Teresa Santos
Teresa Santos
08 Jun, 2021 - 16:04

Procura por um dentista para fazer um check-up dentário?

Teresa Santos
Patrocinado por:

A recomendação profissional é que vá ao dentista duas vezes por ano. Se procura por um dentista para um check-up, saiba o que deve ter em conta.

dentista a examinar uma paciente

Aproximadamente 32% da população portuguesa não vai ao dentista, enquanto a restante percentagem vai ocasionalmente, ou quando há necessidade. Os números da saúde oral em Portugal são ilustrativos do cuidado insuficiente que os portugueses ainda dedicam aos seus dentes e boca.

Ter uma clínica de confiança para fazer check-ups regulares pode ajudar a manter a saúde bucal em dia. Saiba o que deve ter em conta antes de marcar uma consulta numa clínica dentária.

Como escolher a clínica para um check-up dentário

mulher a ser atendida por um dentista

Escolher uma boa clínica com profissionais capacitados faz toda a diferença para tratar da sua saúde oral. É igualmente importante, sempre que possível, ser acompanhado pelos mesmo profissionais, porque assim terá o seu histórico de procedimentos.

Ao escolher uma clínica dentária, peça recomendação aos amigos e pessoas da sua confiança. Faça pesquisas online para verificar a reputação e credibilidade da clínica e dos profissionais, leia testemunhos e comentários nas redes sociais. Faça uma visita à clínica para conhecer a sua estrutura, observe as condições de organização e higiene e se os equipamentos são modernos. Tenha em atenção como é feito o atendimento e se os profissionais estão uniformizados e se usam equipamentos de proteção individual adequados.

Observe também quais os tipos de tratamentos de medicina dentária são oferecidos e se os custos estão dentro do seu orçamento. Para isso, pode ser preciso marcar uma consulta de avaliação.

Check-up dentário: o que deve saber

A consulta de rotina no dentista ou o check-up dentário visa avaliar diversos aspetos da saúde oral do indivíduo. Para isso, é comum o dentista:

  • Informar-se sobre o estado geral de saúde do paciente e eventuais doenças orais já diagnosticadas no passado;
  • Ter em consideração aspetos da vida do paciente que podem influenciar a sua saúde oral, como é o caso da dieta, do tabagismo e do álcool;
  • Avaliar as rotinas de higiene oral do paciente;
  • Fazer uma radiografia à boca, para detetar problemas como cáries dentárias, danos nos maxilares, quistos, abcessos ou até tumores;
  • Observar os dentes, gengivas e boca do paciente;
  • Remover o tártaro, caso exista;
  • Agendar a próxima consulta e possíveis tratamentos necessários.

Nestas consultas de check-up dentário, o dentista pode ainda recomendar mudanças em algumas rotinas diárias que considere prejudiciais à saúde oral do paciente, assim como pode aconselhá-lo a assumir certos hábitos que sejam vantajosos para a saúde da sua boca.

Por que deve ir ao dentista regularmente?

Ir regularmente ao dentista e fazer um check-up são as principais formas de evitar problemas e doenças orais e manter um sorriso bonito e saudável. Muitas pessoas desconhecem que a saúde oral assume um papel essencial na saúde e no bem-estar global do indivíduo.

As doenças orais podem provocar dor, desconforto, desfiguração e até mesmo conduzir à morte. Problemas, como as cáries dentárias ou as doenças gengivais, podem originar outras patologias, como problemas cardíacos, cancro e diabetes.

Deste modo, as consultas regulares no dentista e os check-ups dentários revelam-se fundamentais para o diagnóstico atempado ou para a prevenção das doenças orais, contribuindo para dentes mais saudáveis.

Quando deve ir ao dentista?

Não há uma regra quanto ao número de vezes por ano em que se deve ir ao dentista fazer uma consulta de rotina ou um check-up dentário.

Habitualmente, fala-se numa visita duas vezes por ano, sensivelmente de 6 em 6 meses. Contudo, esta periodicidade pode variar de pessoa para pessoa, em função do estado da sua saúde oral. Há casos em que pode ser recomendado visitar o dentista de 3 em 3 meses e casos em que as visitas anuais são suficientes.

Procura um por um dentista no Porto?

Se procura um dentista no Porto, vai gostar de conhecer a Clínica Vitacentro. A Vita Centro é uma clínica que disponibiliza todas as especialidades da medicina dentária e tratamentos individualizados que recorrem às mais recentes tecnologias e conhecimentos na área da medicina dentária. Marque a sua consulta na clínica Vitacentro do Porto e comece já a cuidar do seu sorriso e saúde oral.

Veja também