Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
27 Abr, 2023 - 20:11

5 dicas para a segurança das crianças no Youtube

Catarina Milheiro

À medida que a tecnologia avança, torna-se necessário conhecermos algumas dicas para a segurança das crianças no Youtube.

É, provavelmente, a plataforma mais utilizada pelas crianças, afinal são vários os vídeos e músicas que os entretêm por alguns minutos e que podem, até, funcionar como um apoio à aprendizagem. Por isso mesmo, há que ter em consideração algumas dicas para a segurança das crianças no Youtube.

A verdade é que estamos perante uma plataforma muito acarinhada pelos mais pequenos, que veem nela uma fonte de entretenimento de fácil e rápido acesso. No fundo, se refletirmos sobre o assunto, esta perspetiva não está de todo errada.

Afinal, hoje em dia, aceder ao Youtube é cada vez mais simples: basta termos um smartphone, um tablet ou um computador e rapidamente podemos visualizar ou ouvir o que quisermos. E como as crianças nascem numa era cada vez mais digital, esta plataforma tem vindo a tornar-se o passatempo favorito de muitos.

No entanto, existem vídeos que não são apropriados para as crianças e é necessário haver algum cuidado por parte dos pais para utilizar a ferramenta com segurança.

5 dicas para a segurança das crianças no Youtube

Apesar de ser um assunto controverso, ter acesso a dicas para a segurança das crianças no Youtube torna-se crucial para que o acesso seja feito sem preocupações.

E se por um lado, há pais que não deixam os mais pequenos passar algum tempo na ferramenta, por outro, há famílias que não veem nisso um problema, desde que sejam impostas regras para a sua utilização.

Independentemente das opiniões o importante é sabermos de que forma podem as crianças viajar pelo Youtube em segurança.

1.

Tenha atenção à idade

Apesar de muitos não terem conhecimento, o Youtube foi criado em 2005 e é destinado desde então para um público-alvo acima dos 13 anos. O que significa que, apenas crianças nessa faixa etária podem fazer o login na plataforma.

Por isso, se o objetivo for criar uma conta no Youtube para os seus filhos, é crucial verificar as opções disponíveis para a idade em questão. Caso as crianças sejam mais pequenas, existem outras opções mais adequadas – como a criação de uma conta no Youtube Kids, por exemplo.

2.

Instale o Youtube Kids

Uma das dicas para a segurança das crianças no Youtube passa por instalar o “Youtube Kids” – uma aplicação criada especialmente para um público-alvo abaixo dos 13 anos de idade.

Através da mesma, os pais conseguem criar um perfil separado para cada filho ou criança da família, bem como configurar e ainda controlar todos os conteúdos aos quais os mais pequenos podem assistir.

Ao contrário da ferramenta normal, o Youtube Kids só tem disponíveis vídeos infantis. Para além disto, possui políticas próprias para selecionar cada conteúdo para os mais pequenos – não existem anúncios que levem as crianças para websites externos.

Funcionalidades como o auto play ou a dos comentários também ficam desativadas, assegurando que os seus filhos não adotem nenhum comportamento de risco na internet sem se aperceberem.

3.

Analisar os canais de Youtube favoritos

Restringir os mais pequenos de assistirem a alguns canais no Youtube também pode ser uma dica bastante valiosa. Ou seja, para os casos em que já estamos perante crianças com mais de 13 anos, o ideal é verificar quais os canais favoritos.

Analise um a um e verifique o conteúdo dos vídeos com atenção. No caso de não ter qualquer tipo de interesse, estar repleto de publicidades, não ensinar nada ou até de não se adequar à idade, pode restringi-los para que a criança não tenha mais acesso.

4.

Utilize ferramentas com controlo parental

Assim que os seus filhos começam a entrar na pré-adolescência, os pais sabem de imediato que eles procuram entretenimento de formas diferentes. E apensar nisso, o Youtube criou uma versão da plataforma que possui uma experiência supervisionada e destina-se sobretudo a crianças dos 9 aos 13 anos.

Nesses casos, os mais pequenos podem aceder aos conteúdos da ferramenta padrão. Contudo, os pais são quem configura qual o tipo de vídeos a que as mesmas podem ou não ver. Para o efeito é necessário criar uma conta para a criança vinculada com a do seu responsável.

Ou seja, dentro da plataforma, os pais podem configurar que tipo de acesso a criança pode ter. Por exemplo: o modo descoberta permite o acesso a conteúdos adequados para visualizadores de 9 anos restringindo as transmissões ao vivo.

5.

Esteja sempre atento aos conteúdos consumidos

Sabemos que com a correria do dia a dia nem sempre é fácil controlarmos cada vídeo que os nossos filhos acabam por ver no Youtube – não fossem eles dezenas por vezes.

Contudo, esta acaba por ser uma das maiores preocupações dos pais em geral. Por isso mesmo, a melhor forma para acabar com ela é tentar acompanhar os vídeos que o seu filho vai vendo enquanto navega no Youtube.

Perceba se está perante conteúdos informativos e até lúdicos, ou se os vídeos estão carregados de aspetos comerciais e de publicidades. Recorde-se que no caso do Youtube Kids, este tipo de vídeos não é disponibilizado – algo que acaba por deixar os mais pequenos em segurança.

No fundo, adotar estas 5 dicas vai ajudá-lo a manter a segurança das crianças no Youtube. A chave passa por alterar um pouco algumas funcionalidades consoante a idade e verificar o tipo de conteúdo que é consumido de forma eficaz.

Veja também

Artigos Relacionados