Atualmente muitas maternidades e algumas UCIN (Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais) defendem a existência de um banco de leite em todas as instituições hospitalares, pois acreditam nas inúmeras vantagens que o leite materno traz para o bebé, principalmente nos casos dos prematuros.
A necessidade de recorrer a um banco de leite pode se verificar por diversos motivos, como por exemplo:
- Mãe sofre de hipogalactia (reduzida produção de leite materno);
- Mãe apresenta alguma doença infecto-contagiosa (como por exemplo é seropositiva), nestes casos a mãe pode doar o seu próprio leite ao banco de leite, que o processa através da pasteurização, eliminando o vírus, tornando-se posteriormente, leite viável para oferecer ao seu bebé;
- O bebé está internado, pode ser prematuro e necessitar de cuidados hospitalares permanentes;
- Bebés de muito baixo peso;
- Entre outros.
Banco de leite em Portugal
Seja qual for o motivo, as mães que têm leite excedente, podem sempre doa-lo ao banco de leite, de forma a suprir as carências referidas anteriormente.
Atualmente existe apenas um banco de leite humano em Portugal, a MAC (Maternidade Alfredo da Costa) que, em associação com a instituição Banco do Bebé, gerem as doações de leite materno, além de prestarem apoio e aconselhamento às doadoras.
Banco de leite: o que é?
Frequentemente ouvimos falar em bancos de leite, que não são mais do que locais refrigerados adequados, que recolhem o leite materno doado.
O leite doado é posteriormente pasteurizado, de forma a garantir a sua qualidade no momento da doação e durante todo o processo de armazenamento, sendo assim possível que mães que não conseguem amamentar, consigam fornecer leite materno ao seu bebé.
Os bancos de leite geralmente também realizam trabalhos de investigação, educação, informação e aconselhamento sobre o aleitamento materno.
Banco de leite humano: como funciona?
O banco de leite recebe leite materno de mães que cumpram determinados requisitos, posteriormente esse leite é tratado, pasteurizado e corretamente armazenado, de forma a garantir a qualidade do mesmo, no momento em que for oferecido a um bebé.
O processo de conservação do leite materno passa por diversas fases: é recolhido em vasilhame próprio, passa pelo crematócrito (máquina) onde se testa a qualidade e se despista bactérias; é pasteurizado, selado e congelado.
Quem pode doar leite para o banco de leite?
No caso dos bancos de leite humano, apenas as mães que cumprem com os seguintes requisitos é que podem doar leite:
- Ser saudável;
- Amamentar há pelo menos 2 semanas, pois é a partir desta altura que o leite materno começa a estabilizar, já tendo passado de colostro a leite materno maduro;
- Ter bebés com menos de 4 meses que ainda não tenham sido desmamados, pois a partir desta altura, idealmente só a partir dos 6 meses, começa a introdução alimentar do bebé;
- Doar leite materno apenas se tiver uma produção excessiva para as necessidades do seu bebé;
- Não deve fazer medicação regularmente;
- Não pode fumar, nem consumir nenhum tipo de drogas;
- Não deve ingerir bebidas alcoólicas;
- Deve evitar o consumo de cafeína.
Para além dos critérios referidos, antes de iniciar a doação, o banco de leite faz um rastreio para detetar possíveis infeções que possam ser transmitidas para o leite materno da doadora.
Como doar leite ao banco de leite?
O leite humano de dadoras, pasteurizado, de um banco de leite, ajuda o bebé a desenvolver-se e também dá garantias aos pais de que o bebé está a receber o melhor substituto possível.
Atendendo ao facto de, atualmente, o único banco de leite materno existente é o da Maternidade Alfredo da Costa, as
Se acha que cumpre com os requisitos obrigatórios referidos anteriormente e quer doar leite, entre em contato com o Banco de Leite Humano da MAC. Tome nota que este limita as doações às mães que residem relativamente perto da instituição.
O banco de leite fornece frascos esterilizados e etiquetas e, se necessário, extratores de leite. Posteriormente, o leite doado é processado individualmente no banco.
Assim que o leite é verificado e pasteurizado para destruir eventuais bactérias, pode ser utilizado para alimentar bebés que precisam dele.