Depois do verão, todos no sentimos de corpo e alma regenerados e tentamos voltar à rotina com a maior naturalidade possível. No entanto, há determinados cuidados essenciais para um cabelo incrível, para que os sinais da exposição solar e contacto com o sal do mar e o cloro das piscinas não afetem a qualidade do nosso cabelo.
É normal que sinta o cabelo desidratado, seco, com o couro cabeludo sensível e cor desbotada – caso faça coloração. Por isso, está mesmo na altura de cuidar mais de si e de mimar o seu cabelo. Atente, então, a estes cuidados essenciais para um cabelo incrível pós-férias que temos para partilhar consigo.
Cuidar do cabelo pós-férias: 8 cuidados essenciais para um cabelo incrível
Até pode não gostar de perder tempo com estes cuidados, mas acredite que vai agradecer no futuro.
1. Lavar bem o cabelo

Deve utilizar um champô de limpeza profunda, para poder realmente livrar o cabelo da água salgada e cloro, que são altamente prejudiciais.
Além disso, se tem o cabelo claro, opte por um champô que tenha na sua composição a camomila, pois tal, ajuda a devolver a cor e brilho ao seu cabelo.
2. Utilizar condicionador
É muito importante hidratar o cabelo seco após cada lavagem, recorrendo, para tal, a um bom condicionador. Este produto é perfeito para ajudar a reconstruir e a restaurar os fios queimados pelo sol, bem como a suavizar as pontas ressecadas sem tornar o cabelo pesado. Desta forma, opte por produtos separados, ao invés de usar 2 em 1. Pode ser muito prático, mas não é, de todo, o mais eficaz.
3. Hidratar o cabelo

Deverá, igualmente, aplica uma vez por semana uma máscara hidratante, que tenha na sua composição ácidos gordos e óleos naturais, que penetram no cabelo para restaurar a humidade que podemos perder na temporada mais fria. Além disso, aconselha-se o uso de uma touca de banho enquanto tem a máscara no cabelo, permitindo assim que o seu calor natural do corpo aqueça o produto, ajudando-o a tirar o máximo proveito do seu tratamento.
4. Beber mais água
Nada mantém o seu cabelo, corpo e pele, mais hidratado do que a partir de dentro, ou seja, bebendo muita água.
Pode ser mais difícil de o fazer à medida que o tempo arrefecer, mas pode aproveitar o frio para beber chás. Atualmente há uma grande variedade de sabores e intensidades, pelo que, seguramente, encontrará com facilidade os que mais se adequam ao ser perfil.
5. Utilizar protetor de calor

É natural que com a chegada do tempo frio não goste tanto de deixar o cabelo secar naturalmente, pelo que recorra com frequência ao secador e até à prancha de alisar. Porém, para não estar a estragar o cabelo, utilize sempre um protetor de calor em spray ou óleo, para que consiga manter o cabelo protegido das agressões das altas temperaturas.
6. Proteger o cabelo
Literalmente proteger o cabelo do frio e da chuva, com um gorro, um chapéu ou um lenço. E hoje em dia já há opções bem modernas e elegantes, para que consiga proteger o cabelo e manter o seu estilo.
7. Escolher um novo corte de cabelo

É certo e sabido que depois do verão se deve cortar, pelo menos, as pontas do cabelo. Todavia, arrisque e faça algo diferente para mudar o seu visual.
8. Apostar na coloração
Com isto não queremos dizer que deverá fazer uma mudança drástica. Por vezes, bastam um simples reflexos ou nuances para dar um brilho especial ao cabelo e sentir-se ainda mais bonita e cuidada.
Veja também:
- Os melhores produtos para cabelo estragado
- Como recuperar a vitalidade do cabelo depois das férias
- Como hidratar o cabelo sem gastar muito dinheiro
- Regras para cuidar da hidratação do cabelo