Enfermeira Isabel Silva
Enfermeira Isabel Silva
31 Ago, 2017 - 13:05

Os melhores produtos para evitar as estrias durante a gravidez

Enfermeira Isabel Silva

Durante a gravidez há uma distensão da pele da região abdominal, surgindo as estrias. Felizmente, existem vários produtos para evitar estrias durante a gravidez.

Os melhores produtos para evitar as estrias durante a gravidez

Durante a gravidez as mulheres ganham peso, nem que seja apenas o peso do bebé. Por vezes, com esse aumento de peso, surgem as estrias. Mesmo depois do parto, quando o peso volta ao normal, as estrias persistem.

Existem vários produtos para evitar estrias durante a gravidez que podem ajudar a recuperar o aspeto pretendido.

O que são estrias?

Cerca de 70 a 90% das muheres desenvolvem estrias durante a gravidez, principalmente a partir do terceiro trimestre. Isto acontece porque, nesta altura, o esticar da pele do abdómen é mais intenso.

A pele possui uma elasticidade que lhe permite esticar à medida que o individuo cresce ou aumenta de peso. No entanto, essa elasticidade não é ilimitada.

Se o esgaçamento da pele for demasiado rápido, esta não consegue acompanhar o ritmo de distensão, fazendo com que apareçam lesões. As lesões nas fibras elásticas fazem com que surjam cicatrizes. Estas cicatrizes, são as conhecidas estrias.

Fatores de risco

O principal fator de risco para o surgimento de estrias durante a gravidez, é a rápida distensão da pele da região abdominal que ocorre principalmente no terceiro trimestre de gestação.

No entanto, existem outros fatores:

  • Alterações hormonais próprias da gestação;
  • Tendência familiar para o aparecimento de estrias;
  • Idade inferior a 30 anos;
  • Primeira gestação;
  • Bebé de alto peso;
  • Ganho de peso na gravidez;
  • Pré-existência de estrias.

Aspeto das estrias na gravidez

aspeto das estrias na gravidez

As estrias surgem predominantemente no abdómen da grávida. No entanto, também podem surgir nas nádegas, nos seios, nas coxas, zona lombar e antebraços.

Quando surgem, as estrias têm cor rosa. Estas lesões podem provocar comichão e a pele pode apresentar um aspeto mais fino.

Conforme as estrias vão crescendo, vão ficando mais roxas ou vermelhas. Após o parto, a sua cor começa a desaparecer, ficando pálidas ou prateadas.

Também podem ficar com um aspeto ligeiramente afundado e a sua forma tornar-se irregular.

Como evitar o aparecimento de estrias na gestação

Não existe prevenção ou tratamento para evitar estrias durante a gravidez com 100% de eficácia. Já que durante a gravidez, não é possível contornar o principal fator de risco, que é o aumento do abdómen, a prevenção torna-se difícil.

Uma das maneiras de diminuir o risco é controlar o ganho de peso. Se, para além do aumento do útero materno, também houver deposição de gordura na região abdominal, a pele vai sofrer uma maior distensão.

A utilização de bons produtos hidratantes e específicos para evitar estrias durante a gravidez, pode ajudar a prevenir este problema.

Após a gravidez, o tratamento das estrias a laser apresenta bons resultados. Este tratamento ajuda a atenuar mesmo as estrias mais antigas.

Os melhores produtos para evitar estrias durante a gravidez

O mercado oferece uma vasta gama de produtos que prometem prevenir o aparecimento de estrias durante a gravidez e minimizar o seu aspeto no pós-parto.

Barral – Creme gordo óleo de amêndoas

Barral - Creme gordo oleo de amendoas

O Creme gordo óleo de amêndoas da Barral é indicado para a prevenção de estrias durante e após a gestação. A sua fórmula com óleo de amêndoas doces, reforça a elasticidade da pele, potenciando a ação da elastina e do colagénio.

Hidrata profundamente, aumenta a retenção de água nas camadas mais profundas da pele.

Bio-oil

bio oil

O Bio-Oil é um óleo específico para cuidar a pele que ajuda a melhorar o aspeto de cicatrizes, estrias e tons de pele irregulares. A sua eficácia também é comprovada na diminuição do envelhecimento da pele e tratamento da sua desidratação.

Mama Mio – Tummy Rub Stretch Mark Butter

mama mio

É um produto rico em ómega-3, 6 e 9, especialmente criado para aumentar a elasticidade da pele, prevenindo o aparecimento de estrias durante a gravidez.

Mustela – Creme prevenção de estrias

mustela creme prevencao de estrias

Especificamente formulado para a gravidez, previno o aparecimento de estrias, graças a uma associação inovadora de ativos de origem natural

Halibut derma – Creme anti-estrias

halibut derma

Utilizado na prevenção das estrias, e redução das já existentes. Atenuando o seu tamanho, cor e profundidade. Dá suavidade e elasticidade à pele.

Veja também: