Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
03 Ago, 2020 - 09:15

Ordem dos Psicólogos cria checklist de bem-estar para adultos

Mónica Carvalho

A pandemia trouxe muitas incertezas em diversas áreas da nossa vida, o que pode levar a estados de stress e ansiedade. Conheça a checklist de bem-estar para ver como se sente.

Checklist de bem-estar para adultos: mulher pensativa a contemplar a paisagem

Ciente do impacto provocado pela situação de pandemia COVID-19, a Ordem dos Psicólogos criou uma checklist de bem-estar para adultos que permite avaliar e re­fletir sobre como se tem sentido nas últimas semanas

Avalie como se sente com a checklist de bem-estar para adultos

Mulher a olhar pela janela

De recordar que não existem respostas “certas” ou “erradas”, visto que esta checklist de bem-estar serve apenas para que possa reconhecer e atentar aos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos recentes.

  1. Sinto-me muito cansado, com falta de energia.
  2. Sinto-me muito nervoso, ansioso e/ou irritável.
  3. Estou constantemente preocupado com alguma coisa.
  4. Sinto-me pessimista, sem esperança no futuro.
  5. Sinto-me triste, nada me anima.
  6. Não tenho motivação ou interesse em fazer as atividades que antes me davam prazer.
  7. Tenho dificuldade em concentrar-me e/ou tomar decisões.
  8. Sinto-me sozinho e/ou não tenho a quem pedir ajuda ou apoio se precisar.
  9. Discuto com a minha família ou amigos.
  10. É difícil relaxar.
  11. Sinto que não sou útil para ninguém.
  12. Sinto que tudo é um esforço para mim.
  13. Sinto que não consigo lidar com esta situação e/ou que não controlo a minha vida (o meu comportamento, pensamento e emoções).
  14. O meu padrão habitual de sono e/ou apetite alterou-se (ex. não consigo dormir, durmo mais; como mais, como menos).
  15. Consumo mais álcool do que era habitual.

Como interpretar os resultados?

1 a 3: se assinalou até três frases, então, a Ordem dos Psicólogos indica que “parece estar a lidar bem com a situação. Lembre-se que é natural sentir ansiedade e preocupação nesta situação exigente e de incerteza. Mantenha-se ativo e conetado com familiares e amigos, cuide da sua Saúde Psicológica e do seu bem-estar.”

4 a 8: se assinalou este número de frases, então “lembre-se que é natural sentir ansiedade e preocupação nesta situação exigente e que é igualmente natural ter di­ficuldades em lidar com este momento desafi­ante. Fale com pessoas em quem cont­a sobre aquilo que o preocupa, reserve tempo para cuidar de si e procure ajuda – um Psicólogo pode ajudar. Por exemplo, pode ligar para a Linha de Aconselhamento Psicológico SNS24” (disponível através do número 808 24 24 24).

9 a 15: se assinalou um maior número de frases, então saiba que “quando temos de lidar com experiências difíceis e os nossos sentimentos interferem na nossa vida e no nosso bem-estar, devemos procurar ajuda. Um Psicólogo pode colaborar connosco e ajudar-nos a pensar de forma mais clara e a encontrar estratégias para resolvermos as nossas difi­culdades. Ligue para a Linha de Aconselhamento Psicológico SNS24.”

A Ordem alerta para o facto de os resultados desta checklist não constituirem, de forma alguma, uma avaliação ou diagnóstico psicológico. O objetivo é ajudar a pensar sobre si próprio, sobre como se tem sentido nas últimas semanas. Ainda assim, independentemente dos resultados, se está preocupado com a sua Saúde Psicológica, procure ajuda profi­ssional.

Fontes

  1. Ordem dos Psicólogos – “Como me sinto? Checklist para adultos”, disponível em: https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/checklist_adultos.pdf
Veja também