor, uma receita para a vida”: qual o fundamento desta campanha?


De acordo com a DGS, esta campanha é sustentada por evidências científicas, tendo em conta os principais fatores de risco alimentares para a carga da doença em Portugal. Considerou-se assim “determinante intervir na promoção do consumo dos alimentos cujo baixo consumo representa um fator de risco para a saúde (ex: fruta e hortícolas, leguminosas e cereais integrais). O aumento do consumo destes alimentos pode acrescentar anos de vida saudável aos portugueses”.

Recorde-se que, segundo os dados do último Inquérito Alimentar Nacional (2015/2016), mais de metade dos portugueses não cumpre a recomendação de consumo diário de pelo menos 400gr de fruta e hortícolas, sendo que este valor é superior para os adolescentes (78%) e para as crianças (72%). Além disso, também o consumo de leguminosas se encontra abaixo dos 80gr recomendados, com um consumo médio diário de 18gr.

Por sua vez, no que diz respeito ao consumo de água, a população portuguesa bebe em média menos de 1 litro de água por dia, e, em contrapartida, as bebidas açucaradas vão ganhando destaque.

Objetivos gerais

Em termos gerais, a campanha “Comer melhor, uma receita para a vida” visa:

  • Sensibilizar para a importância, apresentando os ganhos reais para a saúde, de pequenas mudanças na alimentação;
  • Aumentar a motivação, demonstrando a facilidade de implementar pequenas mudanças na alimentação;
  • Aumentar a competência, descrevendo como é possível atingir as recomendações.

Importa ainda notar que esta campanha insere-se no programa de saúde prioritário na área da promoção da alimentação saudável – Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS).

Veja também:

Fontes

Campanha para a promoção de uma alimentação saudável. Disponível em: https://nutrimento.pt/noticias/campanha-para-a-promocao-da-alimentacao-saudavel/

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].