Teresa Santos
Teresa Santos
28 Mai, 2021 - 15:23

Aldeias do Xisto: escapadinha para pedalar ao ar livre

Teresa Santos

O desconfinamento e o tempo quente convidam a idas à Natureza. Nada melhor do que fazer uma escapadinha até às Aldeias do Xisto, não acha?

Hotel das Aldeias do Xisto

Após meses de confinamento e de inverno, é altura de aproveitar da melhor forma o desconfinamento e a primavera. Nesta fase, os destinos de Natureza e as atividades ao ar livre devem continuar a ser privilegiadas, não só para evitar aglomerações de pessoas, como para usufruir, nomeadamente, do sol e da vitamina D que ele proporciona. É neste sentido que lhe propomos uma escapadinha até às Aldeias do Xisto.

Não importa se viaja sozinho, em família ou com amigos. Se gosta de fazer atividades na Natureza e na montanha, uma escapadinha até às Aldeias do Xisto é o programa certo para si. A cerca de duas horas de distância de Lisboa e do Porto, este é o destino ideal para um short break. Saiba mais.

Escapadinha até às Aldeias do Xisto: onde ficar e o que fazer?

A Rede das Aldeias do Xisto é composta por 27 aldeias, situadas na Região Centro do País. Em comum, têm afinidades na arquitetura, no clima, na gastronomia e nas tradições, entre outros aspetos.

Esta rede pretende contribuir para a preservação e promoção da paisagem cultural deste território, ao mesmo tempo que valoriza o seu património arquitetónico, o seu tecido sócio-económico e as suas artes e ofícios locais.

Com uma Natureza pulsante, há várias atividades disponíveis para usufruir ao máximo da paisagem e do espaço. Há mais de 600km de percursos pedestres,  vários trilhos de BTT e praias fluviais para mergulhos refrescantes.

Consulte mais informações sobre as Aldeias do Xisto e sobre os seus percursos pedestres e trilhos de BTT.

Onde ficar?

Uma boa opção de alojamento é o Bike Hotel, que disponibiliza alojamentos nas Aldeias do Xisto. Os preços médios por noite começam nos 30€.

Um exemplo destes alojamentos são as Casas do Vale do Ninho, reconstruídas a partir de casas de pedra e de palheiros, e que se apresentam super sustentáveis e com uma notável eficiência energética. Há diferentes tipologias disponíveis, nomeadamente dois estúdios e uma villa independentes com kitchenette, com capacidades máximas para 3, 4 ou 5 pessoas.

Estes alojamentos possuem o Selo Clean&Safe do Turismo de Portugal e, para maior segurança dos hóspedes, dispõem de check-in autónomo.

Consulte mais informações sobre as Casas do Vale do Ninho.

Caminhadas nas Aldeias do Xisto

O que fazer?

Se optar por ficar no Bike Hotel, vai poder usufruir de várias atividades de cycling e de trail running, dinamizadas pela empresa Portugal A2Z. O percursos são circulares, ou seja, começam e terminam nos alojamentos onde os turistas se encontram alojados.

Algumas das atividades disponíveis são:

  • 6 percursos de BTT e/ou Gravel;
  • 4 percursos para bicicleta de estrada;
  • 2 percursos pedestres;
  • 4 percursos de trail running.

Cada um destes percursos tem níveis de dificuldade e distâncias distintas e podem estar sinalizados no local ou serem disponibilizados por GPS ou por app mobile. A equipa da Portugal A2Z presta aconselhamento técnico acerca de quais as melhores opções para cada cliente, tendo em conta as suas caraterísticas.

Outros serviços disponibilizados

Além dos percursos enumerados, existem outros serviços de que pode usufruir, a saber:

  • garagem para bicicletas;
  • ferramentas;
  • bomba de ar;
  • lavagem;
  • restaurante take-away;
  • entrega com menus para desportistas;
  • lavagem e secagem de roupa;
  • parede de escalada natural com várias vias;
  • bicicletas de montanha para uso dos clientes;
  • aluguer de bicicletas de estrada, cicloturismo e bicicletas elétricas, incluindo e-bikes BTT para crianças.

Aproveite o seu tempo livre da melhor forma, fazendo uma escapadinha até às Aldeias do Xisto e usufruindo dos melhores alojamentos e atividades ao ar livre!

Veja também