Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
26 Nov, 2020 - 11:10

Como ser um bom líder: 5 características essenciais

Psicóloga Ana Graça

O bom líder é aquele que constrói pontes e não muros. É aquele que une ao invés de dividir. Mas como tornar-se um bom líder?

Bom líder

O bom líder é aquele que tem a capacidade de comunicar de forma eficaz com os outros acerca das metas a cumprir e inspirá-los a comprometerem-se com essas metas. É aquele que envolve os que estão à sua volta no empenho pelo objetivo comum. Mas como ser um bom líder?

Todos podemos ser líderes, mas…

Mulher a trabalhar no escritório

Todos podemos ser líderes, mas líder não é apenas aquele que tem um alto cargo de chefia. Líder é aquele que envolve diferentes membros da sua organização, seja grande ou pequena, e os ajuda a atingir metas comuns e a moldar e melhorar o clima organizacional.

O líder também não é aquele que se concentra apenas nas tarefas estratégicas. Pelo contrário, é aquele que está atento e cuida das relações interpessoais. É aquele que procura fomentar uma cultura de gratidão na organização, que elogia e agradece aos colegas pelo trabalho que realizam e pelo contributo que prestam.

Apesar de todos podermos ser líderes, a boa liderança não é inata. Requer trabalho e conhecimento. Líderes ineficazes, excessivamente confiantes ou irresponsáveis podem contribuir para o afundar de uma organização, nomeadamente quando colocam a sua visão e interesses pessoais acima da ética e da realidade da organização que representam. Desta forma, não basta ser líder, há que saber ser um bom líder (1).

Como ser um bom líder? 5 características essenciais

De que é feito um bom líder? Mais do que a capacidade intelectual, há traços importantes que os bons líderes parecem partilhar, nomeadamente traços de personalidade, tais como uma boa capacidade de socialização, ambição, empatia e curiosidade. Naturalmente, a educação, as experiências de vida e as oportunidades que vão surgindo desempenham também um importante papel (1).

Eis algumas das características reconhecidas aos bons líderes:

Reunião de trabalho na empresa
1

Um modelo positivo

Não há melhor do que liderar pelo exemplo. Os melhores líderes são aqueles que demonstram habilidades, capacidade de compromisso e carácter que todos desejam alcançar.

São aqueles que seguem as mesmas regras e princípios que pedem aos outros que sigam. São também aqueles que não têm medo de arregaçar as mangas e pôr mãos ao trabalho, lado a lado com os colegas.

2

Otimista e inspirador

A capacidade de inspirar e motivar os outros é essencial num bom líder. Importa ser capaz de adotar uma postura pró-ativa, positiva, de motivação para a ação.

O bom líder não é aquele que usa táticas que fomentam o medo e que se concentra nos pontos negativos daqueles que o rodeiam.

É antes aquele que desenha e se foca num futuro positivo, que é capaz de elevar as aspirações e a motivação dos outros, levando-os a alcançar o seu potencial máximo.

3

Empático

Uma boa capacidade de liderança está associada à preocupação genuína para com as pessoas que são lideradas. Está associada à capacidade de ouvir os outros, atender ativamente às suas necessidades e ser empático, colocando-se no seu lugar.

4

Desafiador

Uma qualidade fundamental da boa liderança é a capacidade de desafiar outras pessoas, recorrendo não só a argumentos racionais, mas também às emoções, de tal forma que todos desejem tornam a visão de futuro do líder em realidade.

O bom líder não só é desafiador como também se envolve nos desafios que propõe. Inova, assume riscos, usa os retrocessos como aprendizagem, mostra paixão, dedicação e compromisso, de tal forma que se torna merecedor de admiração e respeito.

5

Humilde

Os bons líderes têm, naturalmente, elevados níveis de autoconfiança. No entanto, têm também humildade, ou seja, capacidade para admitir que cometem erros, bem como capacidade para aprender com esses mesmos erros. Mais ainda, mostram-se disponíveis para ouvir os outros em busca do seu feedback (2, 3).

Em suma

Não basta ascender a cargos de chefia e de poder para ser um bom líder. É preciso desenvolver qualidades como a empatia, a capacidade de escutar o outro, a motivação e a determinação. É preciso demonstrar capacidade de compromisso, autoconfiança e preocupação com o bem-estar daqueles que lidera.

Fontes

  1. Psychology Today. Leadership. Disponívem em: https://www.psychologytoday.com/intl/basics/leadership
  2. Riggio, R. (2016). 5 Steps to Great Leadership. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/intl/blog/cutting-edge-leadership/201607/5-steps-great-leadership
  3. Greenberg, M. (2012). Six Qualities Leaders Need to Be Successful. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-mindful-self-express/201204/six-qualities-leaders-need-be-successful
Veja também