CLA: a realidade por detrás deste suplemento para emagrecer

O CLA é um suplemento para perda de peso cada vez mais utilizado, mas cujos resultados são mais ilusão do que realidade. Saiba tudo sobre este suplemento.

CLA: a realidade por detrás deste suplemento para emagrecer
Os efeitos a nível da perda de peso e massa gorda em humanos são pouco significativos e consistentes.

Como consequência de uma prevalência de excesso de peso e obesidade cada vez maior, os produtos para promoção do emagrecimento, mais precisamente os suplementos para emagrecer, têm ganho um destaque cada vez maior. Neste contexto, as opções são mais que muitas e uma das mais conhecidas é o CLA, cuja sigla se refere ao Ácido linoleico conjugado.

O que é o CLA e como atua?


CLA

O CLA é um ácido gordo essencial que não é produzido pelo nosso organismo, mas que se encontra naturalmente em alimentos como carne, ovos, leite e derivados.

A este composto têm sido atribuídos efeitos como a diminuição da gordura corporal, aumento do metabolismo, diminuição dos níveis de colesterol e a regulação da glicemia, tendo toda a plausibilidade biológica a seu favor para ser um excelente suplemento para emagrecer e melhorar a composição corporal de quem o toma. Porém, os seus benefícios e resultados não reúnem consenso.

No entanto, através dos alimentos, a dose que ingere e que o organismo consegue absorver fica abaixo da dose diária recomendada (para um adulto são cerca de 3g por dia) para promover os efeitos anteriormente referidos, daí a importância da suplementação.

Mecanismo de ação do CLA

O mecanismo de ação do CLA resulta da inibição da enzima lipoproteína lipase, responsável por metabolizar a gordura e armazená-la nas células. Uma vez que inibe a acumulação da gordura, esta é reencaminhada para as células musculares e utilizada para produzir energia.

Além deste mecanismo, o CLA parece também estimular a enzima carnitina-palmitoil-transferase que degrada a gordura corporal acumulada, promovendo, desta forma, a diminuição da massa gorda.

CLA: pressupostos vs realidade


1. GESTÃO DE PESO E COMPOSIÇÃO CORPORAL

CLA e perda de peso

Apesar de toda a expectativa criada em torno deste suplemento e dos resultados positivos na redução do peso e da gordura corporal em animais, a verdade é que, em humanos, os resultados já não são tão unânimes.

A perda de peso e de gordura corporal parece ser muito pouco significativa (cerca de 0,5 kg), não sendo certo que mesmo esta pequena perda seja por ação exclusiva do suplemento.

No entanto, esta perda de peso é mais percetível em pessoas com excesso de peso, pois a margem de perda é superior e o metabolismo também se torna mais acelerado.

Por outro lado, apesar do CLA parecer produzir efeito tanto em sedentários como em quem pratica exercício físico, os estudos sugerem que o suplemento é mais eficiente na redução da massa gorda daqueles que praticam exercício físico regularmente.

Por último, e apesar de muitos estudos não apresentarem resultados conclusivos, alguns mostraram que a partir de 6 meses de toma diária, o suplemento perde a eficácia.

2. CONTROLO DA GLICEMIA E REDUÇÃO DOS VALORES DE COLESTEROL

controlo da glicemia

Outro dos benefícios apontados ao CLA é a regulação da glicemia e a redução do colesterol LDL e triglicerídeos, exercendo, por estes motivos, um efeito protetor para o sistema cardiovascular.

A nível da redução do colesterol e triglicerídeos, os seus efeitos derivam de um transporte e utilização mais eficiente da gordura acumulada para produção de energia.

Por outro lado, no caso da regulação da glicemia, os efeitos parecem advir do aumento da sensibilidade à insulina.

No entanto, e tal como os efeitos na perda de peso e de massa gorda, também os efeitos do CLA a este nível são pouco significativos em humanos.

COMO TOMAR CLA


CLA frascos

O CLA deve ser consumido antes das refeições, em média 15 a 20 minutos antes de cada refeição com água.

A dosagem que deve ingerir estará presente na embalagem do suplemento e pode variar de entre produtos, consoante a concentração de cada um. Geralmente utiliza-se uma dose de 3 cápsulas por dia.

EFEITOS COLATERAIS DO CLA


Até à data, não foram reportados efeitos colaterais significativos da toma deste suplemento.

Em casos mais raros, este suplemento pode causar náuseas ou distúrbios gastrointestinais, nomeadamente diarreia e flatulência, embora estes efeitos possam ser diminuídos se o CLA for consumido durante as refeições.

EM SUMA…


  • O CLA não é um suplemento milagroso. Quando analisados os estudos realizados em humanos, os resultados na perda de peso e gordura corporal são pouco promissores e não são unânimes.
  • A perda de peso parece, de facto, existir, mas numa dimensão muito pequena, sendo esta tanto maior quanto mais exercício fizer e mais peso tiver para perder.
  • Posto isto, conclui-se que é necessário exercício físico e um plano alimentar restritivo, para além da toma diária do suplemento, para obter o efeito pretendido.

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Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.