Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
29 Jan, 2021 - 09:48

Esperança, o sentimento chave para superar o período pandémico

Psicóloga Ana Graça

Encontrar e manter a esperança em tempos de tanta incerteza e insegurança não é tarefa fácil, mas não é impossível. Descubra como fazê-lo!

Mulher com mão no peito a afirmar que tem esperança na superação da pandemia

A pandemia por COVID-19 está a provocar, em todo o mundo, sentimentos de incerteza, medo e dor. Inesperadamente, o mundo mudou e todos sentimos necessidade de orientar de forma diferente o dia a dia. Como manter a esperança e o foco num futuro melhor em tempos tão difíceis?

Encontrar esperança em tempos de incerteza

Mulher a ouvir música em casa com um gato ao colo

Onde e como encontrar esperança quando todos os dias acordamos e não temos a certeza de que vamos ficar bem? Todos aspiramos sentir esperança neste período pandémico mas, muitas vezes, é a desesperança que nos acompanha.

O período pandémico veio mostrar que a esperança é mais importante para o bem-estar psicológico do que muitos julgavam. É uma necessidade diária. Quando as incertezas são muitas e ninguém sabe quando tudo isto vai terminar, manter a esperança é ainda mais relevante.

Contudo, a esperança deve incluir não só o acreditar em algo diferente e melhor, mas também deve incluir intenção e ação. Assim sendo, todas as pessoas podem não só acreditar num futuro melhor, mas também fazer algo que lhes permita ultrapassar de forma mais feliz e positiva os tempos de tormenta (1, 2).

4 formas de construir esperança em período pandémico

Mulher na janela a apanhar sol e com sentimento de esperança em relação ao futuro

A esperança pode ser um sentimento chave para ultrapassar o período pandémico que vivemos. Para construir e manter a esperança há que ser capaz de ver os aspetos positivos e não apenas as barreiras, mas como? Eis 4 formas de o fazer:

1

Cultivar a gratidão

A gratidão tem sido alvo de estudo e atenção nos últimos anos. As investigações têm mostrado que a gratidão prediz a felicidade, o bem-estar psicológico e a esperança. Assim sendo, como forma de construir esperança neste período difícil, experimente:

  • Todos dias, pensar em algo pelo qual está grato
  • Construir com as crianças da família uma espécie de diário, onde colocam as coisas pelas quais a família está grata
  • Pensar em 3 aspetos do seu/sua parceiro/a em relação aos quais sente gratidão. Não deixe de lhe contar quais são
  • Demonstrar, com frequência, gratidão para com os outros. Pequenos gestos podem demonstrar gratidão por aqueles que mais estão a ser afetados por esta pandemia.
2

Antecipar as experiências positivas

A antecipação pode ser uma ferramenta poderosa. Dá-nos previsibilidade e aumenta a sensação de segurança. Experimente, ao domingo à noite, antecipar aquilo que irá acontecer durante a semana.

Pense nas atividades concretas que vai realizar e nas experiências de que vai desfrutar e garanta que grande parte delas são positivas (por exemplo, dar uma caminhada perto de casa, ver um filme em família ou fazer videochamada com os amigos).

3

Fortalecer as relações pessoais

Manter e fortalecer relações pessoais significativas contribui para a diminuição da desesperança, na medida em que estas:

  • Oferecem um refúgio seguro para expressar emoções e sentimentos
  • Ajudam a construir forças para enfrentar os desafios mais exigentes
  • Ajudam na motivação e envolvimento em estratégias mais positivas e ativas para lidar com o dia a dia
4

Rodear-se de pessoas positivas

O contágio social é uma realidade. A felicidade, o otimismo e a esperança podem ser contagiosos. Quando estamos cercados de pessoas felizes, positivas e esperançosas, a probabilidade de sermos contagiados por esses sentimentos é maior (3, 4).

Fontes

  1. Clinton, B. (2020). Finding hope in the midst of uncertainty. APA. Disponível em: https://www.apa.org/international/global-insights/global-hope-covid-19
  2. Aten, J. (2020). Hope and Purpose in Uncertainty. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/hope-resilience/202012/hope-and-purpose-in-uncertainty
  3. P Aten, J. (2021). Building Relationships to Promote Resilience During COVID-19. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/hope-resilience/202101/building-relationships-promote-resilience-during-covid-19
  4. Leyba, E. (2021). Feeling Down? 3 Proven Ways to Build Hope During COVID Times. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/intl/blog/joyful-parenting/202101/feeling-down-3-proven-ways-build-hope-during-covid-times
Veja também