Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
22 Mar, 2018 - 15:51

A importância dos horários desde bebé: o inicio da rotina

Psicóloga Ana Graça

As rotinas são fundamentais na vida dos bebés e das crianças e devem ser iniciadas o mais precocemente possível. Esclarecemos a importância dos horários desde bebé e a melhor forma de o fazer, para serem criados hábitos.

A importância dos horários desde bebé: o inicio da rotina
O artigo continua após o anúncio

A palavra rotina pode remeter-nos automaticamente para obrigações e monotonia, mas não tem que ser necessariamente assim, sobretudo quando falamos de bebés e crianças. A importância dos horários desde bebé é inquestionável, pois sem esta rotina o dia-a-dia pode transformar-se num verdadeiro caos.

Se para os adultos a rotina pode ser pouco estimulante, para o desenvolvimento emocional e social de bebés e crianças é fundamental.

A importância dos horários desde bebé: vantagens

a importancia dos horarios do bebe e pai e a acordar bebe

Desde o nascimento, o bebé precisa reconhecer que alguns rituais fazem parte da sua vida e da vida da sua família.

Os horários tornam-se ainda mais importantes quando falamos das atividades vitais para um bebé ou para uma criança: sono, alimentação e o banho.

É fácil perceber a grandiosidade da importância dos horários desde bebé e o quanto a falta de rotinas pode destabilizar uma criança: qual o pai que nunca sentiu que o seu filho ficou mais alterado e aborrecido por não ter dormido bem no fim-de-semana devido à alteração dos horários? Nenhum!

A repetição de atividades, sempre nos mesmos horários, garante à criança a sensação de segurança, e permite que saibam sempre o que vai acontecer. Esta sensação de segurança acalma e tranquiliza a criança.

As rotinas proporcionam também sensação de continuidade e estabilidade, características essenciais para um desenvolvimento saudável.

Mais ainda, podem ser uma base importante para a aprendizagem precoce, criando oportunidades para a compreensão do funcionamento do mundo.

Ter horários fixos ajuda a criança a compreender a noção de tempo e o sentido de ordem.

O artigo continua após o anúncio

Por fim, os rituais familiares contribuem para a harmonia familiar e fortalecimento do vínculo familiar e sentido de pertença: festas de aniversário; Natal; férias em família; almoços de fim-de-semana em casa dos avós.

Quando iniciar as rotinas?

bebe de fralda

A definição e o cumprimento de rotinas tem mais vantagens quanto mais cedo for iniciada.

Logo nas primeiras semanas de vida de vida de um bebé, mesmo que sem dar conta, começam a ser definidas rotinas importantes: as mamadas; as sestas; as trocas da fralda; o banho.

Claro que nos primeiros meses tudo parece virado do avesso, mas à medida que o bebé vai crescendo vai-se habituar às rotinas e avisar, através do choro, que é hora da mamada ou da sesta.

No segundo trimestre do bebé vai sentir que as rotinas já estão estabelecidas e que já é mais fácil segui-las.

Daí em diante, é altura de ir integrando na rotina horários para atividades novas e mais complexas: as brincadeiras, as conversas, os primeiros passos, e por aí em diante.

Como planear atividades e cumprir horários

mae atrapalhada com bebe

Agora que já compreendemos a importância dos horários desde bebé resta deixar algumas dicas sobre a melhor forma de o fazer:

  1. Defina as rotinas e horários do seu filho com base nos horários da alimentação, do banho e do sono: vai conseguir encaixar no restante tempo as demais atividades;
  2. Crie uma tabela com os principais horários e cole-a em casa num local visível: posteriormente já não irá necessitar de recorrer à tabela, pois as atividades e os horários vão passar a fazer parte da sua rotina familiar;
  3. Coloque na tabela os horários de todos os elementos da família e não apenas do seu filho mais novo: estão a tentar definir a rotina da casa, de forma a facilitar o dia-a-dia de todos os elementos da família;
  4. Não se culpabilize nem fique ansioso se os atrasos acontecerem: os atrasos acontecem a todos nós e são absolutamente normais; para precaver que tal aconteça programe sempre algum tempo de intervalo entre as diferentes atividades;
  5. Não desanime: é natural que no início seja difícil cumprir todos os planos; com paciência, persistência e amor os horários e as atividades vão passar a ser parte integrante da rotina familiar.

Veja também: