Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
21 Set, 2020 - 17:28

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer

Mónica Carvalho

Quase 194.000 pessoas padecem desta doença. No Dia Mundial da Doença de Alzheimer saiba mais sobre esta patologia e a sua relação com a COVID-19.

Dia Mundial da doença de Alzheimer

A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, sendo que a doença de Alzheimer representa cerca de 60 a 70% dos casos. Em Portugal, são mais de 193.500 pessoas. Hoje assinala-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.

Alzheimer e a COVID-19: qual a relação?

Idosa com máscara

A doença de Alzheimer é uma patologia do cérebro de origem desconhecida e que tem agravamento progressivo, lento e irreversível. Afeta maioritariamente as funções intelectuais, como compreensão, orientação, atenção, pensamento e memória.

Não existe ainda uma cura para esta doença, sendo que o tratamento atenuante de sintomatologia é feito com recurso a alguns medicamentos.

Dado que a doença leva a falhas de memória, então, os doentes poderão ter mais dificuldades em lembrar-se do que fazer durante o período pandémico.

Nesse sentido, questões como lavar frequentemente as mãos, usar máscara e manter o distanciamento social poderão ser bastante difíceis de cumprir. Logo, estas pessoas têm ainda mais probabilidades de contrair COVID-19 e de sofrer com as devidas repercussões da mesma, visto que a maior parte dos doentes com Alzheimer são idosos.

Para assinalar o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, a Associação Alzheimer Portugal vai realizar uma conversa online. “A COVID-19 e os riscos para a saúde mental das Pessoas com Demência” é o tema do evento marcado para quarta-feira, dia 23 de setembro, às 18h, via Zoom. Estarão presentes Teresa Maia, médica psiquiatra e Diretora do Departamento de Saúde Mental do Hospital Fernando Fonseca, Renata Benavente, psicóloga e membro da Direção Nacional da Ordem dos Psicólogos e Catarina Alvarez, psicóloga da Alzheimer Portugal.

A participação é gratuita e aberta a todos os interessados no tema, mas a inscrição é obrigatória.

Fontes

  1. Alzheimer Portugal: “Prevalência da Demência”. Disponível em: https://alzheimerportugal.org/pt/prevalencia
  2. Alzheimer Portugal: “A Covid 19 e os riscos para a saúde mental das Pessoas com Demência”. Disponível em: https://alzheimerportugal.org/pt/news_text-77-8-1162-a-covid-19-e-os-riscos-para-a-saude-mental-das-pessoas-com-demencia
Veja também