Chá de cavalinha: as propriedades e benefícios para o organismo

O chá de cavalinha, devido às suas propriedades diuréticas, drenantes e desintoxicantes, tornou-se um dos chás mais procurados. Perceba o porquê da sua fama.

Chá de cavalinha: as propriedades e benefícios para o organismo
São muitas as razões pelas quais deve incluir este chá na sua rotina.

A cavalinha é uma planta medicinal da família das equissetáceas, com ação anti-inflamatória, diurética e desintoxicante, propriedades que despertam o interesse de quem procura perder peso e fazer uma alimentação mais cuidada. Com efeito, o consumo do chá de cavalinha tem vindo a ser alvo de um crescente interesse por parte da sociedade devido às inúmeras propriedades que apresenta, no entanto, as suas origens remontam há muito tempo atrás, em que era utilizada para fins medicinais.

Apesar do sabor não ser o mais apreciado, se juntar limão, hortelã ou ananás, além de potenciar a ação antioxidante, melhora significativamente o sabor.

Mas antes de avançarmos para os benefícios do chá de cavalinha, importa referir que o nome mais correto será infusão de cavalinha e não chá de cavalinha.

Na realidade, chá é o nome de uma planta (Camellia sinensis) que, nas suas inúmeras variedades, chá verde ou preto, por exemplo, se tornou uma das bebidas mais consumidas na atualidade.

Quando nos queremos referir a uma infusão feita com outra planta, entre as quais a cavalinha, deveremos sempre referir-nos a esta como infusão de…. E não chá de….!

Propriedades e benefícios do chá de cavalinha


cha de cavalinha

1. Rico em vitaminas e minerais

A cavalinha é uma planta muito rica em micronutrientes (vitaminas e minerais), em particular em silício, cálciomagnésio, fósforo, ferropotássiovitamina C e ainda flavonoides com propriedades antioxidantes .

2. Propriedades desintoxicantes

A presença de algumas enzimas na sua composição, assim como a suas propriedades diuréticas e drenantes faz com que seja eficaz a eliminar toxinas.

3. Propriedades diuréticas

A composição nutricional que apresenta faz da cavalinha um diurético natural, permitindo em alguns casos o aumento da secreção de urina em cerca de 30%.

Por este motivo, pode ser utilizada para melhorar os problemas de retenção de líquidos, uma das principais causas de celulite e sensação de inchaço, infeções urinárias, cálculos renais, entre outros.

4. Ajuda na cicatrização e no estancar de hemorrogias

Outra das propriedades do chá de cavalinha é o seu grande poder cicatrizante, derivado dos ácidos péctico e gálico, que a dotam de propriedades hemostáticas, convertendo-a numa boa alternativa em situações de hemorragias nasais e até menstruais.

5. Contribui para uma boa saúde da pele

Além dos benefícios para a saúde e perda de peso, o chá de cavalinha ajuda a melhorar a beleza da pele. Graças à sua ação adstringente, auxilia na redução do oleosidade da pele, evitando o aparecimento de acne.

Como também é rica em silício, contribui para a elasticidade da pele e para o fortalecimento de unhas (impede que partam) e cabelo (ajuda a prevenir a queda do cabelo e o aparecimento de caspa).

É ainda um regenerante natural, o que o torna num excelente aliado para tratar as estrias.

6. Ajuda a acelerar o metabolismo

Devido à sua capacidade para acelerar o metabolismo, a cavalinha é um bom auxiliar na perda de peso e redução de massa gorda.

7. Propriedades antioxidantes

Outro benefício do consumo do chá de cavalinha é a sua função antioxidante derivada da vitamina C e dos compostos fenólicos que apresenta. Neste sentido, ajuda no reforço do sistema imunitário e na proteção de doenças provocadas por radicais livres.

A activação da circulação sanguínea, é também outro dos benefícios derivados destas propriedades.

8. Propriedades anti-inflamatórias

Derivado das suas propriedades anti-inflamatórias, a cavalinha ajuda a aliviar a sensação de dor, em particular dores derivadas de hemorragias.

Chá de cavalinha: como preparar?


ervas de cavalinha

A infusão de cavalinha pode ser preparada através da utilização das folhas secas da planta ou das saquetas pré-embaladas, vendidas em ervanárias e supermercados.

Caso opte pelas folhas, a receita é simples: utilize duas ou três colheres de sopa de folhas de cavalinha secas e adicione a meio litro de água a ferver. Cubra durante 10 minutos e desligue o lume. Coe e consuma o chá a seu gosto.

Contra-indicações do chá de cavalinha


gravida com mao na barriga

Apesar de os benefícios da cavalinha serem muitos, as pessoas com tensão baixa e mulheres grávidas ou amamentar apenas devem consumir este chá após indicação médica. Além disso, o chá de cavalinha também não deve ser consumido por pessoas com insuficiência renal ou cardíaca.

Por outro lado, é sempre importante relembrar que os efeitos desta planta só serão sentidos, dentro de um plano alimentar equilibrado, aliado à prática regular de exercício físico, sendo importante que consulte um especialista para verificar se existem contra-indicações de utilização.

Veja também:

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.