10 Características de mulheres bem-sucedidas

As diferenças de género ainda não foram totalmente superadas no campo do mercado de trabalho. No entanto, as mulheres todos os dias vencem barreiras e preconceitos, mostram aquilo de que são capazes e ocupam posições superiores nas empresas. Quais serão as características de mulheres bem-sucedidas que importa conhecer?

10 Características de mulheres bem-sucedidas
Quais os segredos das mulheres bem-sucedidas profissionalmente?

Inúmeros estudos mostram que a paridade entre mulheres e homens no local de trabalho ainda não existe. No entanto, as mulheres ascendem cada vez mais a cargos superiores e de liderança, ou seja, apesar das dificuldades e das desigualdades que estas mulheres enfrentam, são capazes de lutar e chegar ao topo. Quais serão as chaves para o sucesso destas mulheres? Vamos conhecer quais as principais características de mulheres bem-sucedidas!

Como se tornar uma mulher bem-sucedida?


caracteristicas de mulheres bem-sucedidas

Todos os pais desejam que os seus filhos se destaquem e superem as suas capacidades. Incentivam os filhos a acreditar que são capazes de fazer o que quer que desejem e que apesar das dificuldades irão alcançar o sucesso.

É importante que os pais estimulem os filhos a darem o seu melhor e a serem pessoas em constante desenvolvimento. No entanto, é importante que também os ensinem a gostar de si mesmos, sem que o amor-próprio dependa das conquistas profissionais alcançadas.

Ter como objetivo ser grande e realizar grandes feitos não é necessariamente mau, pelo contrário, pode ser uma grande força motivadora para alcançar o sucesso em vários domínios da vida. O problema surge quando as pessoas se sentem atormentadas pelo facto de haver sempre novos objetivos de grandeza, de haver sempre algo mais que falta alcançar.

Como podem então os pais, os professores e os empregadores inspirar as meninas e mulheres para que se tornem bem-sucedidas, realizadas e felizes?

  • Desafia-las de forma frequente: incentivar a criatividade na procura de soluções e desafiar para a conquista de novos e complexos projetos;
  • Ensina-las a gerir o seu tempo e as suas tarefas;
  • Estimular o conceito de trabalho com significado: trabalhamos melhor quando queremos contribuir para determinada causa. Se o nosso trabalho aumentar a qualidade de vida de outras pessoas iremos certamente trabalhar melhor;
  • Reconhecer sempre a contribuição dada: quando as pessoas se esforçam, gostam que o seu valor seja reconhecido. É importante perceber que os outros compreendem o impacto do trabalho feito;
  • Estimular o sentido de liderança.

 

10 Características de mulheres bem-sucedidas


mulher confiante

Ter sucesso na vida profissional exige mais do que apenas fazer um bom trabalho. As características de mulheres bem-sucedidas, que enfrentam todas as contrariedades e ascendem ao topo da carreira, têm sido estudadas e há já alguns dados interessantes:

1 – Mulheres bem-sucedidas, inteligentes e fortes adoram estar ocupadas e odeiam sentir-se entediadas;

2 – São apaixonadas por aquilo que fazem;

3 – Têm confiança em si mesmas e acreditam nas suas potencialidades;

4 – Sentem-se irritadas quando não são desafiadas o suficiente ou quando são excluídas da tomada de decisões importantes;

5 – Não têm medo de assumir riscos: não tomam decisões imprudentes, mas não têm medo de assumir um risco calculado;

6 – Aproveitam todas as oportunidades em que lhes são oferecidas mais responsabilidades;

7 – Analisam com cuidado todas as avaliações de desempenho que são feitas a respeito do seu trabalho e gostam de conhecer quais as expectativas que o superior hierárquico tem em relação ao seu desempenho futuro;

8 – Procuram constantes oportunidades de formação que lhes permitam estar preparadas para enfrentar maiores responsabilidades;

9 – Reservam tempo para si mesmas: sabem que é tão importante reservar tempo para si como marcar reuniões e planear jantares de família. Valorizam a prática de exercício físico como forma de aliviar o stress e aumentar a energia e o bem-estar geral;

10 – Cultivam relações genuínas e com significado: manter amizades e fazer novas sempre que se muda de local de trabalho ajuda ao longo da sua carreira.

Em conclusão…


Estas características de mulheres bem-sucedidas não são universais, até porque todas as mulheres têm sua própria definição de sucesso, mas são aquelas que parecem ser mais consensuais e comuns a mais elementos do sexo feminino.

Se está no caminho de se tornar uma mulher bem-sucedida não se esqueça que reconhecer aqueles que estão ao seu lado todos os dias, já que ninguém alcança o sucesso sozinho.

Veja também:

Psicóloga Ana Graça Psicóloga Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Para além da Psicologia é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que proporcione felicidade!

Cofidis