A gastrite é uma inflamação das paredes do estômago, causada por uma infeção ou pela erosão do seu revestimento protetor. Este revestimento é muito importante porque produz substâncias fundamentais para o processo digestivo.
A inflamação provocada pela gastrite interfere com a produção destas substâncias, permitindo que o ácido produzido pelo estômago penetre e danifique ainda mais as paredes.
Sendo uma inflamação de curta duração, é designada por gastrite aguda, quando se prolonga no tempo é chamada de gastrite crónica que, se não for tratada, pode durar toda a vida.
SINTOMAS DA GASTRITE?
Existem vários fatores que favorecem o aparecimento, desenvolvimento e manutenção da gastrite mas o diagnóstico da doença é, normalmente, realizado através de uma endoscopia com biópsia. Em alguns casos, também pode ser necessário realizar análises ao sangue, exames radiológicos, estudos das fezes ou testes respiratórios.
Antes destes passos, é preciso estar atento aos sintomas da gastrite, nomeadamente:
- Perda de apetite e sensação de saciedade antes do fim da refeição;
- Má digestão e azia;
- Mau estar e a sensação de estômago a arder;
- Sensação de que a comida não está a ser digerida;
- Vómitos e enjoos;
- Dor no abdómen;
- Vontade de arrotar;
- Hemorragias digestivas – nas situações mais críticas, com evidências nas fezes ou vómitos.
PRINCIPAIS CAUSAS DA GASTRITE
1. Bactéria Helicobacter pylori
Um dos principais responsáveis pela gastrite é a bactéria helicobacter pylori que se transmite de pessoa para pessoa, através de comida ou de água contaminada. Estima-se que 50% da população mundial seja afetada pela bactéria.
2. Consumo excessivo de medicamentos
O consumo excessivo de medicamentos anti-inflamatórios, como a aspirina ou o ibuprofeno, interfere com a produção da substância que contribui para a proteção do revestimento do estômago.
3. Envelhecimento
Com a idade, a proteção do revestimento do estômago fica mais fina e começa a perder o seu efeito, assim como, também aumenta a suscetibilidade a infeções e vírus que provocam danos nas paredes do estômago.
4. Stress e ansiedade
Situações excessivas e prolongadas de pressão, stress ou ansiedade contribuem para a deterioração das paredes do estômago.
5. Consumo excessivo de álcool
O consumo excessivo de álcool prejudica o revestimento do estômago, devido ao aumento de produção do suco gástrico para ajudar na digestão.
6. HIV
Os portadoras do vírus do HIV, por deficiências no sistema imunitário, estão mais sujeitas à ação de bactérias e outros vírus.
7. Doenças autoimunes
Aqueles que sofrem de doenças autoimunes, doença de Chron ou outras infeções provocadas por parasitas estão mais sujeitos a contrair e a desenvolver problemas de gastrite
8. Consumo de drogas
Se consumir algum tipo de drogas o seu maior problema não é seguramente a gastrite, mas ainda assim o consumo de algumas drogas aumenta o risco de contrair gastrite.
TRATAMENTO DA GASTRITE
O tratamento é realizado habitualmente através de medicação, por indicação médica, nomeadamente: antiácidos, inibidores da bomba de prótons ou bloqueadores dos recetores da histamina.
Mudar os hábitos alimentares e privilegiar uma alimentação à base de carnes magras, verduras, legumes e frutas cozidas também ajuda no tratamento da gastrite.
Tente privilegiar alimentos alcalinos ou pouco ácidos como espinafres, melancia, abóbora, figos, batata, sumos e vegetais, entre muitos outros.