Publicidade:

Alimentação equilibrada: como saber gerir diariamente com 9 dicas

Sabe como praticar uma alimentação equilibrada de forma saudável sem estar obcecado a contar cada caloria que ingere? Perceba aqui como o pode fazer.

Alimentação equilibrada: como saber gerir diariamente com 9 dicas
9 dicas para que a sua alimentação lhe dê prazer

Uma alimentação equilibrada é um dos pilares principais para uma silhueta de sonho. Aliada a exercício físico regular e à consciência dos benefícios dos alimentos, é importante saber o que lhe faz bem ao corpo e à alma.

Isso não quer dizer que não pode comer pipocas a ver um filme ou então aqueles dois “quadradinhos” de chocolate que lhe sabem tão bem a acompanhar o café. O sucesso é conhecer aquilo que come e como come.

Já dizia Hipócrates, que os alimentos deviam ser os nossos medicamentos. Por isso, conhecer as vitaminas que os mesmos nos podem fornecer é fundamental para uma alimentação equilibrada.

9 Regras para gerir uma alimentação equilibrada


1. Comer várias vezes ao dia

alimentacao equilibrada comer varias vezes ao dia

Ao dar gradualmente ao seu organismo pequenas porções de energia vai ajudar a acelerar o seu metabolismo. Além disso vai evitar que coma tudo de uma vez, aumentando a probabilidade de se sentir enfartado e com desconforto abdominal.

2. Evitar alimentos processados 

alimentacao equilibrada alimentos processados

Cheios de açúcar, sal e gordura, este tipo de alimentos são a causa de várias patologias como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, entre muitos outros.

3. Contar nutrientes e não apenas calorias 

alimentacao equilibrada alimentacao saudavel

Nem tudo são números. Um alimento com poucas calorias não tem de ser necessariamente bom. Deve essencialmente nutrir e saciar.

Opte por alimentos cuja composição nutricional tem um baixo teor de açúcares simples, gorduras saturadas e sal.

4. Apostar em lanches saudáveis

alimentacao equilibrada mulher a comer iogurte saudavel

Aposte em fruta combinada com proteína (queijo, iogurtes, gelatina) e privilegie as opções integrais dos alimentos (bolachas, pão).

5.​ Dizer não ao açúcar

alimentacao equilibrada acucar em cubos

Reinvente algumas receitas para os dias em que lhe apetece mesmo um “miminho”. Experimente mousse de cacau feita com abacate; faça pipocas no microondas com água e pulverize-as com canela, por exemplo.

6. Mexer-se com mais frequência

alimentacao equilibrada casal a correr

Pela sua saúde e pela sua linha, depois de um jantar em que abusou mais um pouco, ou de um fim de semana de festas, intensifique a atividade física. Corra, faças caminhadas ou ande de bicicleta… tem várias opções. O importante é aumentar o dispêndio de energia, aliado a uma alimentação equilibrada.

7. Álcool sim, mas com moderação 

alimentacao equilibrada copo de vinho tinto

Um copo de vinho por dia, não sabe o bem que lhe fazia. Mas não muito mais. As bebidas alcoólicas são muito calóricas e em demasia não são aliadas de uma alimentação saudável. Opte por um copo de vinho tinto às refeições.

8. Comer todos os dias vegetais e frutas

alimentacao equilibrada legumes salteados

Quanto mais colorida for a sua alimentação, mais vitaminas terá. Aposte neste tipo de alimentos, aproveitando a sazonalidade para apurar as suas propriedades e os preços mais generosos.

9. Hidratar-se sempre

alimentacao equilibrada mulher a beber agua

Água, chás sem açúcar… o importante é que se mantenha sempre hidratado.

Sempre que cometer um pecado, o importante é que não perca o foco. E na refeição seguinte, volta a lembrar-se da importância de uma alimentação equilibrada.

Com estas 9 dicas, vitamine-se e aproveite o melhor de cada alimento.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].