4 tratamentos de verão para reduzir as pregas cutâneas

Tem curiosidade em saber como reduzir as pregas cutâneas e, consequentemente a massa gorda? Além de alimentação e treino, existem tratamentos que ajudam.

 
Powered by: BodyScience
4 tratamentos de verão para reduzir as pregas cutâneas
A medição das pregas cutâneas é um dos métodos de avaliação da massa gorda mais fiáveis

Quando o tema é emagrecer com saúde, a percentagem de massa gorda é um dos indicadores mais importantes para a avaliação da composição corporal, podendo ser quantificada através de diversos métodos.

Um dos mais utilizados é a medição de pregas cutâneas sendo que, quanto menor for o seu valor, menor é a percentagem de massa gorda. Neste sentido, é importante conhecer os melhores métodos para reduzir as pregas cutâneas e fazer avaliações regulares deste parâmetro, no sentido de quantificar a evolução ao longo do tempo.

4 opções para reduzir as pregas cutâneas este verão


tratamentos para reduzir pregas cutaneas

Apesar de haver várias respostas, existem dois pontos essenciais para ajudar a perder massa gorda: alimentação e treino. No entanto, poderá também recorrer a alguns tratamentos estéticos para reduzir as pregas cutâneas, nomeadamente:

1. Lipoaspiração não invasiva Titan

A Lipoaspiração não Invasiva Titan é um tratamento que ajuda a eliminar a gordura localizada de forma rápida e mais económica em várias partes do corpo: abdómen, coxas, glúteos, braços e pernas.

2. Radiofrequência Tripolar Cronus

A Radiofrequência Tripolar Cronus tem como objetivo reduzir a celulite e flacidez, atuando sobre as diferentes camadas da pele e promovendo a síntese de colagénio.

3. Pressoterapia

A pressoterapia consiste num tratamento multifuncional com grande eficácia no combate à celulite, gordura localizada e desintoxicação do organismo, através da drenagem.

4. Lipo3Action

A gordura localizada é um dos problemas bem conhecidos do sexo feminino e não só, e que teima em marcar presença diariamente.

O Lipo3Action permite dizer adeus a estes flagelos corporais, revelando-se uma verdadeira inovação no mundo da medicina estética, por ser bastante completo e poder ser aplicado em várias zonas do corpo, como abdómen, coxas, glúteos, braços, entre outros.

Nas Clínicas BodyScience espalhadas por todo o país, irá encontrar profissionais competentes que acompanham e motivam os seus clientes para que consigam atingir os resultados pretendidos, de forma individual e eficaz. Marque a sua primeira consulta de avaliação gratuita.

Importância da massa gorda para a saúde e composição corporal


importancia controlar a massa gorda corporal

Durante muito tempo o peso corporal foi considerado o parâmetro mais importante para avaliar a composição corporal em detrimento da percentagem de massa gorda. No entanto, sabe-se atualmente que a percentagem de massa gorda, tanto para a saúde como para a estética, é o fator mais importante.

Neste sentido, e apesar de existir uma boa correlação entre o índice de massa corporal e a massa gorda, isso nem sempre acontece, principalmente em pessoas com elevados valores de massa muscular.

Com efeito, as células do tecido adiposo (massa gorda) produzem e libertam hormonas e marcadores inflamatórios, os quais são promotores de um maior grau de inflamação no organismo e maior predisposição para o desenvolvimento de problemas de saúde, em particular doenças cardiovasculares, diabetes, problemas respiratórios (ex.: apneia), problemas osteoarticulares, depressão e até alguns tipos de cancro.

Pregas cutâneas: importância na avaliação da composição corporal


pregas abdominal avaliacao corporal

A gordura corporal é a componente mais variável do organismo e difere entre indivíduos do mesmo sexo, altura e peso, tendo a mulher, tendencialmente, mais massa gorda que o homem, para assegurar as funções reprodutoras.

Um dos métodos indiretos para estimar a gordura corporal total do organismo é a aplicação de fórmulas/equações que utilizam como base os resultados obtidos na medição das pregas cutâneas em locais estratégicos do corpo humano.

Para medição das pregas cutâneas são utilizados aparelhos denominados lipocalibradores, que medem a espessura da prega de gordura em milímetros, segundo um protocolo previamente definido, de modo a diminuir a subjetividade. Devem efetuar-se três medições consecutivas, sendo o valor final a média dos três.

Existem diferentes tipos de lipocalibradores, mas de uma forma geral, todos eles tendem a subestimar a espessura da prega cutânea, devido à compressão do tecido, sendo esta uma desvantagem deste método.

As pregas cutâneas mais utilizadas são:

  • Tricipital;
  • Bicipital;
  • Subescapular;
  • Supra-ilíaca;
  • Abdominal;
  • Crural.

Após medição, o valor das pregas é depois introduzido na equação escolhida (de acordo com o sexo), de modo a calcular o valor final da percentagem final de massa gorda.

Comparada com a bioimpedância, outro método normalmente utilizado para avaliar a massa gorda, as pregas cutâneas têm um nível relativo de precisão similar, no entanto a bioimpedância tem algumas limitações, em particular o facto de poder variar de acordo com a temperatura ambiente, o estado de hidratação do indivíduo, a prática de exercício físico, entre outros fatores que não são limitativos na avaliação pelas pregas cutâneas.

Como tal, a medição de pregas cutâneas por um avaliador especializado parece ser uma fórmula mais correta para a avaliação da composição corporal. No entanto, e idealmente, a melhor solução será sempre aplicar os dois métodos para uma estimativa mais real da percentagem de massa gorda, e valorizar a evolução obtida mais do que o valor absoluto das medições.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].