Nutricionista Rita Lima
Nutricionista Rita Lima
31 Ago, 2020 - 10:54

Beringela: inúmeros benefícios em poucas calorias

Nutricionista Rita Lima

A beringela ocupa, atualmente, um lugar de honra na gastronomia e na nutrição. Quer saber porquê? Leia o nosso artigo!

beringela

beringela ou berinjela pertence à família de plantas “Solanaceae”, a mesma que o tomate, batata e pimentos, sendo, visualmente, muito parecida com a planta do tomate.

Apesar de ser considerada um legume, a beringela é, na realidade, um fruto.

A constituição da beringela

beringelas inteiras e cortadas

Originária da Índia, a beringela destaca-se pelas cores fortes da casca lustrosa que vão desde o vermelho escuro ao roxo, algumas com leves tons esverdeados.

Além da variedade de cores, a beringela apresenta também uma enorme variedade de tamanhos e formas, que vão desde um pequeno tomate a uma grande abobrinha. A mais popular variedade de beringela tem a forma de uma pêra oval, razão pela qual também é conhecida (principalmente nos Estados Unidos) por Eggplant. A sua polpa é macia e no interior contém algumas sementes dispostas num padrão cónico. 

Apesar do sabor e textura se alterarem ligeiramente de acordo com a variedade, podemos descrever a beringela como tendo um agradável sabor amargo e textura esponjosa. Em muitas receitas, a beringela cumpre o papel de um ingrediente complementar que equilibra os sabores de outros ingredientes mais pronunciados.

É um alimento muito versátil, encaixando na gastronomia de vários países. É um verdadeiro aliado da dieta mediterrânica, permitindo obter pratos nutritivos, deliciosos e cheios de cor. 

Informação Nutricional da beringela

três beringelas

A beringela é um alimento com baixo valor energético e que nos oferece diversas vitaminas, como a vitamina C e a vitamina B6 e minerais, entre os quais se encontra o potássio e o magnésio.

Cada porção deste vegetal apresenta uma boa quantidade de fibras alimentares, sendo que o teor de gorduras é praticamente nulo.

Confira aqui a sua informação nutricional, por 100 gramas:

Macronutrientes

  • Calorias: 25 kcal
    • Gorduras Totais: 0,2 g
    • Gorduras Saturadas: 0 g
    • Gorduras Polinsaturadas: 0,1 g
    • Gorduras Monoinsaturadas: 0 g
  • Hidratos de Carbono: 6 g
    • Dos quais açúcares: 3,5 g
  • Proteína: 1 g
  • Sódio: 2 mg
  • Fibra: 3 g

Micronutrientes

  • Vitamina A: 23 IU
  • Cálcio: 9 mg
  • Vitamina C: 2,2 mg
  • Magnésio: 14 mg

Benefícios da Beringela para a saúde

É do conhecimento de todos que o consumo de frutas e hortícolas está associada a um menor risco de desenvolvimento de doenças relacionadas com o estilo de vida, nomeadamente a alimentação.

A beringela não é exceção. A sua inclusão numa alimentação saudável traz diferentes vantagens para a saúde.

1.

Saúde do coração

Por ser um alimento que apresenta uma boa quantidade de fibras, vitaminas e ainda fitonutrientes na sua constituição, a beringela torna-se um alimento amigo do coração.

O risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares pode ser reduzido devido à ação dos flavonóides, importantes antioxidantes, que encontramos na casca da beringela, mais concretamente as antocianinas. A ingestão deste composto natural pode ajudar na redução e manutenção da pressão arterial.   

Médico com maquete de coração nas mãos
2.

Prevenção do cancro

Os antioxidantes presentes na beringela protegem as células contra os danos causados por radicais livres, o que consequentemente vai ajudar a impedir o crescimento tumoral e a dispersão de células malignas.

3.

Controlo do peso e saciedade

As fibras alimentares ajudam na perda de peso, uma vez que aumentam a saciedade e ajudam a reduzir o apetite.

Desta forma, ao ingerir a beringela vai ficar satisfeito durante mais tempo e a vontade de ingerir alimentos vai ser retardada.

dia mundial da obesidade
4.

Saúde da pele

A beringela contém muitos nutrientes que podem ajudar na manutenção de uma pela saudável, com aspeto jovem e brilhante.

Tanto a vitamina C como os antioxidantes presentes neste alimento, são úteis para evitar o envelhecimento precoce e o crescimento de rugas, assim como proporcionam uma boa elasticidade e tornam a pele macia e suave.

Como consumir a beringela?

rodelas de beringela grelhada

A beringela deve ser ingerida madura e sempre cozinhada. Como já referido, é muito utilizada na culinária, sendo inúmeras as formas como pode ser cozinhada: frita, cozida, grelhada e em saladas. Por vezes, é usada como substituto da carne. 

Na altura de escolher as beringelas, prefira as que apresentam casca firme, rija, pesada e brilhante. Se tiver que as conservar no frigorífico, coloque-as num saco de plástico, o que permite prolongar a frescura. Se adicionar uma pitada de sal depois de cortar a beringela, diminui o seu sabor acre e torna a beringela mais rija.

Hoje em dia, pode consumir beringelas ao longo de todo o ano, como parte integrante de uma dieta equilibrada.

Como cozinhar beringela?
Veja também Como cozinhar beringela?

Como incorporar a beringela nas refeições

rodelas de pizza de beringela

Deixamos-lhe agora sugestões simples para tirar o melhor proveito deste fruto:

  • Faça a base de pizza com beringela em fatias (em vez de massa de pizza) e adicione o molho de tomate, queijo e outros alimentos. Ao utilizar a beringela vai usufruir de uma refeição menos energética do ponto de vista nutricional
  •  Se estiver com pouco tempo, corte a beringela em pequenos cubos e refogue com outros ingredientes utilizando pouco azeite. Obterá uma refeição rápida, fácil e muito saborosa.  
  • A beringela grelhada é uma excelente opção. Corte a beringela ao comprido em fatias grossas e coloque-as no grelhador com uma pitada de sal e pimenta. Podem ser servidas como acompanhamento de uma refeição.
5 Receitas com beringela
Veja também 5 Receitas com beringela

Estas sugestões seguem como alternativas a outros alimentos. A alimentação é importante para conseguir uma melhoria da saúde em geral. Por isso, o importante é variar os alimentos e não ingerir sempre os mesmos.

Veja também