Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
17 Set, 2020 - 11:01

6 atividades lúdicas para os pequenos fazerem no regresso às aulas

Mónica Carvalho

Para amenizar o impacto de voltar à escola, depois de vários meses em casa, há algumas atividades lúdicas para fazer com os mais pequenos.

Mãe e filho a fazer atividades lúdicas em casa

A pandemia por COVID-19 mudou-nos as rotinas e trouxe novos hábitos de vida, entre os quais a telescola e aulas virtuais. Agora, com o regresso presencial às aulas, é importante implementar algumas atividades lúdicas para os mais novos encararem esta fase de forma divertida, descontraída e com o foco sempre na aprendizagem.

Regresso às aulas mais simples e divertido

Mãe e filha na cozinha a fazer bolachas

O objetivo destas atividades é facilitar o início de mais um ano letivo, principalmente para as crianças e jovens, mas também para os pais, que enfrentaram verdadeiras revoluções nos últimos meses. Sugerimos, então, as seguintes atividades:

  1. Criação de uma lista de regras a cumprir na escola e em momentos sociais durante a pandemia.
  2. Criar um calendário de tarefas em casa, para que todos os elementos da família contribuam para a harmonia do lar.
  3. Aproveitar para relembrar conteúdos do ano anteriores, realizando fichas escolares ou através de jogos de aprendizagem divertidos.
  4. Preparar as refeições da semana em família, de modo a que os mais novos encarem esse tempo para falar sobre como foi o seu dia, partilhar dúvidas e eventuais inquietações que possam ter. Além disso, esta é uma excelente forma de os mais novos começarem a conhecer melhor os alimentos e identificar as características e benefícios de cada um.
  5. Fazer jogos e atividades que ajudem especialmente a estimular a criatividade e o interesse pela aprendizagem.
  6. E, claro, simplesmente brincar – é preciso tempo de brincadeira para que as crianças cresçam bem e felizes.
Veja também