Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
18 Set, 2020 - 09:30

Liga Portuguesa Contra o Cancro promove Educação para a Saúde junto dos mais novos

Mónica Carvalho

Desmitificar temas de saúde e promover estilos de vida saudáveis na população jovem: é este o objetivo da nova iniciativa de Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Meninos na escola a aprender conteúdos sobre educação para a saúde

Os mais novos são um público-alvo importante para a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). Para tal, está a ser implementado um protocolo em parceria com o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE), relativamente aos Programas de Promoção e Educação para a Saúde que vier a promover junto dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas da rede pública.

Assim, pretende-se apostar na Educação para a Saúde com ênfase na prevenção e na adoção de estilos de vida saudáveis, recorrendo a projetos pedagógicos dirigidos a crianças da educação pré-escolar e jovens dos ensinos básico e secundário.

Para o presidente da LPCC, Vítor Rodrigues, este protocolo “é muito relevante para a atuação da LPCC, tendo em conta o trabalho que promovemos junto da comunidade escolar em projetos que têm como objetivo promover estilos de vida saudáveis e a Educação para a Saúde, com o foco na prevenção do cancro, assim como desenvolver ações de cidadania e voluntariado”.

Por seu lado, o Diretor-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, considera que a DGE e a LPCC partilham o “objetivo comum de promover a saúde, estilos de vida saudáveis e assumir o compromisso de contribuírem para a saúde e bem-estar das populações, com ênfase na prevenção da doença e levando a cabo ações de cidadania e voluntariado.”

Na prática, serão criados conteúdos específicos no domínio da Educação para a Saúde, assim, como se irá apostar na promoção e divulgação de materiais pedagógicos e iniciativas de promoção de hábitos de vida saudáveis que a LPCC venha a promover junto da comunidade escolar.

Veja também