A flacidez no pescoço caracteriza-se pela perda de tonicidade e firmeza conferindo um aspeto envelhecido. É um processo lento e progressivo, provocado pela perda ou enfraquecimento de colagénio e elastina, as fibras de sustentação da pele.
Apesar de um processo natural inerente ao envelhecimento do ser humano, nalguns casos, a flacidez no pescoço pode ser mais acentuada e aparecer precocemente, podendo afetar a autoestima.
Existem algumas atitudes preventivas, como evitar a exposição solar intensa, usar protetor solar e um bom creme hidratante. Todavia, apesar dos cuidados, existem fatores que não podem ser totalmente controlados, como a suscetibilidade genética de algumas pessoas para a flacidez no pescoço. Nesses casos, os tratamentos ao nível da dermocosmética poderão ser grandes aliados.
3 tratamentos para combater a flacidez no pescoço

As Clínicas BodyScience oferecem os mais avançados tratamentos para combater a flacidez do pescoço e rosto, possibilitando o regresso a uma pele mais firme e uma aparência mais jovem.
1. Anti-aging BodySkin
O Anti-aging BodySkin é um dos tratamentos não invasivos mais completos da medicina estética moderna e divide-se em três fases distintas:
- Peeling: para remover as células mortas;
- Regeneração: para devolver à pele saúde e vitalidade, promovendo a resistência e elasticidade da pele;
- Laser: para ajudar a tratar as rugas.
A sua aplicação permite manter uma pele mais jovem, permitindo devolver-lhe a luminosidade e firmeza que tanto procura.
Veja tudo sobre este tratamento de pele >>
2. Powerskin
Trata-se de um programa de anti-envelhecimento intensivo, criado para ajudar a retroceder os efeitos de envelhecimento da pele, entre os quais se inclui a flacidez. Os bons resultados deste tratamento devem-se à estimulação dos mecanismos de defesa do organismo, que lutam contra o processo de envelhecimento fisiológico da pele.
Veja tudo sobre este tratamento de pele >>
3. Radiofrequência Tripolar Cronus Rosto
Este tratamento é um dos métodos mais avançados para ajudar a resolver problemas de flacidez no pescoço e rosto, dado que atua nas camadas mais profundas da pele.
Veja tudo sobre este tratamento de pele >>
Conheça algumas formas de prevenção da flacidez no pescoço

De algo temos a certeza: todos envelhecemos. Tal não significa que não nos devamos cuidar e fazer o que estiver ao nosso alcance para nos sentirmos o melhor possível. Isso implica ter hábitos saudáveis ao nível da alimentação e da prática de exercício físico, mas também cuidados estéticos, como usar os cremes adequados e retirar sempre a maquilhagem antes de dormir.
1. Fazer exercícios regulares nos músculos faciais e cervicais
Quando falamos em exercício físico pensamos rapidamente em determinados movimentos que trabalham os músculos dos membros superiores e inferiores, costas, abdómen e peitoral, e, acabamos por nem pensar no rosto. Mas tal é imprescindível para evitar a flacidez no pescoço.
Para alongar os músculos do pescoço, pressione a língua no céu da boca e olhe para cima com o queixo em direção ao teto. Mantenha a posição entre 30 a 60 segundos.
2. Utilizar cremes e hidratantes adequados
Não importa o quão conhecidos sejam, se a sua amiga usou e diz que é milagroso: cada indivíduo tem as suas necessidades e características específicas que devem ser respeitadas para o uso dos cremes mais adequados, devendo por isso aconselhar-se com o seu dermatologista.
Para manter a elasticidade da pele, produtos à base de colagénio e ácido hialurónico, ajudam a restabelecer a firmeza da pele.
3. Ter uma alimentação equilibrada
Uma dieta equilibrada e saudável é benéfica para todo o organismo e isso inclui a pele.
Como tal, deve evitar, fritos, doces em excesso e produtos demasiado processados, investindo sim no consumo de frutas e vegetais, fontes de proteína magra e fontes naturais de fibra.
4. Evite a exposição prolongada ao sol
Os raios ultravioletas do sol são dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, levando ao aparecimento da formação de rugas e manchas na pele. Não deve, todavia, evitar a exposição, mas sim controlar as horas em que o faz, bem como usar protetor solar.
5. Evitar flutuações de peso
Engordar e emagrecer num curto espaço de tempo é um dos principais motivos que explicam a flacidez no pescoço, dado que a pele, apesar de elástica, terá dificuldade em conseguir voltar ao estado original sem consequências.
6. Beber bastantes líquidos
A ingestão de líquidos – pelo menos seis copos de água por dia – também é um conselho válido para evitar a flacidez no pescoço, dado que evita a desidratação do nosso corpo e possibilita a manutenção de uma pele saudável, forte, elástica e livre de rugas e manchas.
Veja também:
- Flacidez? Saiba como se pode livrar deste inestético problema
- Flacidez no rosto? Descubra os melhores tratamentos para acabar com este problema
- Radiofrequência no rosto: conheça 12 benefícios deste tratamento inovador
- Como eliminar o queixo duplo com alimentação, exercício e tratamentos não invasivos