Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
06 Mar, 2020 - 06:30

O seu cão perdeu o apetite? Saiba a que deve estar atento

Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Patrocinado por:

Se o seu cão perdeu o apetite é sinal de que algo se passa. Assim, deve estar atento a outros sinais que possam indicar a razão do animal não comer. Saiba quais.

Cão perdeu o apetite: causas

Os cães, por norma, gostam bastante de comer, portanto, para os tutores, quando um cão deixa de comer é sinal de alarme. As razões pelas quais o cão perdeu o apetite podem ser várias, no entanto, é importante perceber a causa do problema e corrigi-lo, pois deixar de comer pode trazer graves problemas ao seu patudo.

O seu cão perdeu o apetite? Razões pelas quais pode ter acontecido

alimentacao vegan para caes

As causas de perda de apetite podem ser várias, e é bom perceber o porquê de o animal não querer comer para que possa ser tratado em conformidade.

Dor

A dor é uma das razões mais comuns que levam o animal a deixar de comer. A dor pode ser localizada ou generalizada.

Se o seu cão perdeu o apetite pode ser uma manifestação de dor em qualquer parte do corpo. Por vezes uma dor na região da boca impede-o de se conseguir alimentar e apesar de o animal apresentar apetite não come.

Dores intensas em qualquer parte do corpo podem levar a que o animal fique mais prostrado e perca o apetite.

Febre

Tal como nas pessoas, a febre causa mal-estar e má disposição levando a que o cão possa deixar de comer. O aumento da temperatura pode ter várias causas, portanto é importante que o animal seja levado a uma consulta e diagnosticado o mais depressa possível, pois existem doenças graves que podem provocar febre.

Náusea

A náusea pode ser provocada por várias alterações no organismo, desde doenças infeciosas, distúrbios gastrointestinais, pancreatite, alterações renais e hepáticas, entre outros.

Uma vez que as causas podem ser diversas, é importante a realização de uma avaliação pelo médico veterinário e realização de exames complementares.

Não gosta da comida

Muitas vezes pode acontecer que o cão não goste da comida e por isso não coma. Esta situação é mais frequente em alturas de mudança de alimento, em que o cão estava habituado a um tipo de comida e sofreu uma alteração para outro.

Pode ser a marca, o tipo (seco, húmido ou comida de pessoas) ou simplesmente o sabor do do alimento. Se o cão não gostar da comida é provável que não coma, mas ainda assim apresente sinais de fome e procure constantemente alimento.

Stress

Se o seu cão perdeu o apetite pode estar a sofrer de stress e ansiedade. Existem vários motivos para o seu cão passar por momentos de stress, que muitas vezes acabam por passar imperceptíveis aos tutores.

As causas mais comuns de stress em cães são as mudanças de rotina, mudanças de ambiente. Por vezes a saída de um membro da família, a chegada de um bebé ou um novo animal de companhia podem ser motivos para despoletar ansiedade no cão e este deixar de comer.

Antes de concluir que o cão perdeu o apetite devido ao stress é necessário descartar todas as outras causas patológicas, o que implica uma avaliação do animal pelo médico veterinário.

O seu cão perdeu o apetite? O que fazer?

O que fazer se o seu cão estiver perdido?

Perceber a causa

Se o cão perdeu o apetite é provável que exista uma causa primária, de entre as causas citadas anteriormente. Assim, de forma a conseguir resolver o problema é necessário compreender e descobrir o que está a fazer com que o seu cão não coma.

Para perceber a causa deve refletir sobre possíveis alterações que tenham ocorrido recentemente, alterações na dieta do animal, e estar atento a outros sinais de doença no animal.

Testar o apetite

Testar o apetite também é importante para perceber se o animal perdeu o apetite, não consegue comer ou simplesmente não gosta da comida.

Pode testar o apetite do seu cão utilizando petiscos agradáveis que não é usual dar-lhe, mesmo não sendo o alimento mais adequado serve apenas para perceber se o animal está comer.

Pode utilizar biscoitos próprios para cães, um pouco de queijo, fiambre, uma pouco de lata de comida húmida ou qualquer outra coisa que saiba que o seu cão gosta muito e é difícil resistir. Nunca lhe dê este tipo de comida em grande quantidade quando testa o seu apetite nem utilize alimentos tóxicos para cães ou ossos.

Estar atento a outros sintomas

Se a causa da perda de apetite for devido a alguma patologia, é normal que o seu cão apresente outros sintomas. Esteja atento a vómitos, fezes, alterações de comportamento do cão, alterações na locomoção, entre outros.

Desta forma, quando consultar o seu médico veterinário, a informação que lhe vai transmitir será mais completa o que permitirá ao clínico redirecionar as suas suspeitas e será mais fácil chegar a um diagnóstico concreto.

Consultar o médico veterinário

Consultar o seu médico veterinário é sempre imprescindível, pois, é o único profissional habilitado a diagnosticar o seu melhor amigo.

Se procura profissionais especializados, saiba que com a Vetecare, tem disponível uma vasta rede de médicos veterinários e clínicas que podem ajudar o seu patudo. Desde 13€ por mês para dois animais de companhia, pode usufruir de serviços e descontos para até dois animais de estimação.

Se notar que o seu cão não come leve-o de imediato a um destes profissionais. Mesmo estando atento a outros sintomas ou testando o apetite, o animal deve ser avaliado, e essas informações servem apenas para complementar a informação da história clínica do animal.

Fontes

  1. MSD Veterinary Manual – Recognition and Assessment of Pain in Animals. Disponível em: https://www.msdvetmanual.com/management-and-nutrition/pain-assessment-and-management/recognition-and-assessment-of-pain-in-animals?query=pain
  2. Perception of dogs’ stress by their owners – Journal of Veterinary Behavior. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1558787811001547
Veja também