Publicidade:

Como estimular um bebé de 1 mês em 3 passos

São vários os pequenos gestos e as pequenas brincadeiras que contribuem para o desenvolvimento de seu bebé. Saiba como estimular um bebé de 1 mês.

 
Como estimular um bebé de 1 mês em 3 passos
Converse bastante com o seu bebé!

O seu bebé já nasceu e está prestes a completar 1 mês de vida? Os desafios que enfrenta diariamente ainda são muitos mas já começa a dominar os cuidados diários ao bebé e começa a questionar-se acerca de como estimular um bebé de 1 mês? Então, este artigo é mesmo para si!

É essencialmente no seio da família que o bebé cresce e se desenvolve. A qualidade das relações familiares afeta de forma profunda aquilo que cada criança aprende, o modo como age e o adulto em que se transformará.

O bebé está em constante desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. Este processo de desenvolvimento é dinâmico e contínuo e os pais devem acompanhá-lo. Os pais devem ter a noção de que o ritmo de desenvolvimento varia de criança para criança, ou seja, a idade de aparecimento de novas aquisições/habilidades pode diferir entre bebés.

Que ações podem estimular e promover o desenvolvimento do recém-nascido? Como estimular um bebé de 1 mês para que possa atingir o máximo das suas potencialidades? Vamos descobrir!

O 1º mês de vida do bebé


como estimular um bebe de 1 mes bebe a sorrir

O peso do bebé pode diminuir durante a primeira semana de vida devido a uma grande variedade de fatores, nomeadamente devido à redução de ingestão de líquidos. Todavia, habitualmente o bebé recupera o seu peso à nascença num período de 10 a 20 dias, aumentando de peso a um ritmo constante posteriormente.

Durante o 1º mês é natural que algumas partes do esqueleto do bebé se encontrem ainda na sua forma cartilaginosa, tornando o seu corpo mole e frágil. Posteriormente, os ossos endurecem de forma gradual. No que ao sono diz respeito, o recém-nascido dorme entre 14 a 17 horas por dia, alternado entre o sono de vigília e o sono profundo.

Com 1 mês de vida o bebé já é capaz de ver a cara do adulto quando esta se apresenta a cerca de 30 cm da sua. Mais ainda, pode já ser capaz de seguir lentamente com o olhar o movimento de um objeto. Já começa também a reagir a estímulos auditivos altos e súbitos, como o bater palmas ou o fechar de portas súbito.

O vínculo entre os pais e o bebé começou já a ser formado muito antes do nascimento, no entanto, no 1º mês de vida é de extrema importância investir e reforçar este vínculo. Se o bebé se sente querido e desejado, presta mais atenção ao meio envolvente, mostra-se mais curioso, com maior vontade de explorar e de se relacionar com os outros.

Como estimular um bebé de 1 mês?


Se o seu bebé já tem, ou está prestes a completar, 1 mês de vida, é natural que este demonstre cada vez mais interesse pelas coisas que o rodeiam. Nesta fase os pais devem dedicar-se aos cuidados básicos e à formação e fortalecimento da relação pais-bebé.

São estes cuidados que vão permitir que conheça cada vez melhor o seu bebé, que contribua acertadamente para o seu desenvolvimento e para que este se sinta seguro e acompanhado. Descubra agora como estimular um bebé de 1 mês:

1. Amamentação materna como forma de estimulação

 como estimular um bebe de 1 mes mae a amamentar

A amamentação materna ajuda a potenciar os sentidos do bebé, como o paladar, o tato, a audição e o olfato. Quando a mãe amamenta o bebé, a pele dos dois está em contacto e este deve ser um momento de grande envolvimento, em que a mãe pode acariciar, beijar e conversar com o bebé.

2. Contacto próximo entre os pais e o bebé

 como estimular um bebe de 1 mes massajar bebe

Os bebés beneficiam do contacto próximo com os pais e há imensas formas de propiciar e estimular esse contacto, nomeadamente:

  • Embalar suavemente o bebé, tendo-o encostado ao peito;
  • Após o banho, fazer uma massagem suave (sem movimentos muito elaborados; não forçar movimentos; fazer pouca pressão) ou pequenas cócegas ao bebé. Vai ajudar a desenvolver o sentido do tato, estimular a movimentação das pernas e dos braços como resposta às cócegas e a aumentar gradualmente a sua força.
  • Falar e cantar para o bebé com sons suaves, chamando-o pelo nome;
  • Recorrer a canções de embalar, música instrumental suave ou músicas com melodias repetidas;
  • Colocar o bebé sobre os joelhos e permitir que agarre o indicador com as mãos;
  • Evitar ambientes hiperestimulantes, ou seja, evitar expor o bebé a múltiplos estímulos ao mesmo tempo ou a estímulos demasiado intensos. Os pais devem optar por promover um ambiente calmo e seguro.

3. Check-up à saúde do bebé

 como estimular um bebe de 1 mes pediatra e bebe

Chegado o primeiro mês, é hora de ir ao pediatra. Na consulta, o pediatra irá controlar o peso e a altura do bebé, entre outras avaliações. Os pais devem aproveitar este momento para colocar todas as dúvidas e angústias que os têm acompanhado ao longo do último mês.

Em suma…


Com apenas 1 mês de vida, os cuidados ao bebé são muito exigentes, daí que esta possa ser uma fase muito difícil para os pais. A privação do sono e as enormes alterações de rotina podem afetar os recém-papás e, por isso, é importante que se apoiem nos profissionais de saúde que os acompanham e que confiem nos seus instintos!

Veja também:

Psicóloga Ana Graça Psicóloga Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Para além da Psicologia é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que proporcione felicidade!

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].