Enfermeira Bárbara Andrade
Enfermeira Bárbara Andrade
31 Jul, 2018 - 10:00

Gravidez mês a mês: guia prático

Enfermeira Bárbara Andrade

A gravidez é considerada para muitos um estado de graça, mas para outras pessoas poderá ser motivo de stress. Saiba tudo sobre a sua gravidez mês a mês.

Gravidez mês a mês: guia prático

Durante a gravidez, poderá surpreender-se com a forma como o seu corpo se altera e como o seu bebé cresce, pelo que será pertinente saber antecipadamente, como se desenrola a sua gravidez mês a mês, de forma a preparar-se para receber o seu bebé.

Quando esse momento chegar, deixe a Natureza seguir o seu curso, mas dê-lhe uma ajuda, seguindo alguns cuidados que vamos aconselhar de seguida.

Gravidez mês a mês: 1º mês

Bebé

Tudo começa com a fertilização do óvulo, ou seja, um espermatozóide fecunda o óvulo e este irá fixar-se na parede do útero (fenómeno conhecido por “nidação”). Esse processo acontece numa média de 24 a 48 horas.

O ovo começa a dividir-se muito rapidamente e passa a chamar-se zigoto. Entre 7 a 10 dias após a fertilização, ocorre a implantação, esta deve ocorrer no útero. Caso tal não aconteça, a gestação é considerada uma gravidez ectópica. O saco amniótico, o cordão umbilical e o saco vitelino estão em formação.

O tamanho do útero ficará um pouco maior para conseguir abrigar o óvulo fecundado. No final o bebé terá a forma de um disco achatado com mais ou menos 1mm de tamanho (tamanho aproximado de uma semente de chia) e as células cardíacas começam a bater.

Mãe

Geralmente o primeiro e mais comum sintoma da gravidez é a menstruação/período atrasado. Se isto ocorrer, convém fazer um teste de gravidez (através da urina ou análise ao sangue) e, se este der positivo, a gravidez será confirmada pois os testes detectaram a existência da hormona gonadotropina coriónica humana (BetaHCG).

Não se esqueça de marcar os exames pré-natais rapidamente, de forma a ter uma gestação adequada.

Sintomas associados à gravidez que poderá sentir: fadiga, náuseas, vómitos, um aumento do volume dos peitos, uma vontade frequente de urinar (devido a uma maior pressão do útero sobre a bexiga), algum desconforto pélvico e elevado sentido do olfato.

Cuidados a ter:

  • Pratique de exercício físico após aconselhar-se com o seu médico;
  • Evite ao máximo fumar, se não conseguir parar, reduza o máximo que conseguir, sempre com aconselhamento médico;
  • Ingira uma dieta completa e saudável, que inclua alimentos saudáveis dos 5 grupos principais de alimentos;
  • Complete a sua dieta com ácido fólico, de forma a reduzir o risco de certos defeitos congénitos;
  • Ingira bastantes líquidos, preferencialmente água;
  • Evite determinados alimentos como o peixe e marisco crus, bem como lacticínios à base de leite não pasteurizado;
  • Cozinhe bem a sua carne (não coma bife mal passado ou carpaccio) e de lavar as suas frutas e vegetais antes de consumir;
  • Lembre-se dos seus cuidados de higiene: lave cuidadosamente as mãos antes de preparar e cozinhar as refeições ou antes de se sentar à mesa.

Gravidez mês a mês: 2º mês

Bebé

O feto passará de 1mm para 16 mm e pesará algo em torno de 1g, é do tamanho de um feijão vermelho.

Neste mês ocorre a formação de todos os sistemas e dos principais órgãos do corpo, ainda que não se desenvolvam completamente este mês. O tubo neural está formado e o osso começa a substituir a cartilagem. A cabeça ainda é grande quando comparada ao resto do corpo do bebé.

A placenta começa a formar-se. Por volta das 6 semanas, o batimento cardíaco do bebé já pode ser detetado e, às 8 semanas, de “embrião” passa a chamar-se “feto”. Formam-se as orelhas, os tornozelos, formam-se os dedos das mãos e dos pés.

Mãe

Neste mês o útero terá um tamanho muito maior, bem como o peito, podendo até estar com uma sensibilidade mamária aumentada, dada as alterações hormonais que começam a trabalhar na necessidade de gerar leite materno. O mamilo pode ficar maior e mais escuro.

Podem iniciar-se, infelizmente, as náuseas matinais (ocorrem principalmente de manhã), o que pode levar a que se sinta cansada e necessite de descansar por períodos maiores.

Cuidados a ter:

  • Para aliviar, evite alimentos muito pesados e ricos em gordura, e divida as suas refeições, fazendo dois ou três pequenos snacks entre as três refeições principais;
  • Para evitar o cansaço e desconforto que resultam das náuseas, não salte o pequeno-almoço. Se o fizer, pode ter ataques de fome ou queda de energia durante a manhã;
  • Lembre-se também da hidratação, deve beber no mínimo 1,5 litros de água por dia;
  • Retire por completo da sua alimentação as bebidas alcoólicas e as bebidas açucaradas e limite a toma de bebidas com cafeína, como o café ou o chá.

Gravidez mês a mês: 3º mês

Bebé

No final do 3º mês, o bebé mede cerca de 54 mm (da cabeça ao rabo) e pesa cerca de 14 g (tamanho aproximado de uma lima).

O bebé consegue abrir e fechar a boca e os punhos. As unhas das mãos e dos pés começam a desenvolver-se e os ouvidos externos estão formados.

Os dentes começam a formar-se dentro das gengivas. Os órgãos reprodutivos do bebé também estão em formação mas ainda poderá não é possível distinguir entre o sexo do bebé numa ecografia. No final deste mês, o seu bebé está completamente formado. Todos os órgãos e extremidades estão presentes e continuaram a amadurecer para que se possam tornar funcionais.

O risco de aborto espontâneo desce consideravelmente no final deste mês de gestação.

Mãe

Poderá começar a sentir o aumento do peso, o ideal seria um aumento de 1 kg por mês. Consequentemente poderá deixar de caber nas suas roupas habituais, pelo que deve adquirir roupas largas e confortáveis.

Gravidez mês a mês: 4º mês

Bebé

O feto nesta fase mede aproximadamente 15 cm e pesa à volta de 93 gramas (gr). Move-se, dá pontapés, engole líquido amniótico e até já consegue ouvir as vozes do meio externo, principalmente a da sua mãe.

A sua pele é transparente e o cordão umbilical continua a crescer, de forma a conseguir transportar alimento suficiente da mãe ao feto.

O sistema nervoso começa a funcionar. Os órgãos reprodutivos estão completamente formados e o médico poderá ver o sexo do bebé a partir de uma ecografia.

Mãe

As náuseas provavelmente irão diminuir ou até mesmo desaparecer e o apetite da mãe irá aumentar, fazendo com que se sinta com um nível de energia superior.

Poderá sentir, pela primeira vez, um movimento leve do seu bebé, uma espécie de girino na barriga, principalmente ao deitar, quando se consegue abstrair mais facilmente do mundo que a rodeia.

Irá sentir um crescimento da barriga, o que pode levar à necessidade de ter de adquirir roupas confortáveis de maternidade.

Cuidados a ter:

  • Preste especial atenção ao seu aporte de iodo, que é um nutriente essencial para o bom funcionamento da tiróide. Este mineral pode ser fornecido através da alimentação, principalmente com o sal de mesa iodado. Atenção que o sal não deve ser consumido em excesso.

Gravidez mês a mês: 5º mês

Bebé

No final do 5º mês, o bebé pesa cerca de 245 gr e mede cerca de 25 cm. Os seus músculos, e consequentemente os seus movimentos, estão a ficar cada vez mais vigorosos, conseguindo mover os seus braços e pernas, virando-se e dando pequenos pontapés.

O desenvolvimento do cérebro do seu bebé está agora a acelerar: tem já entre 12 e 14 mil milhões de células nervosas. Em breve poderá memorizar as suas experiências sensoriais.

O cabelo começa a crescer na cabeça e o corpo do bebé cobre-se com uma penugem fina, chamada lanugo. Esta camada de pelos protege o bebé e desaparece na primeira semana de vida. A pele está coberta por uma camada de gordura (vernix caseosa) que protege a pele do bebé do contacto permanente com o líquido amniótico. Esta substância cremosa desaparece quase completamente antes do parto.

Os pulmões também prosseguem o processo de maturação: o bebé tem movimentos respiratórios cada vez mais frequentes mas são ainda irregulares. O seu pâncreas está a começar a produzir insulina, que permite ao seu bebé usar o açúcar e gordura para o seu crescimento.

O feto dorme e acorda a intervalos regulares que podem não ser compatíveis com os da mãe.

Mãe

Está a meio da gravidez e o nível de ansiedade poderá estar ao rubro.

Os movimentos fetais começam a ficar tão intensos que poderá sentir o bebé mexer com maior frequência. Há um aumento da humidade vaginal (leucorreia), mas nada preocupante, a menos que a secreção apresente um cheiro fétido/forte.

Congestão nasal, sensação de entupimento do ouvido, prisão de ventre, azia, dificuldade de digestão e câimbras nas pernas também são sintomas comuns nessa fase.

Gravidez mês a mês: 6º mês

Bebé

No final deste mês o feto mede aproximadamente 30 cm e pesa cerca de 640 gr.

A pele do bebé é avermelhada, enrugada e translúcida. Os dedos e as impressões digitais são visíveis. As pálpebras começam a separar-se e os olhos a abrir.

O bebé reage aos sons mexendo-se ou aumentando a frequência cardíaca. O sistema imunitário do bebé está em desenvolvimento. Os movimentos do bebé são cada vez mais fortes e evidentes.

Mãe

Poderá sentir a pele da zona abdominal a estirar e poderá lhe dar prurido (comichão), reforce a hidratação oral e tópica (aplique um creme hidratante gordo várias vezes ao dia).

Poderá começar a sentir dores na região lombar, devido ao aumento do peso corporal, pelo que se recomenda o uso de sapatos com tacão reduzido, bem como a prática de exercício físico. Evite estar longos períodos em pé.

Poderá sentir dor na região do útero, devido ao seu estiramento, bem como pode sofrer de obstipação, devido à pressão do útero sobre o intestino. Ingira mais água e aumente a ingestão de alimentos ricos em fibra (exemplo, frutas e legumes). Evite a ingestão de laxantes sem antes consultar o seu médico.

Gravidez mês a mês: 7º mês

Bebé

O bebé agora mede cerca de 40 cm e pesa 1200 gr. Ele continua a amadurecer e começa a acumular uma reserva de gordura por baixo da pele, que ajuda na conservação da temperatura corporal após o nascimento.

Muda frequentemente de posição e responde a estímulos sonoros, à dor e à luz. A quantidade de líquido amniótico começa a diminuir.

O mecónio (primeira matéria fecal do bebé), uma substância escura e espessa, começa a acumular-se no intestino.

Mãe

É usual aparecer edema (inchaço) dos tornozelos e pés, para contrariar esta situação deite-se relaxada com as pernas elevadas; evite usar calças e sapatos apertados; evite estar longos períodos de pé. Se o inchaço durar mais de 24 horas, procure o médico imediatamente.

Poderão aparecer estrias no abdómen, peito e nádegas, reforce a aplicação de creme hidratante gordo. Pode também perder o equilíbrio devido ao aumento do abdómen e alteração do seu centro de gravidade.

Poderá sentir contrações de Braxton-Hicks, são as falsas contrações de trabalho de parto, ou seja, sente a barriga dura durante uns segundos, no entanto não sente dor e estas contrações não ocorrem a intervalos regulares.

Não se esqueça de se inscrever nas aulas de educação para o parto fornecidas gratuitamente pela maioria dos centros de saúde, ou a título privado em algumas clinicas. Estas são essenciais para desmistificar alguns assuntos, bem como perder medos e ficar mais relaxada.

Gravidez mês a mês: 8º mês

Bebé

O seu bebé continua a crescer, durante os dois últimos meses vai duplicar o seu peso e crescer cerca de 10 centímetros. No final do 8º mês, o bebé mede cerca de 46 cm e pesa à volta de 2350 g (tamanho aproximado de um melão médio).

Outro ponto importante é que, em 95% dos casos, ele vira-se completamente para tomar a posição de nascimento, ou seja, fica com a cabeça para baixo, bem dobrado e com as costas viradas para o lado esquerdo.

Como ele já está muito grande, encontra-se limitado nos movimentos, no entanto ele pode continuar a dar pontapés, e nesta fase poderá até visualizar a forma de um cotovelo ou de um calcanhar na sua barriga.

Se nascer antes das 37 semanas o feto é considerado prematuro, no entanto já apresenta um bom prognóstico.

Mãe

Pode sentir uma sensação de tensão ou dor difusa na zona baixa do seu abdómen. Não se preocupe isso é normal: as suas articulações da bacia estão a começar a alargar ligeiramente para permitir que o bebé passe entre elas.

Poderá visualizar a saída de colostro (líquido amarelado) pelo mamilo, pois poderá já estar a produzir leite materno.

Dormir torna-se numa missão quase impossível, que se torna mais fácil se colocar várias almofadas debaixo da cabeça ou se dormir na posição de sentada.

O bebé está a pressionar a região pulmonar e gástrica, pelo que poderá sentir alguma dificuldade em respirar e apresentar uma diminuição do apetite, mas não fique sem comer, opte por fazer várias refeições de dimensões menores.

Cuidados a ter:

  • Fazer exercício físico diário (caminhada);
  • Cuidar da pele (hidratar);
  • Não deitar de barriga para cima, dê sempre prioridade dormir virada para o lado esquerdo;
  • Evitar esforços excessivos;
  • Tratar da mala para maternidade da mãe, pai e bebé, até no máximo às 37 semanas;
  • Não esquecer de levar para o hospital: boletim da grávida, kit para recolha das células estaminais (se for o seu caso) e a cadeirinha para o carro.

Sinais de alerta a ter em conta:

  • Hemorragia vaginal ou saída de líquidos pela vagina;
  • Cãibras ou dores de estômago;
  • Visão turva ou ver manchas nos olhos;
  • Notar uma diminuição considerável dos movimentos do bebé;
  • Apresentar contrações dolorosas rítmicas e a intervalos regulares.

Gravidez mês a mês: 9º mês

Bebé

O bebé mede à volta de 50 cm e pesa 3200 gr, e já é considerado um bebé de termo e já apresenta pulmões maduros.

Os reflexos estão bem desenvolvidos e coordenados o que permite ao bebé virar-se, pestanejar, abrir e fechar os olhos e agarrar firmemente (reflexos do recém-nascido).

Mãe

Poderá sentir que a sua barriga está mais baixa, isso deve-se ao fato de o bebé ter descido e encaixado no útero, pronto para nascer.

O umbigo pode ficar saliente, isto geralmente volta à posição inicial após o parto. Poderá sentir uma vontade mais frequente em urinar, devido a uma maior pressão sobre a bexiga.

Poderá sentir edema (inchaço) por todo o corpo, mas mais acentuado nos tornozelos e pés.

O nascimento do bebé pode ocorrer nas 2 semanas antes ou até 2 semanas após a data provável. No entanto depois da data provável, o seu médico deve verificar se o seu bebé está bem e pode decidir, no caso de ser necessário, induzir o parto.

Veja também:

Artigos Relacionados