Como atenuar os enjoos na Gravidez? Alivie estes sintomas!

Os enjoos na gravidez são tipicamente os sintomas mais frequentemente relatados. Não prejudicam a mãe nem o bebé mas incomodam. Saiba o que fazer para os atenuar.

Como atenuar os enjoos na Gravidez? Alivie estes sintomas!
Os enjoos na gravidez são mais comuns no primeiro trimestre.

A causa dos enjoos na gravidez não são totalmente compreendidas, no entanto parecem estar relacionados com a produção da hormona gonadotrofina coriónica (beta-HCG), a hormona da gravidez cuja concentração aumenta gradualmente à medida que a gravidez evolui.

Alguns outros fatores contribuintes poderão ser:

  • O estrogénio: outra hormona que aumenta durante a gravidez e que pode contribuir para os enjoos;
  • O stress ou fadiga associados também podem ser fatores que contribuem para as náuseas e vómitos.

 

QUANTO TEMPO DURAM OS ENJOOS NA GRAVIDEZ?


enjoos na gravidez

As náuseas geralmente começam em torno da 6.ª semana de gravidez, mas podem começar desde as 4 semanas. Os sintomas tendem a piorar durante o mês seguinte.

Cerca de metade das mulheres que têm enjoos na gravidez sentem alívio completo por volta das 14 semanas.

9 DICAS PARA ATENUAR OS ENJOOS NA GRAVIDEZ:


beber agua para os enjoos na gravidez

Siga estas dicas para atenuar os enjoos na gravidez e alivie estes sintomas que tão incómodos chegam a ser para a futura mãe:

  1. Evitar alimentos e cheiros que desencadeiam os enjoos.
  2. Nunca deitar logo após comer: O ácido gástrico produzido associado à digestão potencia mais o mal-estar e refluxo se estiver deitada.
  3. Comer em pequenas quantidades com maior frequência: Uma dica preciosa é comer menos e mais vezes ao dia. Faça pequenas refeições de 2 em 2 horas. Os enjoos são mais frequentes quando tem o estômago vazio, o que leva a enjoos com maior frequência pela manhã.
  4. Evitar alimentos picantes, ácidos, fritos ou com muita gordura: Estes alimentos são de mais difícil digestão e podem irritar o seu sistema digestivo.
  5. Beber muitos líquidos: A ingestão de água ajuda a manter o corpo hidratado e a evitar os indesejados enjoos na gravidez. Sumos naturais são uma ótima opção, especialmente com frutas cítricas devendo, no entanto, ser evitados durante as refeições.
  6. Permanecer em locais com boa ventilação: Manter as divisões bem ventiladas apoia uma melhor respiração e bem-estar. Uma sala abafada ou com cheiro de perfume intenso podem desencadear os enjoos na gravidez.
  7. Descansar bastante: Aprenda a ouvir o seu corpo, quando se sente cansada, tente descansar um pouco.
  8. Levantar lentamente de manhã: Sente-se na cama durante alguns minutos antes de iniciar as suas atividades diárias.
  9. Experimentar a aromoterapia: Algumas grávidas referem que cheiros como limão, menta ou laranja, aliviam bastante os seus enjoos na gravidez. Use um difusor para dispersar os óleos essenciais, ou coloque uma ou duas gotas num lenço que poderá ter consigo e cheirar ao longo do dia.

 

MEDICAMENTOS E ALIMENTOS QUE ATENUAM OS ENJOOS NA GRAVIDEZ:


1. Gengibre

gengibre cortado

Uma boa opção natural e segura para ajudar a aliviar os enjoos na gravidez é o gengibre. Em diversos estudos o consumo moderado do gengibre foi comprovado como seguro durante a gravidez, sendo recomendado o uso de até 2 gramas de gengibre por dia.

Poderá tentar comer diretamente pequenos pedaços de gengibre, adicionar gengibre ralado à sua comida (ótima em pratos orientais ou em salada de fruta). Rebuçados de gengibre e chá de gengibre são também boas opções.

2. Medicamentos

comprimidos para os enjoos

Medicamentos como o cocculine® são seguros durante a gravidez, sendo ótimos aliados contra os enjoos na gravidez, no entanto consulte sempre o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

3. Pulseiras anti-enjoo

pulseira anti enjoo

A eficácia das pulseiras anti-enjoo estão também comprovadas na gravidez. A sua ação é exercida pela pressão sobre o ponto de acupressura existente em cada pulso (denominado Ponto Nei-Kuan) e o efeito manifesta-se dentro de poucos minuto.

Veja também:

Farmacêutica Cátia Rocha Farmacêutica Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.

Cofidis