var adUnitName = 'web_top_page'; window.adcAdsManager.activateAdUnit(adUnitName, 'false');
Rita Mendo
Rita Mendo
10 Jan, 2023 - 11:37

Escova progressiva: fios lisos e sem frizz por meses

Rita Mendo

A escova progressiva é um tratamento que permite alisar o cabelo durante 3 a 6 meses, sem precisar de ir ao cabeleireiro.

Escova progressiva: tudo sobre este procedimento

A escova progressiva é uma solução natural e duradoura, que promete resultados como cabelos lisos, maneáveis e fáceis de pentear.

Seja em cabelos estragados, pintados, com madeixas ou frisados, a escova progressiva repõe os níveis de queratina que possam faltar aos cabelos. Com este reequilibro, os cabelos ficam reparados e macios.

Saiba tudo sobre este tratamento.

Em que consiste este tratamento de alisamento?

A escova progressiva é um tratamento de alisamento que, quando aplicado no cabelo, torna-o mais liso, menos volumoso e frisado, com um aspeto mais brilhante e suave.

Esta técnica utiliza a própria queratina do cabelo, sendo, por isso, uma das técnicas que tem vindo a ganhar cada vez mais fãs.

Neste tratamento, o produto é aplicado no cabelo e fecha as cutículas de cada fio, evitando o contacto com o ar e a humidade, que são dois dos fatores que mais contribuem para o cabelo frisado.

Este método designa-se por “progressivo” pelo efeito gradual que tem: os fios de cabelo vão ficando progressivamente mais finos e lisos.

A quem se destina?

A escova progressiva destina-se a todos os tipos de cabelo. No entanto, os resultados são particularmente visíveis nos cabelos frisados ou encaracolados. Além disso, para que o resultado seja perfeito, o ideal é que o próprio cabelo tenha, já, alguma flexibilidade.

De ressaltar que a aplicação da escova progressiva não se aconselha a mulheres grávidas ou que estejam a amamentar.

Quais são as contraindicações?

Quem tem cabelo fragilizado ou com madeixas pode apostar na técnica de alisamento, uma vez que os produtos usados atualmente visam devolver, também, saúde aos fios. No entanto, se não quiser comprometer a cor, deve evitar esta técnica – a coloração tem tendência a sofrer alterações após o procedimento.

As pessoas com couro cabeludo sensível e cabelos muito oleosos também devem evitar realizar o tratamento de escova progressiva, por causar ainda mais sensibilidade e oleosidade no couro cabeludo.

Que cuidados deve ter antes da escova progressiva?

  • Comece por procurar um profissional de confiança. Um dos principais componentes de alguns produtos utilizados nesta técnica é o formol, que contêm substâncias tóxicas que podem causar irritações na pele, se utilizado em excesso. Por isso, verifique se os produtos utilizados contêm formal e, se for o caso, se respeita o nível adequado. É fundamental que qualquer produto destinado à escova progressiva seja fabricado em laboratórios de confiança.
  • Faça um teste de sensibilidade, para diagnosticar qualquer eventual alergia.
  • Na lavagem antes da realização da escova progressiva, deve utilizar um shampoo antiresíduos.

6 cuidados após a escova progressiva

  1. Espere, pelo menos, 2 dias até lavar o cabelo, para que o produto possa penetrar nos fios do cabelo.
  2. Nos primeiros dias, não utilize ganchos nem prenda o cabelo.
  3. Utilize um shampoos com pH neutro, sem sal e sem corantes. Os shampoos para crianças são uma boa opção.
  4. Evite qualquer tipo de produto para cabelos secos, danificados ou frisados, optando por shampoos, amaciares e máscaras para cabelos lisos.
  5. Se utilizar regularmente o secador, utilize um protetor de calor.
  6. Hidrate o cabelo, pelo menos, de dois em dois meses, com a realização de uma hidratação profunda no cabeleireiro.
Veja também