Teresa Santos
Teresa Santos
27 Ago, 2020 - 10:25

COVID-19: apps úteis em tempos de pandemia

Teresa Santos

Selecionámos algumas apps relacionadas com a COVID-19 (e não só) que lhe podem ser úteis para viver o dia-a-dia em tempos de pandemia. Confira e descarregue já!

apps covid-19

As aplicações móveis podem ter muitas funções e propósitos, mas devem sempre servir para facilitar a nossa vida e o nosso dia-a-dia. Devem ser informativas, práticas e simples de utilizar.

Com a situação atual de COVID-19, inúmeras apps foram desenvolvidas para dar resposta a vários propósitos que, mesmo não estando diretamente relacionadas com o novo coronavírus, podem ajudá-lo nas suas atividades quotidianas, em tempos de pandemia.

Pegue no seu smartphone, pesquise por estas apps e comece já a descarregar. Prometemos que não se vai arrepender e que ainda lhe vão dar muito jeito!

3 apps relacionadas com a COVID-19 que tem de descarregar já

jovem em aplicação no telemóvel e computador sobre covid-19
1

Stayaway COVID

A Stayaway COVID é uma aplicação móvel para iOS e Android, de adesão voluntária, a qual permite identificar e parar possíveis cadeias de transmissão do novo coronavírus. Ao monitorizar os utilizadores, a app permite detetar se esteve ou não em contacto com alguém com COVID-19.

É importante sublinhar que, ao longo deste processo, nunca é revelada a identidade de nenhum dos utilizadores. Além disso, a app elimina todos os dados passados 14 dias e respeita tanto a legislação europeia, como a portuguesa, no que respeita à proteção dos dados pessoais.

Esta app é particularmente útil, tendo em conta que esta é uma doença de fácil contágio, com um período de incubação longo e, por vezes, assintomática, fazendo com que alguns dos infetados não tenham qualquer indício de que podem estar doentes e a transmitir o vírus.

2

Info Praia

Enquanto o tempo estiver bom, esta app deve estar obrigatoriamente no seu telemóvel. Devido à pandemia de COVID-19, as praias passaram a ter lotação máxima, já que deve ser cumprida a distância de 1,5 metros entre utentes.

Portanto, antes de se dirigir a qualquer praia, deve consultar esta app, de modo a verificar a lotação da praia para onde pretende ir. Assim, se a praia estiver sobrelotada, pode sempre escolher outra menos concorrida.

3

Estamos ON – COVID-19

Esta é uma app oficial do Governo Português, desenvolvida pela VOST Portugal e a Flutter Portugal. Neste momento, ela reveste-se de grande utilidade para todos os cidadãos, já que reúne as mais diversas medidas excecionais tomadas pelo Governo, como os apoios concedidos a cidadãos, famílias e empresas.

Através desta aplicação é, ainda, possível acompanhar os conselhos das autoridades de Saúde a propósito do novo coronavírus e seguir as estatísticas da evolução da pandemia no país.

5 Aplicações que lhe vão ser úteis em tempo de COVID-19

1

Zoom

aplicação para tele-trabalho

O confinamento, assim como o tele-trabalho, levaram a que se passasse a recorrer com mais frequência a formas alternativas de socialização e de trabalho. Plataformas como a Houseparty ou o Google Meet permitiram reunir amigos e colegas, principalmente numa altura em que sair de casa não era de todo aconselhado.

Entre estas plataformas, destacou-se a Zoom. Ela também conta com uma app que é prática e simples de utilizar, seja num contexto informal, seja numa situação profissional.

2

Glovo

Para evitar deslocações desnecessárias, a Glovo é a app de que precisa, pois permite comprar, receber e enviar comida, bebida, flores, medicamentos, álcool, jogos, café e tudo o que possa imaginar!

Não é por acaso que esta já é uma das apps mais descarregadas no nosso país. Fácil e simples de usar, ela tornou-se verdadeiramente indispensável nos dias que correm.

3

Socratic

meninas a estudar por aplicação

Embora se perspetive um regresso às aulas presencial, existe a possibilidade de alguns alunos poderem ter de permanecer em regime online. Nesses casos, esta app pode ser muito útil para alunos e, também, para pais.

Disponível desde 2017, só precisa de fazer uma pergunta à app que ela disponibiliza todos os recursos online existentes para solucionar o seu problema ou dúvida.

4

Down Dog

Se ainda não retomou o ginásio ou as aulas com o seu personal trainer, tem nesta app uma opção muito prática e funcional para manter o corpo e a mente bem equilibrados. Com o Down Dog, consegue praticar ioga em casa, no parque ou no jardim. Além disso, é possível adequar o ritmo do exercício ao seu gosto.

5

Headspace: Meditação e Mindfulness

Mulher a meditar numa montanha com vista para o mar

É indiscutível que o contexto de pandemia e o período de confinamento afetaram a estabilidade emocional e o bem-estar psicológico de muitos de nós.

Portanto, práticas como a meditação e o mindfulness fazem cada vez mais sentido e são cada vez mais necessárias para o equilíbrio geral. Além da meditação, a app ainda conta com exercícios que o vão ajudar a dormir melhor.

Veja também