Enfermeira Bárbara Andrade
Enfermeira Bárbara Andrade
20 Dez, 2018 - 13:33

Aprenda a calcular o tempo de Gravidez

Enfermeira Bárbara Andrade

Para aprender a calcular o tempo de gravidez, é necessário perceber passo a passo cada fase desta, que dizem ser a fase mais bonita da vida de uma mulher.

Aprenda a calcular o tempo de Gravidez
O artigo continua após o anúncio

Quase todas as gestantes apresentam a mesma dúvida, pelo menos numa fase inicial: como calcular o tempo de gravidez? Essa dúvida surge porque apesar de uma gravidez ter um período de 9 meses, a partir do momento que passa a ser seguida nas consultas pré-natais, os médicos falam em semanas em vez de meses.

COMO CONTABILIZAR O PERÍODO DE GESTAÇÃO?

calcular o tempo de gravidez calendario marcado

Sabendo que uma gravidez dura, em média, 9 meses, por que motivo os médicos contam em semanas?

Apesar de ser mais confuso para a grávida e os que a rodeiam, falar em semanas em vez de meses, deve-se ao fato de existirem inúmeras e rápidas mudanças no organismo da mulher e do feto, permitindo definir com mais exatidão o tempo de cada uma das alterações que ocorrem.

Por exemplo, o coração do feto forma-se na quarta semana, o embrião passa a ser visível em ecografia a partir da quinta, os olhos surgem na semana seis e a partir da semana sete o futuro bebé já começa a movimentar-se lentamente.

Assim, se a gestação fosse contada em meses, não poderia haver tanta precisão na hora de avaliar o período de tais mudanças, sendo mais difícil para os médicos avaliarem a evolução do desenvolvimento fetal.

Além disso, devido ao nosso calendário possuir meses que não apresentam o mesmo número de dias, por exemplo, alguns têm 28, outros 30 e outros 31 dias, adota-se o mês lunar, que dura 28 dias ou 4 semanas.

Sendo assim, a gravidez pode ser dividida da seguinte forma:

PRIMEIRO TRIMESTRE (OU OS PRIMEIROS 3 MESES):

  • 1 a 4 semanas de gestação: 1 mês;
  • 5 a 8 semanas de gestação: 2 meses;
  • 9 a 12 semanas de gestação: 3 meses.

SEGUNDO TRIMESTRE (VAI DO 4º AO 6º MÊS):

  • 13 a 16 semanas de gestação: 4 meses;
  • 17 a 20 semanas de gestação: 5 meses;
  • 21 a 24 semanas de gestação: 6 meses.

TERCEIRO TRIMESTRE (PERÍODO ENTRE O 7º E O 9º MÊS):

  • 25 a 28 semanas de gestação: 7 meses;
  • 29 a 32 semanas de gestação: 8 meses;
  • 33 a 36 semanas de gestação: 9 meses;
  • 37 a 40 semanas de gestação: 10 meses.

COMO CALCULAR O TEMPO DE GRAVIDEZ?

calcular o tempo de gravidez ginecologista com paciente

A forma mais correta de calcular o tempo de uma gravidez é através do dia da conceção, no entanto, é difícil identificar tal dia corretamente, principalmente pelo facto de que os espermatozóides podem permanecer viáveis dentro do aparelho reprodutor feminino durante alguns dias (aproximadamente 3 dias) após o coito.

O artigo continua após o anúncio

A identificação do dia da cópula pode-se tornar mais difícil quando a mulher tem múltiplas relações sexuais, pelo que, convencionou-se designar o primeiro dia da gravidez como o primeiro dia da última menstruação (DUM – data da última menstruação), permitindo calcular a idade gestacional ou idade do bebé.

No entanto, nem sempre é fácil saber quando ocorreu a última menstruação, uma vez que existem mulheres com:

  • Ciclo menstrual irregular;
  • Só descobrem a gravidez já com várias semanas de gestação;
  • Apresentaram pequenas hemorragias vaginais no início da gravidez, tendo sido confundidas com a menstruação;
  • Problemas de memória, etc.

Nestes casos, a ecografia transvaginal é a forma usada para estimar o tempo de gravidez, idealmente usada a partir da 5ª semana de gravidez.

No entanto, um dos primeiros passos quando se descobre que está grávida é marcar uma consulta com o médico, que poderá confirmar a gravidez por meio de um exame de sangue e de um exame físico.

No entanto, mesmo quando a mulher sabe a sua DUM, a idade gestacional e a data provável do parto (DPP), serão corrigidas na 1ª ecografia da gravidez ou ecografia transvaginal, pois este exame permite uma aferição com exatidão do comprimento céfalo-caudal do embrião.

Este exame tem uma eficácia muito elevada se for feito ainda no primeiro trimestre.

Existem vários sites na internet onde pode fazer automaticamente o cálculo da gravidez. Deixamos aqui um exemplo:

COMO CALCULAR A DATA DO PARTO?

calcular o tempo de gravidez recem nascido com pulseira

Uma gestação normal é aquela que dura entre 38 a 40 semanas: se nascer antes das 38 semanas o bebé é considerado prematuro, se nascer depois das 40 semanas, é considerado pós-termo.

O artigo continua após o anúncio

Quando o obstetra lhe indica a data prevista para o parto, ele simplesmente contou 40 semanas após a DUM e esse cálculo qualquer pessoa pode fazer em casa, utilizando o seguinte esquema para calcular a data provável do parto:

  • 1º dia da menstruação + 1 ano + 7 dias – 3 meses = data provável do parto (DPP)

Se o ciclo menstrual for irregular, terá de somar ou diminuir o número de dias que a menstruação se afasta do ciclo de 28 dias.

Tenha em atenção que a DPP é apenas uma data estimada, que serve de guia para os futuros papás prepararem o ninho e para os médicos conseguirem avaliar o desenvolvimento fetal, podendo não coincidir com o dia do parto.

Na verdade, apenas 5% dos bebés nascem na sua DPP, os restantes nascem antes ou depois dessa data.

Veja também: