Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
24 Set, 2020 - 10:05

Biocheck-in: dispensador de álcool gel e termómetro num só aparelho

Mónica Carvalho

Higienizar as mãos e medir a temperatura corporal tornaram-se rotinas normais atualmente. O Biocheck-in pode ajudar. Veja como.

Mulher a desinfetar as mãos com álcool-gel num espaço comercial

A pandemia trouxe também o uso recorrente de produtos que não faziam parte do nosso dia a dia, como o álcool gel e o termómetro para medir a temperatura. O Biocheck-in é, então, um 2 em 1.

Trata-se de um projeto inovador que permite através de um único dispositivo – com ferramentas de leitura e monitorização de saúde pública integradas – fazer a higienização das mãos e o controlo de temperatura corporal contactless.

O equipamento é da autoria de uma equipa de investigadores do Instituto Superior Técnico e tem como objetivo proporcionar uma experiência menos intrusiva, confortável e mais segura no acesso a zonas comerciais, sociais e de lazer.

O projeto começou a ser desenvolvido em meados de abril, quando o país se encontrava em confinamento.

“Foi um desafio conseguir demonstrar as primeiras unidades produzidas ainda em junho, enfrentando dificuldades operacionais e logísticas e enquanto aprendíamos a trabalhar de forma remota”, recorda Luís Rosado, docente do Instituto Superior do Técnico.

Existem 7 modelos de dispositivos Biocheck-in adaptados para diversas atividades, como hotelaria, restauração, comércio, escolas e universidades, lojas CTT, agências bancárias ou repartições públicas.

O equipamento já se encontra em fase de comercialização e as primeiras unidades têm recebido feedback muito positivo.

Fontes

  1. Universidade de Lisboa: “Biocheck-in: o dispensador de álcool gel que também mede a temperatura corporal”. Disponível em: https://www.ulisboa.pt/noticia/biocheck-o-dispensador-de-alcool-gel-que-tambem-mede-temperatura-corporal
Veja também