Enfermeira Isabel Silva
Enfermeira Isabel Silva
28 Set, 2017 - 14:15

Saiba tudo sobre como lidar com a dor de parto

Enfermeira Isabel Silva

“Como lidar com a dor de parto?”. Esta é uma da maiores dúvidas que as futuras mamãs têm, principalmente as de primeira viagem. Calma! Existem maneiras de aliviar a dor durante este momento.

Saiba tudo sobre como lidar com a dor de parto

Um dos maiores medos das futuras mamãs, em especial as de primeira viagem, é não saber como lidar com a dor de parto.

A dor de parto depende da sensibilidade de cada mulher, e do seu limiar de dor. Mesmo na mesma mulher, que tenha passado por mais de um parto, as dores podem ser completamente diferentes.

É importante que saiba que os profissionais que a acompanharão durante o parto, estão familiarizados com a situação e dispostos a ajudar. Para além disto, poder ter o seu companheiro ou outra pessoa íntima que a possa acompanhar e partilhar estes momentos, fará com que se sinta mais confiante e mais segura.

O que irá sentir durante o trabalho de parto

o que se sente no trabalho de parto

Conforme o final da gravidez se vai aproximando, poderá sentir que o útero se contrai de vez em quando. Quando se inicia o trabalho de parto, as contrações tornam-se mais fortes e mais regulares.

A dor de trabalho de parto varia de mulher para mulher. A decisão de ter um parto sem dor é uma escolha da mulher.

No fim da gravidez poderá sentir que o útero se contrai de vez em quando. Quando o trabalho de parto começa, as contrações tornam-se mais regulares e muito mais fortes.

Existem várias técnicas que podem ajudar a aliviar a dor de parto:

  • Relaxamento e controlo da respiração;
  • Administração de medicamentos.

> Saiba mais sobre os sintomas de trabalho de parto

Como lidar com a dor de parto

1. Epidural

como lidar com a dor de parto epidural

Através desta técnica os medicamentos têm ação direta sobre os nervos responsáveis pela dor. Através da técnica epidural, os medicamentos atravessam a placenta em quantidades insignificantes.

Assim que é colocado o catéter epidural e administrada a medicação, as dores de parto diminuem progressivamente de intensidade. Em cerca de 15 minutos as dores cessam e passa apenas a ser perceptível um “endurecimento” da barriga.

Através desta técnica, a grávida pode manter um papel ativo durante o período expulsivo do trabalho de parto. Se houver a necessidade de realizar uma cesariana, a grávida pode ficar acordada. Neste caso, é utilizado o catéter epidural para a administração de uma maior dose de medicamentos.

2. Relaxamento e controlo da respiração

como lidar com a dor de parto relaxamento e controlo da respiracao

Através do controlo da respiração durante o trabalho de parto é possível aumentar o aporte de oxigénio disponível para a mãe e para o bebé.

Em situações de tensão e de medo, a respiração torna-se mais rápida e superficial. Nestes casos, a quantidade de oxigénio disponível diminui e a grávida sente-se tonta e descontrolada. Isto pode prejudicar não só a mãe mas também o bebé.

Se não sabe como lidar com a dor de parto, existem algumas técnicas de respiração que podem ajudar:

  1. Concentre-se na sua respiração: Inspire calma e naturalmente e, ao expirar, liberte o ar junto com toda a sua tensão corporal;
  2. Experimente contar: Ao inspirar, conte normalmente até 3 ou 4 e, quando expirar, conte de novo. Tenha em conta que, quando expirar, deve contar sempre mais um número do que ao inspirar. Ao contar, vai conseguir controlar melhor a respiração;
  3. Inspire pelo nariz e expire pela boca: Inspire sempre pelo nariz e expire sempre o ar pela boca. Não se sinta constrangida se, ao expirar, fizer algum barulho. Não tenha vergonha, faça o que quer que a faça sentir mais confortável, desde que não a prejudique nem ao seu bebe;
  4. Respire com o seu companheiro: concentre-se na respiração do seu companheiro (ou do acompanhante que estiver consigo) e olhe-o nos olhos. Treinem a respiração juntos durante a gravidez. Quando chegar o momento do parto, será uma grande ajuda, para além de ser gratificante para os dois.

> Saiba mais aqui sobre a respiração no trabalho de parto

Como lidar com a dor de parto e ajudar o bebé a encaixar-se

como lidar com a dor de parto e ajudar o bebe a encaixar

Com o avançar do trabalho de parto e o aumento da intensidade das contrações o bebé vai deslocar-se para a posição ideal para nascer. Há algumas maneiras de acelerar este processo:

  • Ponha-se em posição de cócoras (para ajudar a alargar a pélvis,  impulsionando o bebé para baixo);
  • Use uma bola de pilates para relaxar;
  • Tome um banho com água morna para relaxar;
  • Ponha-se em posição de gatas para aliviar a dor de costas;
  • Caminhe, para aliviar a dor e ajudar o bebé a descer;
  • Deite-se de lado;
  • Tente manter-se distraída (veja um filme, ouça música, faça uma massagem, respire profunda e relaxadamente…).

Veja também: