Personal Trainer Sara Tomás
Personal Trainer Sara Tomás
19 Set, 2018 - 11:52

Exercícios para emagrecer os braços

Personal Trainer Sara Tomás

Quer ter uns braços mais definidos e não sabe como? Veja a nossa sugestão de exercícios para emagrecer os braços e comece já hoje a mudar.

Exercícios para emagrecer os braços

Os exercícios para emagrecer os braços são procurados tanto por homens como mulheres que pretendem um braço tonificado e sem gordura.

No entanto, não existem exercícios específicos para emagrecer e perder gordura numa determinada zona do corpo. Existem sim, planeamentos de treino estruturados e direcionados para a perda de gordura geral, e se o trabalho for feito com disciplina, paciência e dedicação, é certo que vai conseguir perder gordura no local que deseja.

4 Exercícios para diminuir a flacidez dos braços

Como já referimos anteriormente, não existem exercícios para emagrecer os braços, por si só. No entanto, é importante trabalhar toda a musculatura para desenvolver o tónus muscular, aumentar a massa muscular localizada, diminuir a flacidez e aumentar o défice calórico.

Deixamos aqui alguns exercícios para os principais músculos do braço, nomeadamente os tríceps e bíceps, e sugerimos que veja também: exercícios de hipertrofia para braços e exercícios de tríceps.

1. Afundos nas barras paralelas (pode ser feito num banco ou cadeira)

mulher a trabalhar braços com step no ginasio

– Músculos –

Principais: Tricipete braquial (trabalha as três cabeças do tríceps)

Secundários: Ancóneo, grande peitoral (porção inferior) e deltóide anterior e coraco-braquial

– Posição –

  1. Apoiar sobre as 2 barras paralelas, mãos nas pegas, braços esticados, abdominal ligeiramente contraído, tronco ligeiramente a frente das mãos.

– Execução –

  1. Inspirar e ao mesmo tempo realizar uma flexão dos cotovelos até formar um  um ângulo até 90º em relação aos braços;
  2. Expirar e ao mesmo tempo esticar os braços para cima voltando à posição inicial.

2. Extensão de tricipete com corda

extensão tricipete com corda em exercício para emagrecer braços

– Músculos –

Principal: Tricipete braquial (cabeça média e lateral do trícepe)

Secundário: Ancóneo

– Posição –

  1. Em pé, pés à largura dos ombros, joelhos ligeiramente flectidos, abdominal ligeiramente contraído, costas direitas, braços ao longo do corpo.

– Execução –

  1. Expirar e, ao mesmo tempo, realizar uma extensão dos antebraços, mantendo o resto do braço estático, com os cotovelos sempre junto ao corpo;
  2. Inspirar e, ao mesmo tempo, flectir os antebraços até sensivelmente 45º. Durante todo o movimento, só o antebraço se movimenta.

3. Flexões fechadas

flexões fechadas

– Músculos –

Peitoral; porção medial e posterior do deltóide e ênfase nos tríceps.

– Posição –

  1.  Deitado, virado para baixo, pés no chão ligeiramente afastados colocar  as mãos apoiadas no chão, alinhadas com os ombros, com os cotovelos virados para trás na direção dos pés.

– Execução –

  1. Apoie-se apenas nas pontas dos pés, a parte anterior aos dedos dos pés deve tocar o chão;
  2. Suba, fazendo extensão do cotovelo, apoiando o peso apenas nas mãos, mantendo o corpo todo alinhado;
  3. Desça paralelo ao chão, com o corpo sempre alinhado, contraindo abdominal, até fazer uma flexão de cotovelos em 90º e retorne ao movimento inicial. Repita o movimento.

4. Bicipete Curl Martelo com halteres

bicipete curl em exercícios para emagrecer braços

– Músculos –

Principais: Braquio radial

Secundários: Bicipete braquial e braqueo-anterior

– Posição –

  1. Em pé, pés à largura dos ombros, joelhos ligeiramente flectidos, braços ao lado do corpo, um haltere em cada mão com as pegas viradas para dentro.

– Execução –

  1. Expirar e, ao mesmo tempo, realizar uma flexão do antebraço, mantendo sempre os cotovelos juntos ao corpo. O movimento termina um pouco acima dos 45º;
  2. Inspirar e, ao mesmo tempo, descer de forma controlada até à posição inicial.

Exercícios para emagrecer zonas específicas do corpo

O corpo humano não está formatado para fazer exercícios para emagrecer os braços e, consequentemente, perder gordura nos braços.

No entanto, ao trabalhar esses músculos dá-se um aumento da vascularização dessa zona e aumento da massa muscular, que vai ajudar à tonificação local e combate contra a flacidez.

Portanto, o importante é que o seu treino seja planeado para a perda de gordura. Esta perda de gordura generalizada vai fazer com que, pouco a pouco, possa começar a ver, não só os músculos do braço, como os músculos abdominais, entre muitos outros.

Para isso, é extremamente importante a disciplina quanto ao treino e alimentação.

Em suma, respeite todo o planeamento de treino a longo prazo, trabalho de musculação abrangendo todos os grupos musculares, aliado a um treino cardiovascular, alimentação adequada e muita força de vontade.

Comece já hoje a treinar!

Veja também: