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Alimentos que interferem com a flora vaginal: conheça os bons e os maus da fita

Existem alimentos que interferem com a flora vaginal, afetando, positiva ou negativamente, o equilíbrio entre as bactérias benéficas e as nocivas.

Alimentos que interferem com a flora vaginal: conheça os bons e os maus da fita
À primeira vista, pode parecer uma associação estranha, mas alimentação e saúde vaginal podem estar ligadas

À primeira vista, a relação entre alimentação e saúde vaginal pode parecer estranha. Mas, é verdade que existem alimentos que interferem com a flora vaginal.

A flora vaginal constitui um sistema equilibrado, com cerca de 50 estirpes de bactérias, existindo um equilíbrio entre os agentes patogénicos e não patogénicos que mantém a saúde do aparelho genital feminino. 1

Este equilíbrio é influenciado por diversos fatores, nomeadamente hormonas, higiene, uso de contracetivos orais, espermicidas, por doenças e pela genética, os quais podem levar ao aparecimento de problemas quando geram algum desequilíbrio na dinâmica natural deste sistema.

Composição da Flora Vaginal


Cerca de 95% da flora vaginal é composta por uma estirpe de microrganismos chamados de bacilos de Doderlein ou Lactobacillus acidophilus, que constituem bactérias benéficas e naturais na flora vaginal. A sobrevivência destes bacilos depende da riqueza do epitélio vaginal em glicogénio, que por sua vez depende dos níveis de estrogénios.

O glicogénio é libertado pelas células da mucosa vaginal e é transformado em glicose pelos bacilos de Doderlein com comitente produção de ácido láctico, que é responsável por manter o pH da vagina entre 3,8 a 4,5.

A fixação dos bacilos de Doderlein no epitélio vaginal é facilitada com estes valores de pH, enquanto certos agentes patogénicos, responsáveis por infeções vaginais, não se fixam às células do epitélio nestas condições de pH e não se desenvolvem. 1

Em virtude de algum desequilíbrio nos fatores mencionados anteriormente, pode ocorrer uma diminuição de Lactobacillus benéficos, o que por sua vez faz aumentar o pH da vagina e favorece o aparecimento de infeções, em particular as vaginoses bacterianas, as quais podem originar sintomas como comichão, corrimento, sensibilidade, secura vaginal e ardor e, sintomatologia mais grave que pode levar à infertilidade e ao aborto 1,2

E é precisamente aqui que podem entrar os alimentos que interferem com a flora vaginal e ajudam a mantê-la saudável. Vejamos, então, quais são estes alimentos.

Alimentos que interferem com a flora vaginal


Antes de lhe indicarmos quais os alimentos que interferem com a flora vaginal, é importante salientar que manter um estilo de vida saudável é o primeiro passo para preservar o equilíbrio da flora vaginal, em particular no que diz respeito a hábitos de higiene e proteção sexual.

Além disso, evite também lavagens excessivas e o uso recorrente de sabonetes íntimos, assim como o uso de roupas apertadas e pensos higiénicos diários. 1

Por outro lado, sabe-se que uma ingestão proteica inferior às necessidades, assim como uma reduzida ingestão de zinco, vitamina A e C, afetam negativamente o sistema imunitário, potenciando a ocorrência de infeções gerais e locais. 2

Vejamos, então, quais os alimentos que deve privilegiar.

1. Água

As membranas mucosas que compõem a vagina dependem de um corpo hidratado para funcionarem na perfeição e produzirem muco protetor.

Beber cerca de 1,5l de água ou chá sem açúcar por dia pode ajudar a manter a vagina lubrificada e a flora vaginal saudável.

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2. Batata-doce

Pela sua riqueza em vitamina A, a batata-doce é um melhores aliados do sistema imunitário, evitando situações de infeção bacteriana vaginal. Além disso, a vitamina A parece também melhorar a fertilidade e fortalecer a parede uterina. 1

3. Fruta, vegetais e frutos secos

Alimentos como vegetais e fruta fresca são ricos em vitaminas e minerais importantes para reforçar o sistema imunitário e evitar a ocorrência e suscetibilidade para infeções.

O caso da vitamina E, em particular, que se encontra em alimentos como o gérmen de trigo, azeite, nozessementes e abacate, evita a secura vaginal e promove a produção de muco. 1

4. Probióticos

Os probióticos são organismos vivos que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando consumidos em quantidades adequadas, são benéficos para a saúde do hospedeiro.

Neste caso, os seus mecanismos de ação podem ser diversos:

  • Promoção da produção de ácido lático, ajudando a manter os níveis naturais de pH da vagina;
  • Produção de biosurfactantes e de muco, que funcionam como barreira protetora;
  • Limitam a passagem dos patogénicos do reto para a vagina;
  • Aumentam a imunidade da flora intestinal, que por seu lado afeta a imunidade vaginal, tornando o ambiente mais resistente aos agentes infeciosos.

Dentro dos alimentos ricos em probióticos salientam-se o iogurte e leites fermentados, chucrute e pickles. Além destes alimentos, pode também recorrer a suplementação com probióticos. 1

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5. Mirtilo e arandos e respetivos sumos

O mirtilo e o arando são excelentes aliados na prevenção e alívio dos sintomas provocados por infeções urinárias, visto que contém polifenóis, compostos ácidos com ação antioxidante, que combatem as bactérias nocivas e restituem o pH da vagina favorável às bactérias benéficas. 1

Pode consumi-los na forma natural ou o seu sumo natural sem adição de açúcar.

6. Soja

Pelo facto de conter fitoesteróis, compostos de origem vegetal que mimetizam o papel dos estrogénios, a soja é também um dos alimentos que interferem com a flora vaginal de forma positiva, pois ajuda a manter os valores de pH regulados.

A sua ação é particularmente relevante para mulheres com baixos níveis de estrogénios por défice de produção endógena. 1

7. Alimentos ricos em fibra

Alimentos ricos em fibra, como cereais integrais, legumes, fruta, leguminosas, entre outros, são também alimentos que ajudam a manter a flora vaginal saudável, visto que promovem a nutrição das bactérias benéficas e permitem que elas se repliquem de forma adequada. São também designados por alimentos prebióticos.

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Alimentos que interferem negativamente com a flora vaginal


Por oposição aos alimentos mencionados anteriormente, deve evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em nutrientes ou compostos que promovem o desequilíbrio da flora vaginal, em particular:

  • Açúcar nas suas várias formas (refrigerantes, sumos, bolachas, bolos) e alimentos de elevada carga glicémica, que favorecem o desenvolvimento de fungos, em particular os responsáveis pela conhecida candidíase vaginal;
  • Alimentos ricos em ácidos gordos saturados e trans, como manteiga ou margarina, bolachas e alimentos processados;
  • Alimentos com edulcorantes. 3

Fontes

  1. “Balancing health below the belt”. 2018.
    healthline.com/health/womens-health/food-for-vagina
  2. Yasmin H. Neggers et al, 2009. “Dietary Intake of Selected Nutrients Affects Bacterial Vaginosis in Women”. ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2663425/
  3. Marie E. Thoma et al, 2011. “Bacterial Vaginosis Is Associated with Variation in Dietary Indices”. ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3159055/

 

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Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2016 e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade. É membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas.

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