Enfermeira Isabel Silva
Enfermeira Isabel Silva
04 Set, 2017 - 12:00

O que fazer para o seu filho comer melhor

Enfermeira Isabel Silva

A introdução alimentar é um problema para os pais. Algumas crianças comem tudo e outras nem tanto. Mas há algumas dicas para fazer o seu filho comer melhor.

O que fazer para o seu filho comer melhor
O artigo continua após o anúncio

Muitos pais queixam-se que os seus filhos têm falta de apetite e interessam-se por poucos alimentos. Perante isto, os pais não sabem como fazer o seu filho comer melhor.

Normalmente, quanto maior número de alimentos forem experimentados pela criança, mais probabilidade ela tem de gostar de mais sabores. Enquanto algumas crianças comem e bebem tudo o que é oferecido, outras recusam grande parte.

A partir dos 2 anos o ritmo de crescimento da criança diminui, o que faz com que a sua necessidade de calorias diárias diminua também. Isto provoca diminuição do seu apetite.

Para fazer o seu filho comer melhor, há algumas dicas que podem ajudar.

9 dicas que podem ajudar o seu filho a comer melhor

1. Torne o prato apelativo

As crianças comem muito com os olhos. Muitas vezes, só de olharem para o prato e verem que um alimento é verde já não querem comer. Um prato bem decorado e com alimentos coloridos faz uma grande diferença.

Coloque alimentos com mais cores, de acordo com uma dieta saudável, e desenhe uma cara no prato com a comida. A criança fica tão interessada no desenho, que facilmente se introduz novos alimentos.

2. Utilize alimentos em formato pequeno

As crianças gostam de alimentos pequenos, porque sentem que se adaptam a elas. Existem várias opções em miniatura, como mini-cenouras e mini-espinafres, que lhes despertam mais interesse.

Para além dos alimentos em miniatura, existem outros que já são naturalmente pequenos, como o ovo de codorniz, por exemplo.

3. Evite a ingestão de líquidos durante a refeição

Os líquidos ingeridos durante a refeição dão a sensação de saciedade, fazendo com que as crianças comam menos. Para o seu filho comer melhor os líquidos devem ser evitados à refeição.

O artigo continua após o anúncio

Os líquidos devem ser oferecidos, preferencialmente, nos intervalos das refeições.

4. Ofereça os alimentos que ele menos gosta em primeiro lugar

Normalmente, os pais oferecem em primeiro lugar os alimentos que os filhos mais gostam para os cativar a comer. No entanto, como o seu filho estará com fome no início da refeição, o ideal é oferecer os alimentos que ele menos gosta.

5. Mantenha os alimentos saudáveis facilmente acessíveis

Os alimentos saudáveis devem estar à vista do seu filho e facilmente acessíveis, como a fruta e alguns legumes.

Para fazer o seu filho comer melhor, também pode cortar os alimentos em pequenas porções e deixar no frigorífico prontos a comer.

6. Envolva o seu filho na confeção dos pratos

Deixe que o seu filho o ajude a cozinhar a refeição. Ao fazer isto, ganha interesse pelo prato porque participou em todas as fases da sua confeção.

No final, vai sentir-se orgulhoso de si mesmo, e comer com mais interesse pelo prato.

7. Escolha com o seu filho os pratos que vão cozinhar

Experimente fazer uma ementa semanal com o seu filho. Negoceie com ele os pratos que vão fazer: ele escolhe um prato e os pais escolhem outro. A brincadeira é uma boa aposta para envolver o seu filho em qualquer assunto.

8. Deixe o seu filho sujar-se

As crianças descobrem o mundo através das suas cores, cheiros e texturas. Com a comida não é diferente. Uma boa maneira de despertar interesse por novos alimentos é oferecê-los para as mãos do seu filho.

O artigo continua após o anúncio

Deixe que ele amasse, ponha o alimento a boca e se suje. Faz parte da descoberta dos novos alimentos e faz com que seja mais fácil desenvolver o gosto pelos mesmos.

9. Leve o seu filho a comprar os alimentos consigo

Para o seu filho comer melhor, pode levá-lo consigo comprar os alimentos, ajudando-o a desenvolver mais interesse pelos mesmos. Aproximar as crianças dos alimentos na hora da compra, faz com que estas fiquem curiosas e queiram experimentar.

Se o seu filho for daqueles que só quer estar no corredor dos doces, pode optar por ter uma mini-horta em casa com pequenos legumes ou temperos (salsa, coentros…) e envolvê-lo no crescimento dos mesmos.

Outras dicas úteis para o seu filho comer melhor

filho comer melhor dicas
  1. Não ofereça comida em demasia. Respeite os sinais de saciedade do seu filho;
  2. Os intervalos entre as refeições devem ser regulares e sem petiscos;
  3. Tente manter um ambiente tranquilo durante a hora da refeição. O mundo é muito mais interessante e curioso para as crianças que facilmente se distraem;
  4. Evite fazer brincadeiras para o seu filho comer. Se ele perceber que se não comer, os pais vão fazer brincadeiras, vai preferir não comer e divertir-se;
  5. Quando o seu filho não quer comer não lhe ofereça lanches ou outras guloseimas;
  6. Não utilizar alimentos como prémio – “se comeres tudo, dou-te um chocolate”. Isto vai fazer com que os doces se tornem demasiado valorizados;
  7. Os pais fazerem promessas como “se comeres tudo, recebes um chocolate” só servem para sobrestimar o doce e diminuir o valor da comida;
  8. Tente variar a ementa. Ao comer sempre o mesmo prato a criança acaba por se desinteressar pela comida;
  9. Relaxe. Quando os pais se sentem ansiosos, essa angústia passa para os filhos e interfere na sua alimentação;
  10. Evite ralar completamente os alimentos. Prefira esmagar com o garfo deixando diferentes texturas para estimular a mastigação e o paladar do seu filho;
  11. Apesar de serem mais fáceis de ingerir, papinhas passadas não estimulam o bebé a mastigar e a reconhecer o sabor dos alimentos e não desenvolvem o paladar;
  12. Seja o exemplo e coma o mesmo prato que o seu filho está a comer. Isto dá à criança uma maior sensação de segurança perante algo que lhe é estranho.

Veja também: