Tudo sobre a Dieta da Proteína

A dieta da proteína tem tanto de polémica como de eficaz. Venha conhecer um pouco mais sobre uma das dietas do momento e perceba se se adequa a si.

 
Tudo sobre a Dieta da Proteína
Uma dieta saciante que promete ajudá-lo a perder até 5 quilos num mês

Hoje em dia encontramos mil e uma dietas na internet, em revistas e até na televisão com promessas de emagrecimento e mudanças incríveis no corpo. Porém umas funcionam, outras nem tanto. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre uma das dietas do momento, que dá pelo nome de dieta da proteína. 

A dieta da proteína tem demonstrado ser uma forma rápida de perder peso, prometendo perdas de 4 a 5 kg por mês.

Em que se baseia a dieta da proteína?


dieta da proteina alimentos ricos em proteina

Tal como o nome indica, é uma dieta que tem como base alimentos ricos em proteína, mais precisamente carnes magras, ovos, peixe, lacticínios e proteína Whey.

O seu fundamento é simples. Permite o consumo quase ilimitado de proteínas e restringe os hidratos de carbono, com o objetivo de controlar a libertação de insulina, uma hormona envolvida no processo de armazenamento de gordura.

A dieta da proteína provoca a perda de peso rápida graças a uma situação chamada cetose. A cetose dá-se quando o organismo deixa de obter energia proveniente de hidratos de carbono e começa a gastar as suas reservas de gordura, o que reduz a gordura corporal e o peso, com resultados visíveis logo nos primeiros dias.

A dieta de Atkins é, talvez, a versão mais famosa da dieta da proteína.

Como fazer a dieta da proteína?


Basicamente, esta dieta elimina os hidratos de carbono, nomeadamente os açúcares simples e os alimentos que se transformam em açúcares simples, pois estes funcionam como calorias “vazias” na sua dieta, não fornecendo nutrientes mas sim muitas calorias.

Por outro lado, permite alimentos ricos em proteína de elevada palatabilidade e produtos hortícolas.

1. Alimentos Permitidos

dieta da proteina abacate

  • Todas as carnes (de preferência as magras), peixe e ovos;
  • Lacticínios magros, principalmente queijo fresco e iogurte magro;
  • Todo o tipo de hortícolas;
  • Frutos secos/oleaginosos, azeite e vários tipos de sementes em quantidades moderadas;
  • Abacate e limão;

2. Alimentos Proibidos

dieta da proteina acucar em cubos

  • O açúcar, incluindo o açúcar amarelo, é o principal hidrato de carbono que tem de eliminar da sua dieta. Leia os rótulos, porque muitos alimentos embalados, como molhos e outros alimentos preparados, contêm açúcar na sua composição. Se não conseguir prescindir do açúcar, substitua-o por adoçante;
  • As fontes de hidratos de carbono, como pão, massa, batata, arroz, cereais, bolachas estão proibidas;
  • Leguminosas, como grão, feijão, ervilhas, lentilhas, estão também proibidas;
  • Fruta e sumos de fruta.

 

5 Benefícios da dieta da proteína


dieta da proteina perda de peso

1. Perda de peso

Este é o principal objetivo desta dieta, e seguindo as regras alimentares estabelecidas, irá notar alguma diferença no peso e volume.

2. Saciedade

Embora os hidratos de carbono o deixem mais saciado, vai sentir que o seu apetite vai andar igualmente controlado e a vontade de fugir da dieta vai ser menor quando começar a sentir algumas diferenças no seu corpo.

3. Variedade

As opções alimentares disponíveis são imensas, evitando assim que se torne uma dieta monótona e com opções bastante restritas.

4. Aumenta o metabolismo

Sendo uma dieta rica em proteína, vai promover um aumento do metabolismo corporal e o gasto de mais calorias e, consequentemente, uma perda de peso mais rápida.

5. Manutenção da massa muscular

Como assegura um aporte constante de proteína ao organismo, impede o catabolismo (degradação) muscular, promovendo a síntese da mesma.

Como tal, a perda de peso não será resultante da perda de massa muscular, mas sim da perda de massa gorda.

Exemplo de um dia alimentar com a dieta da proteína


dieta da proteina ovos cozidos

Em seguida ficará com um exemplo de um dia alimentar com alimentos ricos em proteína que poderá ser diferente conforme as opções que escolher.

  • Pequeno-almoço: 1 abacate + 1 queijo fresco magro
  • Lanche da manhã: 1 iogurte líquido magro
  • Almoço: 150g de peito de frango + salada variada
  • Lanche da tarde: 2 ovos cozidos + 1 mão de frutos secos/oleaginosos
  • Jantar: 150g de peixe grelhado + brócolos cozidos

Acompanhado de qualquer tipo de dieta ou alimentação saudável deve estar o consumo de água diário, pelo menos 1,5L na totalidade, para ajudar a eliminar as toxinas geradas pelo excesso de proteínas no organismo. Além disso, uma vez que a fibra consumida será baixa (visto que esta está maioritariamente presente nos alimentos ricos em hidratos de carbono), a ingestão de água melhora o funcionamento do trânsito intestinal.

Paralelamente a qualquer dieta, a prática de exercício físico é fundamental para o sucesso na perda de peso.

A dieta da proteína afeta a saúde?


dieta da proteina suplementos alimentares

Apesar de evitar hidratos de carbono refinados e açúcar, não convém restringir por completo a ingestão de fruta, leguminosas e cereais integrais, pois estes alimentos fornecem o mínimo de glicose necessária para o cérebro funcionar e contêm fibra (para prevenir a prisão de ventre e o cancro do cólon), vitaminas, minerais e antioxidantes, que garantem o funcionamento do todo o organismo.

Assim, embora este tipo de dieta tenha uma boa taxa de eficácia em termos de perda de peso, apresenta, contudo, deficiências em termos de macro e micronutrientes, pelo que deve ser acompanhada pela ingestão de suplementos alimentares, devidamente prescritos por um nutricionista.

Por fim, importa salientar que esta dieta está contraindicada em pessoas com doença renal, pelo excesso de proteína que aporta.

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Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2016 e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade. É membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas.

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