Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
07 Jun, 2018 - 10:36

8 conselhos amorosos essenciais para uma relação feliz

Psicóloga Ana Graça

A felicidade conjugal contribui muito mais para a felicidade pessoal do que qualquer outro fator. Aprenda com os seguintes conselhos amorosos.

8 Conselhos amorosos essenciais para uma relação feliz

Um relacionamento romântico é facilmente reconhecido pela sua intensa e, às vezes, irracional emoção. A paixão alimenta o nosso comportamento, orienta ou distorce os nossos pensamentos e altera as nossas vidas. Para que o relacionamento floresça para além da fase da paixão é importante que se mantenha próximo e seja nutrido diariamente. Mas como fazê-lo? Apesar dos conselhos amorosos serem fáceis de dar, mas difíceis de seguir, vamos explorar algumas estratégias que podem ser muito úteis.

8 Conselhos amorosos essenciais para uma relação feliz

1. Aprecie as pequenas surpresas

Parte da magia da pessoa que ama é precisamente aquilo que não conhece. Descubra que livros o seu amado adorava ler na infância, que língua estudou ou que instrumento musical aprendeu a tocar. As descobertas que faz sobre seu parceiro permitem que o veja como único.

2. Aceite as características e os hábitos mais irritantes

Tentar mudar e transformar alguém naquilo que quer que ele ou ela seja, muitas vezes compromete a relação. Deixe que os julgamentos se suavizem e permita que as limitações e vulnerabilidades sejam aceites: não rejeite as características que menos aprecia na pessoa amada.

Conhecer e aceitar a pessoa real (e não a pessoa idealizada) é um processo contínuo, mas essencial para manter a magia da relação a dois.

3. Entenda e partilhe os seus medos mais secretos

A paixão cresce quando essas barreiras são removidas. A energia despendida a esconder um segredo da nossa própria consciência ou da consciência da outra pessoa pode ser prejudicial. Quanto melhor entenderem como ambos se sentem, pensam e comportam, mais feliz será a relação.

4. Enfrente o futuro e aceite o que este vos reserva

O que ainda está por vir e em quem ainda nos estamos a tornar são mistérios e só o futuro poderá dar resposta. Permita que exista na relação espaço para crescer, sonhar e imaginar a vida a dois.

Partilhem experiências, deixem que as diferenças valorizem e reforcem a relação. Faça planos para o futuro mas não se fixe em demasia no seu resultado.

5. A ternura e o carinho são imprescindíveis

A amizade, a honestidade e o cuidar do outro sem espaço para o egoísmo são importantes para o sucesso da relação.

6. Reconheça o importante papel desempenhado pelo contacto físico

Um relacionamento romântico envolve os sentimentos positivos provenientes do contacto físico entre o casal. Uma das chaves para um relacionamento saudável e duradouro é manter a intimidade física, dado que aproxima o casal física e psicologicamente.

7. Aprenda a lidar com o ciúme

O ciúme surge inevitavelmente quando o seu parceiro romântico dá atenção a outras pessoas em vez de a dar a si. A melhor solução para lidar com o ciúme é reconhece-lo e reconhecer o desconforto que está a sentir e fazer o possível para lidar com ele da forma mais apropriada, expressando os seus sentimentos diretamente ao seu parceiro e dando espaço um ao outro para que se relacionem com outras pessoas.

8. Tire tempo para estarem a sós

Algumas investigações mostram que os casais que relatam níveis mais elevados de satisfação com a relação dedicam uma parte significativa do seu tempo para atividades a dois. Todos os casais precisam de momentos em que não há crianças, nem amigos, nem família, apenas os dois.

Em suma…

Fazer destes conselhos amorosos práticas diárias vai certamente trazer melhorias à sua relação. Para melhorar a relação a dois não basta ler determinados conselhos amorosos ou determinados livros da especialidade. Pelo contrário, é através da prática diária e constante destas estratégias que o amor cresce e que os parceiros se mantêm realizados e felizes.

Veja também: