Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
26 Ago, 2016 - 11:28

Como usar óleo de coco: 6 aplicações possíveis

Júlia de Sousa

O óleo de coco está na moda e adeptos não lhe faltam, muito graças à sua versatilidade. Se ainda não sabe, prepare-se para saber como usar óleo de coco.

Como usar óleo de coco: 6 aplicações possíveis

O óleo de coco tem múltiplas utilizações possíveis, que vão da culinária à cosmética. Das propriedades do óleo de coco já lhe falamos e também já lhe apresentamos alguns dos seus benefícios.

Agora só falta dizer-lhe como usar óleo de coco.

Como usar óleo de coco? Descubra 6 possibilidades

maos hidratadas

1. Na cozinha

No que à culinária diz respeito, há muito como usar óleo de coco. Aliás, pode usá-lo da mesma forma que usa qualquer outro óleo vegetal, nomeadamente, como tempero para saladas, para cozinhar carnes ou legumes, em massas, pães ou bolos. Pode usá-lo em substituição de outro tipo de gorduras que habitualmente usa para cozinhar (como óleo de girassol ou manteiga, por exemplo).

Os especialistas recomendam uma dose diária (máxima) de 30g de óleo de coco por dia. No entanto, se ainda não está muito familiarizado com este óleo não deve ultrapassar as 20 g por dia.

À temperatura ambiente este óleo encontra-se no estado sólido, pelo que para usar pode aquecê-lo ligeiramente em banho-maria para que fique no estado líquido.

Uma das vantagens de usar óleo de coco para cozinhar é que este pode ser usado a temperaturas muito elevadas, sem perder as suas propriedades.

2. Para hidratar o cabelo

Uma das utilizações mais conhecidas do óleo de coco é na hidratação capilar.

Pode aplicar o óleo de coco simples no cabelo molhado. Após a lavagem aplique uma quantidade generosa de óleo de coco – no estado líquido – da raiz até às pontas, penteie e prenda o cabelo num coque, deixando o óleo de coco atuar durante cerca de cinco minutos e por fim enxague. É simples e muito eficaz.

Outro “truque” é misturar um pouco de óleo de coco com o seu condicionador ou amaciador habitual, aplicar no cabelo, deixar atuar cerca de cinco minutos e enxaguar abundantemente. Vai ver que fica com o cabelo muito mais hidratado, brilhante e sedoso.

3. Como pós-depilatório

Sim, é verdade. Também é possível usar o óleo de coco não só para remover restos de cera depilatória, mas também para hidratar a pele das “agressões” que acabou de sofrer com a depilação.

Como? É muito simples. Basta aquecer o óleo nas mãos, passar na zona depilada e deixar a pele absorver o óleo. A sua pele vai agradecer.

4. Como desmaquilhante

Esqueça os desmaquilhantes caros e compostos por vários produtos químicos. O óleo de coco pode funcionar também com um desmaquilhante (e a melhor parte) 100% natural.

Só precisa de colocar uma noz de óleo de coco num disco de algodão e aplicar no rosto em movimentos circulares. No fim é só lavar o rosto com os seus produtos habituais.

Mas uma coisa é garantida: o óleo de coco remove a maquilhagem e – em simultâneo – deixa a pele bem hidratada.

5. Hidratante de cutículas

Qualquer pessoa (especialmente as mulheres) gostam de ter mãos bonitas. Pele hidratada e unhas arranjadas são essenciais para o conseguir.

Mas nesta “missão” as cutículas desempenham um papel importante. E o óleo de coco pode ajudar a amolecer e hidratar esta zona das unhas.

Basta aplicar um pouco de óleo de coco em cada unha e deixar atuar durante alguns minutos. Ao fim desse tempo as cutículas ficam perfeitas.

6. Esfoliante labial

Há quem use o óleo de coco como bálsamo labial (basta aplicar o óleo e já está!), mas há mais que este óleo pode fazer pelos seus lábios.

Também pode atuar como esfoliante para manter os lábios macios e hidratados.

Só precisa de fazer o seu próprio esfoliante e para isso só precisa de óleo de coco (uma colher de sopa) e açúcar mascavado ou amarelo. Misture tudo até obter uma pasta espessa.

Depois aplique nos lábios (com os dedos) com movimentos suaves e retire com água.

Veja também:

Artigos Relacionados