Alimentos para dormir bem: diga adeus às insónias

Devido aos seus nutrientes, há alimentos que podem ajuda-lo a dormir bem e a ter noites descansadas e tranquilas.

 
Alimentos para dormir bem: diga adeus às insónias
Consiga uma noite de sono mais tranquila.

Quando se trata de boas noites de sono, não chega falar dos alimentos que se devem evitar. É importante conhecer os alimentos para dormir bem.

Da mesma forma que existem alimentos que prejudicam o descanso durante a noite, existem outros que podem ter o efeito exatamente contrário. Certos alimentos e bebidas podem realmente ajudar a adormecer mais rápido e a ter um sono mais profundo

Aqui estão algumas propostas para colocar na sua lista de compras para conseguir umas noites mais tranquilas.

7 Alimentos para dormir melhor


De modo a evitar insónias, provocadas pelo stress ou outros fatores, ou noites mal dormidas, sugerimos os seguintes alimentos:

1. Leite e derivados

alimentos para dormir bem leite e derivados


Principalmente os mais novos têm por hábito beber um copo de leite antes de ir dormir. E parece que isso faz todo o sentido. Afinal os laticínios são ricos em triptofano, um aminoácido das proteínas precursor da serotonina, um neurotransmissor cuja carência está associada à irritabilidade, hipersensibilidade e alterações do sono, entre outros.

Algumas das opções para comer ou beber antes de dormir são: um copo de leite, um iogurte ou queijo fresco.

2. Ovos

alimentos para dormir bem ovos inteiros com casca

A gema dos ovos contém ferro e cálcio e os ovos são ricos em triptofano, cuja carência pode provocar insónias, entre outros sintomas.

Apesar de ainda existirem duvidas relativamente à quantidade de ovo que se deve consumir, este é um alimento ideal para passar uma boa noite.

3. Espinafres

alimentos para dormir bem espinafres

Os espinafres são ricos em magnésio, um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo e saúde cerebral. Quando existe um défice deste mineral podem surgir sintomas como insónias e tremores, entre outras queixas.

Por isso, não se esqueça de comer espinafres mais vezes, principalmente ao jantar.

4. Banana

alimentos para dormir bem cacho de banana

A banana é um dos principais alimentos para dormir melhor e também dos mais conhecidos. Esta fruta fornece uma boa quantidade de potássio e ainda vitamina B6, que tem como uma das suas funções principais a prevenção de insónias.

Apesar de a banana poder ser consumida a qualquer hora do dia, o período da noite é o que parece receber mais benefícios.

5. Frutos secos

alimentos para dormir bem frutos secos

Por serem ricos em triptofano, magnésio e gorduras ómega-3 e ómega-6, os frutos secos são uma boa opção para um snack noturno, se tiver fome antes de se deitar. Mas atenção à quantidade que ingere, os frutos secos são bastante calóricos, fornecendo uma quantidade grande calorias e gorduras (ainda que “saudáveis”) por uma pequena porção.

Alguns dos frutos secos mais consumidos como snack antes de dormir são as nozes, as amêndoas, os amendoins e os cajus.

6. Peixe

alimentos para dormir bem sardinhas

Comer peixe é bom e muito importante para receber nutrientes essenciais, mas ainda melhor do que consumir, é consumir à noite.

Os peixes são, normalmente, uma boa fonte de triptofano, a juntar aos outros benefícios que advêm de ingestão regular de peixe.

A sardinha, o salmão e o bacalhau são bons exemplos de peixes ricos em triptofano.

7. Chá de camomila

alimentos para dormir bem cha de camomila

O chá de camomila atua como um calmante no nosso organismo e é excelente para travar as insónias.

Tem ainda propriedades desintoxicantes, anti-inflamatórias e tem a capacidade de diminuir as dores musculares que muitas das vezes são causa de noites mal dormidas.

Antes de ir embora…


Tão importante como ingerir alguns destes alimentos para evitar noites mal dormidas, é ter um estilo de vida saudável no geral.

Existem outros hábitos não relacionados com a alimentação que têm um papel muito relevante no aparecimento de insónias, como por exemplo o tabagismo, o consumo de álcool, consumo excessivo de bebidas com cafeína e o sedentarismo.

Ao mesmo tempo que tenta melhorar o seu estilo de vida, inclua nas suas refeições mais tardias os alimentos descritos acima e verá que começa a descansar melhor e as insónias começam a desaparecer.

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Nutricionista Inês Sanches Nutricionista Inês Sanches

Inês Sanches é licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Colaborou com as Instituições Sociais de Solidariedade Social, Qualificar para Incluir e Centro Social de Ermesinde e fez parte da equipa de Nutrição do projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto durante 1 ano.

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