Publicidade:

Cuidados de pele no verão: 7 dicas para uma pele saudável

Pode não parecer, mas estamos no verão! E, como tal, partilhamos consigo alguns cuidados de pele no verão, para se sentir sempre bem consigo mesma.

 
Cuidados de pele no verão: 7 dicas para uma pele saudável
Dicas para manter uma pele saudável

Entre dias menos quentes e outros de temperaturas bastante elevadas, há cuidados de pele no verão que deve seguir sempre nesta altura, para assegurar que a sua pele se mantém limpa, bonita, luminosa e sem manchas.

O verão traz dias mais longos, quentes e apela a que passemos mais tempo fora de casa. Como tal, a nossa pele está mais exposta a fatores externos, o que implica ter cuidados adicionais básicos.

Todavia, qualquer caso de problema de pele deve ser devidamente acompanhado por um dermatologista que analise a situação e proponha um plano de ação personalizado.

Também nas Clínicas Bodyscience irá encontrar profissionais que o irão guiar para possíveis tratamentos, personalizados e adequados às suas necessidades. Não perca tempo e marque já a sua consulta de avaliação gratuita.

7 dicas para cuidar da pele nos dias de verão


cuidados de pele no verao mulher com sardas

A exposição solar traz benefícios para a pele, nomeadamente níveis de vitamina D, que favorecem a secreção de dopamina e serotonina – as chamadas hormonas da felicidade, e ajudam a sentirmo-nos mais felizes e animados. Além disso, apanhar sol ajuda ainda a combater problemas como psoríase e acne, a melhorar as defesas do organismo e a fortalecer a massa óssea.

No entanto, deve evitar apanhar queimaduras solares, não ficar com a pele seca, manter a pele bonita, luminosa e sem manchas durante o verão – e ao longo de todo o ano. Para isso, basta dedicar um pouco mais de tempo a cuidar de si. Conheça  7 formas de o fazer.

1. Limpar a pele

Este cuidado é indispensável ao longo de todo o ano, mas muito mais no verão, principalmente para quem pretende conseguir uma pele bronzeada, de forma homogénea e saudável. Este processo implica pela esfoliação corporal, que pode facilmente fazer enquanto toma banho, e que ajudará a eliminar células mortas e impurezas.

O resultado é uma pele mais lisa e pronta para a exposição solar, desde que cumpra com os cuidados seguintes que iremos enunciar.

2. Hidratar a pele de forma adequada

Os cremes hidratantes ajudam a proteger a pele, evitando assim, a falta de água, secura e até escamagem da pele. E isto é algo que deve fazer no corpo todo, mas essencialmente no rosto por ser a zona do corpo que está mais exposta aos elementos externos e, além disso, é a zona onde temos a pele mais fina, que precisa de cuidados mais específicos.

Esses cuidados devem ser totalmente adequados, independentemente de achar que aquele creme que fez milagres com a sua melhor amiga é o ideal para si. Primeiro deve mesmo compreender qual o seu tipo de pele, características e necessidades.

cuidados de pele no verao tratamento de pele

3. Proteger a pele (durante todo o ano!)

Um dos maiores erros nos cuidados de pele é achar que o protetor solar apenas deve ser usado no verão, quando tal deve acontecer durante o ano todo, mesmo que não vá estar diretamente ao sol. Esta é mesmo a melhor forma de se proteger de determinadas doenças, de manter uma pele mais saudável e evitar o aparecimento precoce de rugas, melasma ou flacidez.

As manchas na pele são um dos problemas mais comuns no sexo feminino e que acabam por ser mais evidentes na altura do verão. E há situações em que a proteção mais tradicional – tónicos, séruns e cremes – poderão não ser suficientes e, nesses casos, há a possibilidade de recorrer à medicina estética para voltar a ter a pele que sempre desejou.

As Clínicas BodyScience disponibilizam algumas das mais recentes novidades nos tratamentos para cuidar da pele e ajudar a reduzir as manchas no rosto, para uma pele mais uniforme, brilhante e rejuvenescida.

  • Anti-aging Bodyskin

O anti-aging bodyskin é um tratamento não invasivo que se divide em três fases distintas: peeling, para remover as células mortas; regeneração, que devolve à pele saúde e vitalidade promovendo; laser, que ajuda a tratar as rugas.

Assim, este tratamento permite voltar a dar saúde, beleza e vitalidade à sua pele, enquanto fica mais firme e com mais luz.

  • Microdermoabrasão

Para ajudar a minimizar os efeitos da exposição solar e o aparecimento de manchas na pele, a microdermoabrasão é uma boa opção.

Esta tecnologia não invasiva atua com ponteiras de diamante que tonificam e rejuvenescem a pele, ajudando a combater a flacidez, o envelhecimento cutâneo e marcas de acne.

  • Master Repair

O peeling químico master repair faz uma escamagem profunda na pele através de diversos graus de esfoliação, o que possibilita a estimulação de colagénio. Como resultado, obtém-se a regeneração da pele e essa nova pele é bem mais uniforme, luminosa e sem manchas.

  • Powerskin

Há mesmo tratamento para problemas de pele como manchas, rugas e imperfeições. E o powerskin é um bom exemplo disso mesmo, já que permite eliminar as camadas epidérmicas mais externas e hidratar em profundidade, facilitando a eliminação das rugas no rosto e pescoço.

4. Cuidar dos pés

Os pés são uma parte do corpo muitas vezes negligenciada, quando, na verdade, deveriam ser uma prioridade. Afinal são a sustentação de nosso corpo.

Especificamente durante o verão, os pés podem ficar facilmente secos e com fissuras. Recomenda-se assim, uma esfoliação frequente – se gosta de ir à praia, então, saiba que caminhar no areal é uma boa forma de o fazer naturalmente – e, claro hidratar bem.

cuidados de pele no verao mulher a comer fruta

5. Comer os alimentos certos

No verão, deverá optar por alimentos mais frescos e que, só por si, já contenham uma boa quantidade de água, de modo a ajudar a repor os níveis de hidratação do corpo e, consequentemente, da pele.

Como tal, privilegie o consumo de frutas, verduras, alimentos ricos em antioxidantes, vitamina A, vitamina B, vitamina C e vitamina E.

6. Não apanhar sol no dia da depilação

Nos dias em que opta por se livrar dos pelos indesejados não deve mesmo expor-se ao sol, sob pena de aparecerem manchas na pele. O ideal será mesmo esperar 48 horas ou, para não ter qualquer limitação, apostar em depilação a laser – com todas as vantagens que esse processo traz – nos meses do outono, inverno e primavera.

  • Foto Depilação L600

Nas Clínicas BodyScience encontrará disponível, para corpo e rosto, a fotodepilação a laser e luz pulsada, para poder livrar-se dos pelos indesejados em diferentes partes do corpo, nomeadamente costas, braços, pernas, tórax, zonas púbicas, entre outras.

Depois destes cuidados, é altura de aproveitar o que de melhor o verão tem para oferecer. Boas férias!

Veja também:

Fontes

1. Clínicas BodyScience
https://blog.bodyscience.pt/

2. Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia
https://www.spdv.pt/

3. Saúde Cuf
https://www.saudecuf.pt/

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].