Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
24 Fev, 2021 - 11:05

8 exemplos de máscaras faciais caseiras e como fazê-las

Mónica Carvalho

Dedicar alguns momentos a cuidar de si só faz bem. Por isso, conheça algumas máscaras faciais caseiras simples de preparar.

Máscaras faciais caseiras

As máscaras faciais caseiras são a companhia perfeita para um serão de mimos no conforto de casa. É, aliás, uma forma simples e eficaz para manter a pele saudável, protegida e hidratada. Se a pudermos fazer com ingredientes que temos em casa, tanto melhor.

Os exemplos que partilhamos consigo irão mostrar que, de facto, cada ingrediente tem a sua função e benefício e adequa-se a determinado tipo de pele. Isto é, aliás, condição fundamental para selecionar a máscara que irá fazer e aplicar.

Por isso mesmo, as receitas de máscaras faciais caseiras que lhe sugerimos são direcionadas a diferentes tipos e problemas de pele. Ainda assim alertamos que deve fazer uma experiência prévia e aplicar um pouco de produto numa zona do rosto mais escondida para se certificar que não desenvolve nenhuma reação alérgica.

Se tudo correr bem, então, escolha um momento do dia que lhe pareça mais tranquilo: há quem opte por fazê-lo ao fim de semana, altura em que estamos mais à vontade em termos de tempo disponível para nos mimarmos. Outros preferem aproveitar o duche matinal para tratamentos de beleza. A decisão é sua. As sugestões são nossas. Confira!

8 máscaras faciais caseiras para conhecer

Mulher a aplicar creme hidratante na cara
1

Máscara facial caseira para pele oleosa

Quem tem este tipo de pele reconhece a importância de controlar a oleosidade e o brilho excessivo na pele, que podem até ser bastante constrangedores.

Para isso, misture duas colheres de sopa de amido de milho numa quantidade suficiente de água até conseguir formar uma pasta homogénea, mas levemente húmida.

Em seguida, com o rosto limpo, aplique em toda a face, exceto em redor dos olhos e nos lábios.

A máscara deverá atuar durante 20 minutos. Depois, remova suavemente com água fria, sem esfregar, e coloque o seu creme hidratante habitual.

2

Para pele acneica

O mel é altamente benéfico para a pele propensa a acne pelas propriedades antissépticas e antibacterianas. Como tal, ajuda a reduzir a vermelhidão e inflamação causada pela acne e pelas incómodas borbulhas. É este o ingrediente principal da próxima máscara que lhe propomos.

Numa tigela, junte uma colher de sopa de canela em pó, com uma colher de sopa de mel e 2 gotas de óleo de melaleuca – também conhecida por árvore do chá.

Misture bem até ficar em pasta. Depois, espalhe pelo rosto todo, mantenha durante 20 minutos e enxague com água morna. Seque com uma toalha de algodão, sem esfregar e continue a sua rotina facial.

3

Para pele irritada

Borbulhas, vermelhidão ou até manchas são consequências comuns de uma pele irritada. Para essas recomendamos esta máscara facial caseira.

Misture uma colher de sopa de farinha de aveia com quatro colheres de sopa de chá de camomila bem concentrado e gelado.

Aplique sobre as zonas do rosto onde a pele está mais afetada. Mantenha durante 30 minutos e depois retire delicadamente com água morna. Pode, em seguida, aplicar os seus produtos habituais.

4

Para pele sem brilho

A falta de luminosidade é um problema muito comum. Além de cuidados faciais adequados, a máscara também deve ser específica.

Por isso, triture meio abacate com uma colher de sopa de mel e uma colher de chá de azeite. Aplique no rosto e deixe ficar durante 20 minutos. Enxague bem até retirar todos os resíduos.

5

Para pele seca

Especialmente nas épocas mais frias, a pele ressente-se e pode, realmente, ficar mais seca. Para contrariar essa tendência, deve fazer esfoliação regular. Só depois de o fazer, poderá aplicar esta máscara, de modo a maximizar os efeitos.

Aplique uma colher de sopa de óleo de coco diretamente no rosto e massaje com movimentos circulares durante aproximadamente 5 minutos. Após esse tempo, remova com água morna e lave bem o rosto com a ajuda de um sabonete líquido facial para pele seca.

Poderá repetir este processo até três vezes por semana até sentir que a pele está mais suave e hidratada.

6

Para pele sensível e reativa

Se se identifica com estes problemas, então, vai gostar da próxima sugestão.

Junte quatro colheres de sopa de farinha de aveia com uma colher de sopa de mel. Adicione uma gema de ovo e misture bem, até que todos os ingredientes fiquem devidamente interligados.

Aplique no rosto, mas não em redor dos olhos e deixe durante 15 minutos. Em seguida, remova com água morna.

7

Pele com manchas

As manchas são um grande dilema de pele, principalmente pela dificuldade que existe em eliminar ou disfarçar, pelo menos. Assim sendo, o nosso conselho é que ataque o problema desde o início e esta máscara é uma boa alternativa.

Então, misture uma colher de sobremesa de mel, uma colher de sopa de óleo de amêndoas doce, um pouco de chá de alecrim ou vinagre de maçã e argila verde.

Quando conseguir obter uma pasta, está pronto para aplica na pele. Mantenha a máscara durante 20 minutos. Depois, pode enxaguar com água corrente.

8

Para todos os tipos de pele

Se tem uma pele considerada normal e sem grandes problemas, há alguns produtos mais genéricos que poderá aplicar e a aloé vera é um deles.

Para obter esta máscara caseira, deve juntar uma colher de sopa de aloé vera, uma colher de chá de canela e uma colher de chá de mel. Seguidamente, misture tudo de forma homogénea e aplique no rosto com movimentos circulares. Deixe atuar durante 15 minutos e retire cuidadosamente, com água fria.

Dicas para aplicar máscaras faciais caseiras e maximizar efeitos

Mulher a aplicar máscara facial feita em casa

Alguns truques simples podem, de facto, fazer a diferença e ajudar a tirar o máximo proveito das máscaras faciais caseiras que lhe recomendamos. São eles:

  • Esfoliar a pele e limpar profundamente com água morna e gel de limpeza antes de começar
  • Usar um pincel de cerdas macias para aplicar a máscara na pele
  • Aplicar a máscara também no pescoço
  • Se gosta de máscaras refrescantes, coloque o preparado no frigorífico uns minutos antes de aplicar

Como vê, estas máscaras faciais caseiras são simples de preparar e adequam-se a diferentes tipos de pele. Os benefícios serão significativos se conseguir implementar uma rotina de beleza regular.

Veja também