Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
13 Jun, 2023 - 00:01

Brigas entre irmãos: 11 formas de (tentar) acabar com elas

Psicóloga Ana Graça

Os seus filhos não se entendem? As brigas entre irmãos são normais, saudáveis e inevitáveis. Mas deve estar atento à necessidade de intervir.

Se as constantes discussões entre os seus filhos estão a deixar-lhe os nervos à flor da pele e já não os consegue ouvir a discutir, junte-se ao clube!

As brigas entre irmãos são uma constante em todas as famílias, mas há boas notícias: há estratégias que podem ajudar!

Quando os irmãos se zangam

As brigas entre irmãos são comuns e frequentes e a forma como os pais lidam com elas é determinante. Quando estas brigas entre irmãos escalam em frequência e agressividade acabam em choro e tensão para toda a família, e os pais sentem-se incapazes de lidar com estas situações de conflito.

Quando as brigas entre irmãos fazem parte de um contexto que envolve também momentos de carinho, parceria e cumplicidade entre eles, não devem ser motivo de preocupação excessiva, apenas de monitorização e orientação.

As brigas entre irmãos, para além de normais, são necessárias, desde que não estejamos a falar de situações que envolvam atitudes de falta de afeto contínuas, que possam ferir ou denegrir um deles. Através das pequenas disputas em família os seus filhos aprendem a desenvolver as suas opiniões, a expressar as suas necessidades, e a experimentar estratégias para atingir seus objetivos.

Outras aprendizagens importantes para a vida podem ser adquiridas através das brigas entre irmãos: aprender a ouvir o outro; colocar-se no lugar do outro; regular os sentimentos de ira e agressividade.

Estes conflitos são particularmente frequentes entre irmãos com alguma diferença de idades, surgindo muitas vezes pela não compreensão das limitações e avanços inerentes aos diferentes estados de desenvolvimento.

11 dicas para (tentar) acabar com as brigas entre irmãos

Os pais podem ajudar os filhos a lidar de forma mais eficaz com os conflitos. Estes incidentes podem ser uma oportunidade para ensinar as crianças a conviver e a resolver conflitos.

Utilize as brigas entre irmãos para aumentar a competência social e psicológica dos seus filhos, ajudá-los a desenvolver a inteligência emocional, ensiná-los a resolver problemas, e a aprender a lidar com sentimentos negativos.

1 – Não desespere: as birras e os confrontos são normais e fazem parte do desenvolvimento das crianças.
2 – Não faça comparações entre os seus filhos, pois eles são diferentes uns dos outros.
3 – Elogie os pontos fortes de cada um e incentive a admiração mútua.
4 – Dedique tempo em separado a cada filho, para que possa dar atenção exclusiva a cada um.
5 – Não descure na atenção ao filho mais calmo e que aparentemente não requer tanto afeto e atenção.
6 – Estimule o trabalho em equipa entre os irmãos: recorra a jogos e brincadeiras.
7 – Quando sentir necessidade de intervir faça-o com segurança, firmeza e tranquilidade, apaziguando a situação; mas primeiro observe e tome consciência da forma como os seus filhos lidam com as zangas, no sentido de poder estar preparado para ensinar, modelar e treinar estratégias diferentes ou em falta.
8 – Dê oportunidade aos seus filhos de resolverem por si mesmos o conflito.
9 – Evite demonstrar irritação e descontrolo, pois isso deixará o clima ainda mais tenso.
10 – Ofereça soluções: conversem e façam acordos; enfatize os conceitos de ética, respeito, compreensão e aceitação em relação para com as diferenças; procure descobrir a causa da briga e crie regras para quando essa situação se repetir no futuro.
11 – Ensine a dividir e estimule a partilha: a maioria das brigas entre irmão está relacionada com temas como a divisão dos brinquedos; incentive-os a decidirem juntos como partilhar determinado objeto.

Em suma …

Tenha paciência e lembre-se de que estas brigas entre irmãos são inevitáveis. Por muitas estratégias que utilize para eliminar as zangas, elas vão continuar a acontecer esporadicamente. A forma como se lida com o conflito é que deve ser trabalhada por todos os membros da família.

Veja também

Artigos Relacionados