Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
08 Jun, 2022 - 00:01

Cuidados de pele no verão: 6 dicas para uma pele saudável

Mónica Carvalho

Já é a altura de partilhar consigo alguns cuidados de pele no verão, para assegurar que mantém uma tez luminosa, saudável e sem manchas.

Entre dias menos quentes e outros de temperaturas bastante elevadas, há cuidados de pele no verão que deve seguir sempre nesta altura, para assegurar que a sua pele se mantém limpa, bonita, luminosa e sem manchas.

O verão traz dias mais longos, quentes e apela a que passemos mais tempo fora de casa. Como tal, a nossa pele está mais exposta a fatores externos, o que implica ter cuidados adicionais básicos.

Todavia, qualquer caso de problema de pele deve ser devidamente acompanhado por um dermatologista que analise a situação e proponha um plano de ação personalizado.

6 dicas para cuidar da pele nos dias de verão

cuidados de pele no verao mulher com sardas

A exposição solar traz benefícios para a pele, nomeadamente níveis de vitamina D, que favorecem a secreção de dopamina e serotonina – as chamadas hormonas da felicidade, e ajudam a sentirmo-nos mais felizes e animados. Além disso, apanhar sol ajuda ainda a combater problemas como psoríase e acne, a melhorar as defesas do organismo e a fortalecer a massa óssea.

No entanto, deve evitar apanhar queimaduras solares, não ficar com a pele seca, manter a pele bonita, luminosa e sem manchas durante o verão – e ao longo de todo o ano. Para isso, basta dedicar um pouco mais de tempo a cuidar de si. Conheça  7 formas de o fazer.

1.

Limpar a pele

Este cuidado é indispensável ao longo de todo o ano, mas muito mais no verão, principalmente para quem pretende conseguir uma pele bronzeada, de forma homogénea e saudável. Este processo implica pela esfoliação corporal, que pode facilmente fazer enquanto toma banho, e que ajudará a eliminar células mortas e impurezas.

O resultado é uma pele mais lisa e pronta para a exposição solar, desde que cumpra com os cuidados seguintes que iremos enunciar.

2.

Hidratar a pele de forma adequada

Os cremes hidratantes ajudam a proteger a pele, evitando assim, a falta de água, secura e até escamagem da pele. E isto é algo que deve fazer no corpo todo, mas essencialmente no rosto por ser a zona do corpo que está mais exposta aos elementos externos e, além disso, é a zona onde temos a pele mais fina, que precisa de cuidados mais específicos.

Esses cuidados devem ser totalmente adequados, independentemente de achar que aquele creme que fez milagres com a sua melhor amiga é o ideal para si. Primeiro deve mesmo compreender qual o seu tipo de pele, características e necessidades.

cuidados de pele no verao tratamento de pele
3.

Proteger a pele todo o ano

Um dos maiores erros nos cuidados de pele é achar que o protetor solar apenas deve ser usado no verão, quando tal deve acontecer durante o ano todo, mesmo que não vá estar diretamente ao sol. Esta é mesmo a melhor forma de se proteger de determinadas doenças, de manter uma pele mais saudável e evitar o aparecimento precoce de rugas, melasma ou flacidez.

As manchas na pele são um dos problemas mais comuns no sexo feminino e que acabam por ser mais evidentes na altura do verão. E há situações em que a proteção mais tradicional – tónicos, séruns e cremes – poderão não ser suficientes e, nesses casos, há a possibilidade de recorrer à medicina estética para voltar a ter a pele que sempre desejou.

As clínicas de estética e dermatologia disponibilizam algumas das mais recentes novidades nos tratamentos para cuidar da pele e ajudar a reduzir as manchas no rosto, para uma pele mais uniforme, brilhante e rejuvenescida.

Procure por profissionais qualificados e experientes, que possam aconselhar os melhores tratamentos para as suas necessidades – de forma a dar saúde, beleza e vitalidade à sua pele, enquanto fica mais firme e com mais luz.

4.

Cuidar dos pés

Os pés são uma parte do corpo muitas vezes negligenciada, quando, na verdade, deveriam ser uma prioridade. Afinal são a sustentação de nosso corpo.

Especificamente durante o verão, os pés podem ficar facilmente secos e com fissuras. Recomenda-se assim, uma esfoliação frequente – se gosta de ir à praia, então, saiba que caminhar no areal é uma boa forma de o fazer naturalmente – e, claro hidratar bem.

cuidados de pele no verao mulher a comer fruta
5.

Comer os alimentos certos

No verão, deverá optar por alimentos mais frescos e que, só por si, já contenham uma boa quantidade de água, de modo a ajudar a repor os níveis de hidratação do corpo e, consequentemente, da pele.

Como tal, privilegie o consumo de frutas, verduras, alimentos ricos em antioxidantes, vitamina A, vitamina B, vitamina C e vitamina E.

6.

Não apanhar sol no dia da depilação

Nos dias em que opta por se livrar dos pelos indesejados não deve mesmo expor-se ao sol, sob pena de aparecerem manchas na pele. O ideal será mesmo esperar 48 horas ou, para não ter qualquer limitação, e apostar em depilação a laser – preferencialmente – nos meses do outono, inverno e primavera.

Depois destes cuidados, é altura de aproveitar o que de melhor o verão tem para oferecer. Boas férias!

Veja também