Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
18 Jul, 2023 - 13:03

Como equilibrar os níveis de glicose: 6 alimentos que vão ajudar

Catarina Milheiro

Tem andado atento aos açúcares que ingere? Saiba como equilibrar os níveis de glicose no sangue e cuide do seu organismo.

Sabe como equilibrar os níveis de glicose no sangue? Tem dúvidas sobre o tema? Não se preocupe, nós explicamos tudo.

A verdade é que as muitas mudanças que experimentamos nos anos passados recentes transformaram a rotina de várias pessoas e mudaram a relação que mantêm com a alimentação. Por exemplo: depois da pandemia, são vários os profissionais que trabalham a partir de casa ou até que podem optar pelo regime híbrido.

Todos sabemos que, quando estamos em casa, o acesso ao frigorífico torna-se mais simples e fácil. Ora porque precisamos de algo mais doce, ora porque nos apetece um snack para enganar a fome ou acalmar alguma ansiedade.

Por consequência, com este tipo de hábitos, surgem as alterações nos horários das refeições, uma vez que despejar as emoções na comida já passou a fazer parte da rotina. E o grande problema é que todas estas mudanças podem ter um desfecho menos bom para as pessoas.

Afinal, o aumento do consumo de doces, alimentos ricos em gordura ou carboidratos que são por norma de fácil preparação, eleva os níveis de açúcar no sangue (glicemia). Fique connosco e saiba tudo.

Como equilibrar os níveis de glicose no sangue: 6 alimentos valiosos

Sobretudo no verão e durante os nossos períodos de férias, os picos de glicemia são bastante frequentes e estão relacionados com as disparidades de açúcar. Ou seja, podem causar descidas e subidas dos níveis de açúcar.

Tal acontece devido às alterações nos horários de refeições e repouso, às mudanças de hábitos e à exposição ao calor e à desidratação. E é nestas alturas que se torna crucial saber como devemos equilibrar os níveis de glicose no sangue.

Estamos certos de que os eventos sociais, a falta de apetite devido ao calor e as mudanças de horários são situações bastante típicas nesta época do ano. Para evitar problemas e manter a sua saúde e bem-estar em dia, é necessário controlar os níveis de açúcar. Há 6 alimentos que ajudam. Tome nota.

1.

Coma cerejas entre refeições

Sabia que as cerejas são ricas em antioxidantes e vitaminas? E a boa notícia é que são muito fáceis de levar para qualquer lado – basta colocá-las num recipiente e mantê-las frescas.

Têm um baixo índice de açúcar e quando ingeridas nas quantidades certas podem ajudar a evitar as subidas de açúcar repentinas.

2.

Sardinhas

Quem diria que comer sardinhas ajudaria a equilibrar os níveis de glicose! Mas é verdade e podem ser ingeridas de formas distintas. Por exemplo: se optar por comer sardinhas frias, as mesmas irão ajudar a reduzir a temperatura corporal.

Por outro lado, este alimento melhora o metabolismo dos diabéticos tipo 2 e são ricas em ómega-3, contribuindo assim para reduzir os níveis de colesterol.

3.

Pão integral

Este tipo de pão têm a quantidade ideal de hidratos de carbono, tem bastante fibra, é de absorção lenta e ajuda a controlar os níveis de açúcar. Pode ser acompanhado em refeições mais leves e em que não tenha muito apetite, por exemplo.

4.

Couscous

Os couscous ajudam os diabéticos a evitar picos de glicemia e podem ser ingeridos sozinhos ou em saladas, por exemplo. Por serem pobres em gorduras, o coração vai agradecer bastante.

5.

Espinafres

São a verdura ideal para quem pretende ingerir uma grande quantidade de nutrientes e a melhor parte é o facto de conterem poucas calorias. Além disto, melhoram a absorção do açúcar e evitam também os pucos de glicemia.

6.

Guacamole

A base do molho de guacamole é o abacate e é bastante benéfico sobretudo para diabéticos tipo 2, uma vez que ajuda a controlar os níveis de açúcar.

A boa notícia é que não aumenta o colesterol já que as suas gorduras são saudáveis, contém ómega-3 e ácido oleico – experimente!

5 dicas para manter os níveis de glicose equilibrados

1.

Mantenha uma alimentação saudável

Fazer uma alimentação saudável, rica em nutrientes e alimentos com poucos açúcares e gorduras é a chave para garantir uma boa saúde e o seu bem-estar geral.

Confira a lista de alimentos que enumeramos e divirta-se a experimentar novas receitas. Troque os alimentos mais processados por frutas e vegetais da época e verá que tudo se torna mais fácil.

2.

Pratique exercício físico com frequência

Para que o açúcar que circula no sangue seja utilizado como fonte de energia, a prática de atividade física é crucial. Desta forma, recomenda-se que pratique cerca de 30 minutos por dia de caminhada, corrida, musculação ou qualquer outra atividade física.

3.

Reduza a comida processada

Sabemos que vários alimentos processados contêm altos teores de açúcares e outros carboidratos. Além disso, por não terem qualquer tipo de fibras, retardam a estabilização do nível de glicose no sangue.

Por isso já sabe, sempre que conseguir evite alimentos processados. Caso não seja possível, prefira os que são feitos com alimentos integrais.

4.

Ingira gorduras saudáveis

O ideal é evitar a gordura refinada a todo o custo. Falamos de trans e óleos vegetais, por exemplo. Em vez disso, opte por azeite, abacate, salmão ou castanhas até.

5.

Beba bastante água

Hidrate-se com frequência, especialmente nas épocas mais quentes do ano. afinal, beber água ativa os seus rins que, por sua vez, eliminam o excesso de açúcar do sangue na urina.

Veja também

Artigos Relacionados