Mangostão: composição nutricional e benefícios

O mangostão não é um fruto muito comum em Portugal, mas tem vindo a ser utilizado em diversos pontos do mundo desde há muitos anos. É um fruto muito rico do ponto de vista nutricional, possuindo até uma composição invejável. Por todas as suas propriedades é uma mais valia para a saúde de quem o consome. Saiba mais aqui.

Mangostão: composição nutricional e benefícios
Saiba mais sobre esta fruta proveniente da Ásia.

O nome mangostão dá a sensação que é relacionado com a manga mas a verdade é que nada tem a ver com essa fruta.

O mangostão é uma fruta exótica. Dentro da sua casca vermelha, que não é comestível, existem até oito segmentos da fruta branca que contêm um sumo leitoso, com um sabor agridoce que muitos igualam a um pêssego ou a uma tangerina.

Esta fruta pode ser encontrada principalmente no sudeste da Ásia, em países como a China, Camboja, Tailândia, Malásia e Indonésia.

Tradicionalmente, o mangostão era usado no sudeste da Ásia para tratar feridas e infeções da pele. Alguns dos compostos da fruta são eficazes contra certas bactérias e fungos.

Estudos realizados recentemente indicam que esta fruta pode ajudar a inibir o crescimento de alguns tipos de cancro, apesar de não existirem estudos em humanos. 

Composição nutricional do mangostão


mangostao e composicao nutricional

Delicioso e suculento, o mangostão é uma das frutas tropicais mais populares. É composto por uma lista impressionante de nutrientes essenciais que são necessários para o bom crescimento e desenvolvimento e ainda para a promoção do bem-estar geral e nutricional.

É baixo em calorias, cerca de 63 kcal por cada 100g, e não contém gorduras saturadas ou colesterol. Por outro lado, é rico em fibras, podendo oferecer cerca de 13% da dose diária recomendada.

No que diz respeito aos micronutrientes, o mangostão é boa fonte da poderosa vitamina antioxidante vitamina C, 2,9mg por cada 100g.

Algumas vitaminas do complexo B também fazem parte do lote de nutrientes presentes nesta fruta, como é o exemplo da tiamina, niacina e folatos.

Além disso, também contém uma boa quantidade de minerais como cobre, manganês e magnésio. O potássio é um componente importante dos fluidos corporais e ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial, oferecendo proteção contra acidentes vasculares cerebrais e doenças cardiovasculares. 

Benefícios para a saúde


controlo da diabetes

Esta rainha das frutas tem muitos benefícios para a saúde, os melhores dos quais são mencionados de seguida neste artigo:

1. Tem propriedades anti-cancerígenas

O mangostão contém xantonas que exibem efeitos anti-cancerígenos, anti-inflamatórios e antibacterianos. As xantonas inibem o crescimento celular no cancro do cólon, por exemplo, e apresentam potencial de serem desenvolvidas como agentes para prevenir o cancro ou podem ser usadas em medicação de tratamento.

2. Tem propriedades anti-inflamatórias

Tem sido usado como agente anti-inflamatório há muitos anos nos países do sudeste asiático. Alguns trabalhos mostraram que os extratos de mangostão têm propriedades anti-alérgicas e anti-inflamatórias e inibem a liberação de histamina e prostaglandinas associadas à inflamação no corpo.

3. Ajuda nos cuidados com a pele

O mangostão tem propriedades que podem prevenir o cancro da pele. As propriedades anti-inflamatórias, anti-bacterianas, anti-fúngicas, anti-alérgicas e antioxidantes ajudam a reduzir o risco de várias condições, tais como inflamação da pele, envelhecimento da pele, eczema, alergias e infecções bacterianas.

4. Aumenta a imunidade

É rico em nutrientes, minerais, vitaminas e xantonas que ajudam a estimular o sistema imunitário. Todos estes nutrientes protegem o corpo de doenças que enfraquecem ao imunidade.

5. Tem propriedades antioxidantes

O mangostão é uma das frutas conhecidas por conter poderosos antioxidantes, que são úteis para o sistema imunitário e para todo o corpo. Estes antioxidantes contêm reforços de células que são referidos como xantonas, que contêm várias propriedades e que têm valor medicinal. É por isso que o mangostão é denominado como um fruto curativo e pode ser usado para reverter os efeitos das doenças.

6. Protege a saúde do coração

Ajuda na redução do risco de acidentes vasculares cerebrais ou infarte do miocárdio, pois apresentam um efeito protetor no sistema de defesa do tecido antioxidante e na peroxidação lipídica durante um derrame.

7. Controla a diabetes

A diabetes é uma condição comum na sociedade moderna. Embora seja possivel controlar a doença através de medicação, apresenta na mesma um risco para a saúde, especialmente se as precauções forem evitadas. O mangostão é eficaz na gestão e manutenção dos níveis de açúcar no sangue.

8. Perda de peso

A incorporação de mangostão na dieta pode ser eficaz na perda de peso. Os vários nutrientes encontrados no mangostão também garantem uma boa saúde e um bem-estar geral.

> Saiba mais aqui sobre os benefícios do mangostão.

Em suma…


O mangostão além de ter um excelente perfil nutricional, também apresenta vários benefícios para a saúde que vão desde a prevenção de doenças do coração até aos cuidados da pele.

Por todos os motivos enumerados neste artigo, o mangostão pode e deve ser inserido na alimentação diária. O único problema que poderá surgir é realmente encontrá-lo disponível no mercado.

As alternativas mais fáceis de encontrar são os suplementos alimentares de mangostão, os xaropes e sumos concentrados.

Veja também: